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Administração do Mercado do Porto tem missão de retomar espaço turístico do local

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Para reforçar a modernização e a transparência na administração do Mercado do Porto “Antônio Moisés Nadaf”, o prefeito Abilio Brunini oficializou, por meio do Decreto nº 10.878, a criação do Conselho Gestor do espaço. Além disso, em reunião realizada na praça de alimentação do espaço, na tarde de sábado (22), foram entregues os primeiros certificados de autorização provisória para o uso dos boxes que estavam interditados, eliminando de vez a atuação de atravessadores que cobravam taxas para resolver pendências.

Durante a reunião, que contou com a presença de vereadores, secretários municipal e diversos permissionários do mercado, Abilio destacou que a nova gestão do Mercado do Porto será conduzida diretamente pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, rompendo com antigos modelos de intermediação. “Nosso compromisso é transformar o Mercado do Porto num verdadeiro cartão-postal de Cuiabá, assim como os grandes mercados de outros estados. Com o Conselho Gestor, representantes de categorias como hortifrúti, açougue, peixes, queijos e demais segmentos terão voz ativa na administração deste importante espaço”, afirmou Brunini.

Sob a nova estrutura, o Conselho Gestor – presidido pelo secretário da Pasta, Fernando Medeiros, e vice-presidido pelo secretário adjunto, Gustavo Vandoni – terá papel fundamental na implementação de melhorias e na regularização dos permissionários. O decreto também flexibiliza o prazo para a apresentação dos alvarás referentes aos últimos três anos, permitindo que, por meio do “Termo Provisório de Permissão Remunerada de Uso”, com validade de 180 dias, os comerciantes possam regularizar suas pendências.

A medida possibilita que os boxes interditados retomem suas atividades, promovendo a retomada das operações e o dinamismo econômico do mercado. A responsabilidade pela organização e manutenção das áreas comuns – incluindo serviços de higiene, limpeza e segurança – ficará a cargo da Prefeitura, em parceria com as secretarias de Ordem Pública, Obras, Limpurb e Agricultura e Trabalho.

Ao eliminar os intermediários e estabelecer um diálogo direto com os permissionários, a gestão de Abilio Brunini reafirma seu compromisso com a eficiência e o desenvolvimento sustentável do Mercado do Porto. “A partir de agora, a administração do mercado é feita diretamente pela Prefeitura, sem a cobrança de taxas indevidas por atravessadores. Estamos trabalhando para que este espaço se torne um ponto turístico e cultural de destaque em Cuiabá”, concluiu o prefeito.

Essa iniciativa representa um novo capítulo para o Mercado do Porto, que se prepara para consolidar sua posição como um polo de tradição, inovação e turismo na capital mato-grossense.

Também estiveram presentes no debate as vereadoras Michelly Alencar, Baixinha Giraldelli e Katiuscia Manteli, além dos vereadores Rafael Ranalli e Demilson Nogueira. Também participaram os secretários municipais: Nivaldo de Almeida Carvalho Junior (Planejamento), Juliana Palhares (Ordem Pública), Ana Karla (Comunicação), Fellipe Corrêa (Agricultura), Johnny Everson (Cultura) e Fernando Medeiros (Turismo).

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito Abilio Brunini usando camisa cinza e discursando no Mercado do Porto. Abaixo temos imagens de uma galeria de fotos mostrando a reunião com os permissionários do mercado, secretários e vereadores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



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Procon Municipal promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

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Ação em Várzea Grande tem como alvo os alunos da rede municipal que vão participar de palestras que abordam economia e direitos assegurados, para que eles se tornem multiplicadores em suas casas

O Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, promove 15 dias de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nacionalmente em 15 de março. A programação tem como foco a orientação dos consumidores e a disseminação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O procurador-geral de Várzea Grande, Maurício Magalhães Faria Neto, destaca a relevância da data e da legislação consumerista: “O dia 15 de Março simboliza a luta pelos direitos do consumidor e reforça a importância do Código de Defesa do Consumidor como instrumento essencial para garantir relações de consumo mais justas. Nossa gestão está comprometida em assegurar que todos tenham acesso à informação e ao atendimento adequado”.

As atividades iniciarão nesta quinta-feira, 13 de março, com o projeto “Procon na Escola”. Ao todo, 426 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Júlio Domingos de Campos’, no Capão Grande, nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h, assistirão palestras sobre educação financeira e direitos do consumidor. A coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, ressalta a importância da ação: “Nosso objetivo é capacitar as crianças para que aprendam a economizar, conheçam seus direitos e se tornem multiplicadoras dessas informações em suas casas”.

Na sexta-feira, 14 de março, a partir das 8h, haverá um coffee break para os consumidores que buscarem atendimento na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, e também na Subprefeitura do Cristo Rei, situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos. Ainda na sexta-feira, será realizada uma panfletagem no Várzea Grande Shopping, das 12h às 14h, aproveitando o maior fluxo de pessoas no horário do almoço.

No dia 18 de março, às 19h30, a UNIFACC Várzea Grande sediará uma palestra sobre Direito do Consumidor e Procon, na Avenida Presidente Artur Bernardes, s/n, Ipase.

Encerrando as ações comemorativas, no dia 22 de março, o Procon Itinerante atenderá mulheres durante o mutirão “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”. O atendimento será das 9h às 17h, na EMEB ‘Abdala José’, localizada no bairro São Mateus.

“Com essas iniciativas, o Procon Municipal reafirma seu compromisso de garantir informação e proteção aos consumidores”, lembra a coordenadora.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR – O Procon Municipal de Várzea Grande oferece atendimento presencial na sua sede, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também há um posto de atendimento na Subprefeitura do bairro Cristo Rei.

Para maior conveniência, os consumidores podem acessar serviços online através do site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon , das redes sociais ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



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