Cidades

Diagnóstico revela potencial da apicultura para fortalecer a agricultura familiar em Várzea Grande

Publicado em

Cidades


Um diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), revelou que a cadeia produtiva da apicultura em Várzea Grande possui grande potencial para ampliar a geração de renda no campo. No entanto, o estudo também identificou entraves estruturais que ainda impedem o crescimento da atividade.

O levantamento, realizado entre abril e junho deste ano, identificou apicultores em atividade nas comunidades rurais Formigueiro, P.A. Dorcelina Folador, P.A. Sadia I e P.A. Sadia III. Além disso, mapeou a produção local, os principais desafios enfrentados pelos produtores e as oportunidades para fortalecer o setor.

Entre os principais gargalos está a ausência de uma Casa do Mel no município. Sem uma unidade de beneficiamento e o Selo de Inspeção Municipal (SIM), os apicultores ficam impedidos de agregar valor à produção e de comercializar o mel em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos, além de perderem a oportunidade de explorar economicamente derivados como própolis, cera e geleia real.

“A Casa do Mel é uma unidade de beneficiamento que permite processar, envasar e certificar o mel dentro das normas sanitárias. Com ela, os apicultores podem vender a produção para supermercados, farmácias e programas públicos, agregando valor ao produto e ampliando a renda no campo. Hoje, a ausência dessa estrutura é o principal entrave para o crescimento da apicultura em Várzea Grande, e queremos ajudar esses pequenos produtores a conquistar essa estrutura”, afirma o secretário Ricardo Amorim.

O diagnóstico também mostra que o mel é comercializado diretamente nas propriedades rurais, em embalagens de um litro, com preço médio de R$ 100, evidenciando o potencial econômico da atividade para fortalecer a agricultura familiar.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, destaca que o estudo oferece um panorama inédito da apicultura no município e aponta caminhos para o fortalecimento da cadeia produtiva.

“Identificamos os principais desafios enfrentados pelos apicultores e as oportunidades para o setor. A implantação da Casa do Mel e a obtenção do Selo de Inspeção Municipal são medidas estratégicas para ampliar a produção, abrir novos mercados e fortalecer a agricultura familiar”, ressalta.

Além da necessidade de uma unidade de beneficiamento, o diagnóstico aponta outros desafios, como os longos períodos de estiagem, que reduzem a florada do Cerrado, e o alto custo dos insumos utilizados no manejo das colmeias. O documento também recomenda a criação de núcleos de produtores e o fortalecimento de parcerias institucionais para ampliar a produtividade e consolidar a apicultura como uma alternativa sustentável de geração de emprego, renda e desenvolvimento no meio rural de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Prefeitura de Cuiabá realiza obras e reforça segurança na Avenida Arquimedes Pereira Lima

Publicados

em


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, realiza uma intervenção na Avenida Arquimedes Pereira Lima, no cruzamento com a Avenida Parque Barbado, nas proximidades do Córrego do Barbado, com o objetivo de reorganizar o trânsito e garantir mais segurança para ciclistas e motoristas. A obra está prevista para ser concluída até quarta-feira, 1º de julho.

Os condutores, ao sair do bairro, cortavam caminho utilizando a ciclovia como rota alternativa para desviar do fluxo de veículos da Avenida Arquimedes Pereira Lima e chegar à rotatória, quando o correto era percorrer um curto trajeto para acessar a via e chegar à rotatória, o que gerou várias denúncias na imprensa e junto à Semob.

Diante da situação de total imprudência por parte dos condutores e do iminente perigo de acidentes, a Semob realizou uma vistoria técnica no local e elaborou um projeto para restabelecer a função original da ciclovia. Uma mureta está sendo construída no início da ciclovia, com assentamento de meio-fio e sarjeta até a esquina.

“O espaço sempre foi destinado exclusivamente ao tráfego de bicicletas, mas, por alguma circunstância, acabou sendo aberto, permitindo o acesso irregular de veículos. Com a intervenção, a área está sendo novamente segregada por meio da implantação de meio-fio, impedindo o trânsito de automóveis e devolvendo a ciclovia aos ciclistas”, explicou a secretária da Pasta, coronel Francyanne Lacerda.

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Semob, que também será responsável por reforçar a sinalização viária em toda a região. Após a conclusão dos serviços, equipes de fiscalização vão monitorar o local para coibir novas infrações e garantir o cumprimento das normas de trânsito.

“Além de aumentar a segurança viária e preservar a infraestrutura da ciclovia, a obra assegura que cada espaço da via seja utilizado conforme sua finalidade, promovendo uma circulação mais organizada e segura para todos os cidadãos”, frisou Francyanne.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA