FRIGORÍFICO
Prefeitura de Cuiabá projeta geração de mil empregos dentro de um ano
Oferta de empregos será feita com instalação de frigorífico de aves no Distrito da Guia
Cidades
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo realizou na última terça-feira (31), visita técnica no Distrito da Guia para conhecer o projeto de instalação de uma nova indústria de processo de aves. De acordo com o gestor, a projeção é chegar a mil novos empregos diretos e indiretos com a implantação do projeto na região. A visita foi acompanhada por técnicos da Pasta, representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), produtores locais e do investidor. A ação faz parte do Agro da Gente, projeto integrante do programa Pra Frente Cuiabá da gestão Emanuel Pinheiro, que busca o desenvolvimento econômico, social e industrial da Capital.
“O sustentáculo da cadeia do frango é a indústria de processamento, não há como a gente trabalhar uma política de ação para fortalecer a pequena propriedade se a gente já não tiver no escopo a chamada venda futura. A comercialização é a chave do processo, porque você produz com qualidade, com apoio técnico, com economia de escala, mas se você já não tiver a venda garantida o risco para o produtor é muito grande por conta do custo da produção de frango, em razão dos investimentos nas matrizes, na ração, além do apoio na questão de vacina e todos os elementos. O processo inicial é o cadastro de 20 unidades de fornecimento, identificando produtores de pequenas propriedades inicialmente da região da Guia, próxima a indústria, por um questão de logística. Estimamos chegar a mil beneficiados diretos e indiretos dentro de um ano, só na cadeia do frango. O mercado das aves já é muito grande no estado e só o município de Cuiabá já é capaz de consumir a produção deste frigorífico”, disse o secretário Vuolo.
Esta é uma das ações do Agro da Gente, que é um dos cinco eixos do programa Pra Frente Cuiabá. O Agro da Gente vai fortalecer a agricultura familiar, promover a qualificação técnica na produção do campo, incentivar as atividade da agroindústria, além de fomentar às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.
“A zona rural de Cuiabá tem um grande potência que precisa ser lapidado. A nossa gente do campo precisa de assistência e oportunidade para crescer, se desenvolver, melhorar de vida. Por isso lançamos dentro do Pra Frente Cuiabá o projeto do Agro da Gente, com capacitação, orientação técnica e incentivo para que o produtor rural, o agricultor familiar encontre estímulo para continuar no campo e ter qualidade de vida à medida que contribui também para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. É investindo no nosso capital humano que vamos juntos projetar a Cuiabá sustentável do futuro”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Há cerca de 40 km do asfalto da Estrada da Guia fica a Fazenda Ipê Roxo. A árvore que dá nome a propriedade é a primeira a ser vista quando se transpassa a porteira, bem a direita. Seguindo pela estrada de terra já se avista a casa sede. O investidor da indústria de processamento de aves aguarda a equipe da Prefeitura de Cuiabá para apresentação do local de instalação e projeto.
“Primeiro concurso que eu fiz foi da Empaer, fui abrir um escritório deles em Matupá, tenho formação em técnico agropecuário e hoje estou com a Empaer aqui para me auxiliar a abrir o meu próprio negócio, porque a técnica evolui muito, como se criava um frango em 1986 quando fiz meu técnico não tem mais nada igual a hoje. Meu objetivo é fomentar essa região de pequenos produtores e que estão sem muita opção do que fazer com a terra. Se eu conseguir fomentar uma região, gerar renda e mudar uma realidade, já estou satisfeito”, disse o advogado e investidor da indústria de processamento de aves, Caio Nunes de Figueiredo.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Agro da Gente incentiva neste primeiro momento o investimento por parte da iniciativa privada e articula a integração com o produtor rural local, acompanhando todo o processo de interação entre eles, de instalação dos investimentos e também o acompanhando técnico ao produtor em parceria com as entidades que atuam no setor, como Empaer, Senar, Sindicato Rural, Sebrae que orienta no aspecto financeiro e de aplicação dos recursos de forma correta, para que o produtor de pequena propriedade saiba fazer a gestão correta dos recursos investidos por ele no seu negócio e, automaticamente, se integre a cadeia produtiva, da produção até a venda. O papel do município de Cuiabá é fazer a engrenagem toda funcionar.
“Eu quero crescer com esse projeto que é muito bacana e com isso contratar mais funcionários e fomentar o emprego na região do Pai Joaquim. Meu sonho é aumentar a granja com a chegada do frigorífico e fazer um sítio autossustentável, desde a cultivação, ao manejo e descarte de resíduos que é uma grande preocupação para mim, estamos reflorestando uma parte também. Eu acredito que o futuro é viver da terra”, disse o criador de aves há 6 anos, Gleidson Celies, de 38 anos.
Programa de desenvolvimento
No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes. O programa abarca cinco principais ações, já em execução: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.
Cidades
Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.
Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.
A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.
A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.
Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades4 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Política6 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades6 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásGrupo de trabalho aprova relatório final sobre criminalização da misoginia
-
Política7 dias atrásConselho da Magistratura abre processo seletivo de remoção para oficiais de justiça
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento reiterado de medidas protetivas em Barra do Garças
-
Política6 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural


