Mato Grosso

A emoção tomou conta da Missa em Ação de Graças aos 150 anos de Várzea Grande

Publicado em

Mato Grosso

Da Redação

 

Centenas de varzeagrandense participaram na manhã de hoje (14), da missa em ação de graças do Jubileu dos 150 anos de fundação de Várzea Grande. Neste quinto domingo da páscoa católica, a missa teve um ato diferencial que foi a comemoração em conjunto dos 150 da cidade, de Nossa Senhora da Guia e Dia das Mães.

Na missa em ‘Ação de Graças” o Padre Marco Reis disse que a principal figura, no Jubileu de Ouro, dos 150 anos de Nossa Senhora da Guia, é a mãe de Jesus. “ O papel  das mães na família, na sociedade e na Igreja é o marco central de uma sociedade, pois é ela quem educada e quem mostra os primeiros princípios morais”.

A prefeita retificou as palavras do pároco dizendo que o  papel central das mães, desde logo, é a construção da vida em família. “Seguindo as palavras do evangelho de hoje, ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’, entendo que cada pessoa humana deve a vida a uma mãe e, quase sempre deve a ela muito da própria existência, principalmente, na formação humana e espiritual. Por isso Governo Várzea Grande com coração na promoção humana e na fé, de que sempre, dias melhores virão”.

A participação especial do ex-governador Júlio Campos, que recentemente se submeteu ao transplante, emocionou os fieis com o depoimento de que recebeu graças de Nossa Senhora da Guia, no ato de sua cirurgia. “Antes de ser submetido à intervenção coloquei a minha vida nas mãos de nossa senhora e a recompensa foi a doação da minha vida. Os médicos se surpreenderam com a minha rápida recuperação. Minha missão daqui pra frente será dedicar a a vida ao próximo que mais necessita, a minha dedicação ao governo municipal e a minha eterna gratidão a população de Várzea Grande”.

A secretaria de Assistência Social foi a responsável pelo rito dominical onde trouxe em agradecimento aos 150 as tradições e cultura da terra, representadas nas oferendas. A simbologia da fé católica também presente nas figuras dos Pastorinhos de Fátima que foram canonizados ontem  (13 de Maio) pelo papa Francisco que deu o SIM a canonização a Francisco e Jacinta que agora são reconhecidos como Santos.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, em companhia do secretário de Assuntos Estratégico, Jayme Campos e todo seu secretariado, após a solenidade católica ofereceu a população de Várzea Grande, um bolo com 150 metros para comemorar junto com os várzeagrandense, todo o carinho e a confiança recebida.  

“Tenho a certeza e convicção que governamos com esperança e fé. Hoje no Jubileu de 150 anos promovemos ações e serviços que vem de encontro com as necessidades mais eminentes da população. Ser dirigente é também colocar a sua vida a disposição em prol da grande maioria. Aplicamos os nossos recursos na reconstrução de Várzea Grande a segunda cidade mais importante de Mato Grosso. Por isso lutamos pelo desenvolvimento econômico e socialmente justo para todos”, destacou a prefeita.

A servidora pública Aparecida Vieira de Souza, que representou a sua categoria (gari) durante a missa disse que há muito tempo a população da cidade não vivenciava momentos importantes e uma festa tão bonita e emocionante. “Tenho orgulho de ser servidora pública e moradora de Várzea Grande. Hoje no Dia das Mães, representar minhas colegas de trabalho é motivo de muito orgulho. Os serviços que prestamos somam com o sucesso, hoje vivido na nossa cidade”, completou.

O bolo de 150 metros foi confeccionado pelas integrantes do projeto ‘Amigas Empreendedoras” de cada bairro onde a ação foi implantada. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Mato Grosso

Comitê de Integridade avança e prepara projeto-piloto Integridade Jus no Judiciário de MT

Publicados

em


Transformar a integridade em uma prática cotidiana, incorporada às decisões, aos relacionamentos institucionais e à prestação jurisdicional. Esse é um dos propósitos do Programa de Integridade do Poder Judiciário de Mato Grosso, cuja implantação avançou mais uma etapa durante reunião do Comitê Gestor de Integridade realizada nesta quinta-feira (25).

Entre os principais encaminhamentos estão a preparação do projeto-piloto “Integridade Jus – Oficina de Integridade Aplicada à Unidade Judiciária”, a análise das manifestações e sugestões apresentadas ao novo Código de Conduta, a continuidade da cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a possibilidade de celebração de termo de cooperação com a Controladoria-geral do Estado.

O projeto-piloto Integridade Jus será desenvolvido inicialmente na Terceira Vara Especializada em Direito Bancário da Comarca de Cuiabá, sob a responsabilidade do juiz Alex Nunes de Figueiredo. A iniciativa tem caráter inovador no contexto da implementação de programas de integridade, porque busca aproximar a cultura de integridade da realidade concreta das unidades judiciárias, onde se desenvolve a atividade-fim do Poder Judiciário e onde ocorre o atendimento direto ao cidadão.

A proposta é fazer com que a integridade deixe de ser percebida apenas como um conjunto de normas ou diretrizes institucionais e passe a ser vivenciada no cotidiano da unidade judiciária, a partir de práticas, reflexões e metodologias aplicadas à rotina de trabalho. Trata-se de uma oficina de integridade aplicada, baseada na lógica do “aprender fazendo”, com foco na construção de uma cultura ética incorporada aos fluxos, às relações internas e ao serviço prestado à sociedade.

Ao fazer um balanço da reunião, o coordenador do Comitê Gestor do Programa de Integridade, desembargador Jones Gattass Dias destacou os avanços obtidos pelo grupo.

“Foi uma reunião muito proveitosa. Tivemos, inicialmente, uma exposição do professor André, que nos orientou sobre a implantação de um programa de integridade e esclareceu dúvidas da equipe técnica. Em seguida, discutimos o trabalho que a Comunicação vem desenvolvendo para o lançamento do projeto-piloto Integridade JUS. Avançamos bastante nessa etapa e na elaboração do Código de Conduta, cujo texto final já está pronto para análise”, afirmou.

De acordo com o desembargador, o comitê realizará uma reunião extraordinária no dia 16 de julho para deliberar sobre a versão definitiva do Código de Conduta, antes de encaminhá-la à alta administração do Tribunal. Durante a reunião, também foram analisadas as manifestações e sugestões apresentadas pelas áreas técnicas, etapa considerada relevante para o amadurecimento do documento e para sua aderência à realidade institucional do Poder Judiciário de Mato Grosso.

O magistrado ressaltou que a iniciativa vai além da criação de normas e busca promover uma mudança de cultura institucional.

“A proposta não tem caráter fiscalizatório. O objetivo é promover uma mudança de cultura, levando magistrados, servidores e todos que se relacionam com o Tribunal a refletirem sobre suas atitudes, o comportamento ético e a forma correta de realizar o trabalho. Queremos fortalecer o senso de pertencimento e contribuir para que a imagem institucional seja cada vez mais positiva, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado ao cidadão”, ressaltou.

Projeto-piloto começa pelo Primeiro Grau

A primeira etapa prática da implantação será desenvolvida na Terceira Vara Especializada em Direito Bancário da Comarca de Cuiabá. A unidade foi escolhida para funcionar como laboratório da iniciativa, permitindo validar metodologias, identificar desafios e aperfeiçoar procedimentos antes de eventual expansão para outras unidades judiciárias.

Para o juiz Alex Nunes de Figueiredo, titular da vara, o projeto representa uma inovação ao aproximar a política de integridade da realidade das unidades que atendem diretamente a população.

“Geralmente, os programas de integridade ficam concentrados no Segundo Grau. Aqui, estamos construindo um modelo voltado também para o Primeiro Grau, que é a porta de entrada do cidadão no Judiciário. É onde acontece o primeiro atendimento e onde os princípios éticos e de conduta precisam estar cada vez mais presentes no dia a dia”, avaliou.

A proposta do Integridade Jus é justamente inserir a cultura de integridade no ambiente real de funcionamento da unidade judiciária, com abordagem prática e colaborativa. A partir da experiência-piloto, o Comitê Gestor poderá avaliar a metodologia, aprimorar os instrumentos utilizados e construir um modelo replicável, alinhado às peculiaridades do Primeiro Grau de jurisdição.

Integridade como instrumento de governança

Durante a reunião, o professor André Castro Carvalho, especialista em gestão de riscos e compliance, apresentou orientações técnicas sobre gestão de riscos, integridade e o Modelo Internacional das Três Linhas. Também abordou mecanismos de prevenção à corrupção, a separação das funções de controle interno e de auditoria e o uso responsável da inteligência artificial como ferramenta de apoio à gestão, sempre com supervisão humana e observância de princípios éticos.

Outro ponto tratado foi a continuidade da cooperação com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, bem como a possibilidade de construção de novas cooperações institucionais, inclusive com a Controladoria-Geral do Estado, com o objetivo de fortalecer a governança, a integridade e a troca de boas práticas no âmbito da administração pública.

Participaram da reunião o coordenador do Comitê Gestor do Programa de Integridade, desembargador Jones Gattass Dias; o juiz auxiliar da Presidência e secretário-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, supervisor do Comitê Gestor de Integridade; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, João Filho de Almeida Portela; o juiz auxiliar da Ouvidoria, Bruno D’Oliveira Marques; o juiz titular da Terceira Vara Especializada em Direito Bancário de Cuiabá, Alex Nunes de Figueiredo; a diretora-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Andréa Marcondes; a vice-diretora-geral, Renata Bueno; o coordenador de Planejamento, Afonso Maciel; o coordenador de Comunicação, Álvaro Marinho; o gerente de Comunicação Interna, Carlos Celestino; a gerente de Redes Sociais e Publicidade, Ana Cristina Serra; e a servidora Keila Souza da Cunha, assessora da Corregedoria-Geral e ponto focal do Comitê de Integridade.

Autor: Marcia Marafon

Fotografo: Rodrigo Moura

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA