EM VG
KALIL DEFENDE QUE QUESTÃO DA ÁGUA MELHOROU MUITO E QUE PRIVATIZAÇÃO DO DAE SERÁ DEBATIDA
Kalil afirma que abastecimento de água melhorou significativamente em VG
Política
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), em entrevista recente, defendeu firmemente a sua gestão em relação ao saneamento básico e ao abastecimento de água no município, afirmando que a situação melhorou consideravelmente nos últimos anos. Em entrevista, o gestor, que é candidato à reeleição, rebateu as críticas de que Várzea Grande seria um “deserto” e garantiu que nenhum outro prefeito investiu tanto na área.
“Qual foi o prefeito que construiu três estações de tratamento em Várzea Grande em três anos e meio? Kalil Baracat”, declarou o prefeito, destacando que sua administração é a que mais investiu em saneamento básico na história da cidade. Ele também afirmou que o número de reclamações sobre o abastecimento de água diminuiu significativamente, ressaltando o impacto positivo das obras realizadas.
Kalil citou como exemplo a melhoria no abastecimento de água ao relatar uma conversa com uma moradora de um bairro local. “Ela falou, está vindo duas vezes na semana. Antes, vinha de 15 em 15 dias, 12 em 12 dias. Hoje vem duas vezes na semana”, contou o prefeito, destacando a mudança significativa na frequência de abastecimento.
O prefeito também rebateu as críticas de que Várzea Grande seria um “deserto”, sem água. “Criou-se uma narrativa de que Várzea Grande é um deserto, que não tem água. Não é verdade”, afirmou, reconhecendo, no entanto, que ainda existem problemas pontuais a serem resolvidos. Kalil enfatizou que sua gestão já dobrou o número de estações de tratamento de água na cidade, de três para seis.
Kalil também reafirmou a necessidade de continuar os investimentos no setor, mencionando recursos do governo federal e planos de trabalho aprovados no Ministério das Cidades. Ele reforçou que qualquer discussão sobre novas modelagens de gestão do sistema de água só será feita após a conclusão dos investimentos em andamento.
“A partir do momento que você tem a regularidade do abastecimento, você tem como ir lá e fazer a cobrança necessária. E aí você vai arrecadar mais e vai poder investir mais”, explicou o prefeito, sinalizando que, após os investimentos, estará aberto a discutir com a sociedade qual a melhor opção para o futuro do abastecimento de água em Várzea Grande.
Política
Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).
Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Um novo começo

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.
A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída. “Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.
O sonho do casamento
Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.
“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.
“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

Próximas etapas
A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.
A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.
Autor: Emily Magalhães
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Agricultura6 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política5 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Política6 dias atrásFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
Cidades7 dias atrásPlayground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
-
Opinião6 dias atrásPF mira desembargador, deputado e advogado em operação contra venda de sentenças no TJMT
-
Política5 dias atrásPlínio defende autonomia do Banco Central e proteção ao Pix
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil autua homem em flagrante por homofobia, ameaça e perseguição em Cuiabá
-
Política6 dias atrásComissão aprova proposta que veda propaganda com apelo sexual em eventos esportivos

