EM VG

KALIL DEFENDE QUE QUESTÃO DA ÁGUA MELHOROU MUITO E QUE PRIVATIZAÇÃO DO DAE SERÁ DEBATIDA

Kalil afirma que abastecimento de água melhorou significativamente em VG

Publicado em

Política

Secom Prefeitura de VG

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), em entrevista recente, defendeu firmemente a sua gestão em relação ao saneamento básico e ao abastecimento de água no município, afirmando que a situação melhorou consideravelmente nos últimos anos. Em entrevista, o gestor, que é candidato à reeleição, rebateu as críticas de que Várzea Grande seria um “deserto” e garantiu que nenhum outro prefeito investiu tanto na área.

“Qual foi o prefeito que construiu três estações de tratamento em Várzea Grande em três anos e meio? Kalil Baracat”, declarou o prefeito, destacando que sua administração é a que mais investiu em saneamento básico na história da cidade. Ele também afirmou que o número de reclamações sobre o abastecimento de água diminuiu significativamente, ressaltando o impacto positivo das obras realizadas.
Kalil citou como exemplo a melhoria no abastecimento de água ao relatar uma conversa com uma moradora de um bairro local. “Ela falou, está vindo duas vezes na semana. Antes, vinha de 15 em 15 dias, 12 em 12 dias. Hoje vem duas vezes na semana”, contou o prefeito, destacando a mudança significativa na frequência de abastecimento.

O prefeito também rebateu as críticas de que Várzea Grande seria um “deserto”, sem água. “Criou-se uma narrativa de que Várzea Grande é um deserto, que não tem água. Não é verdade”, afirmou, reconhecendo, no entanto, que ainda existem problemas pontuais a serem resolvidos. Kalil enfatizou que sua gestão já dobrou o número de estações de tratamento de água na cidade, de três para seis.
Kalil também reafirmou a necessidade de continuar os investimentos no setor, mencionando recursos do governo federal e planos de trabalho aprovados no Ministério das Cidades. Ele reforçou que qualquer discussão sobre novas modelagens de gestão do sistema de água só será feita após a conclusão dos investimentos em andamento.

“A partir do momento que você tem a regularidade do abastecimento, você tem como ir lá e fazer a cobrança necessária. E aí você vai arrecadar mais e vai poder investir mais”, explicou o prefeito, sinalizando que, após os investimentos, estará aberto a discutir com a sociedade qual a melhor opção para o futuro do abastecimento de água em Várzea Grande.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

Publicados

em


A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).

Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.

Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.

Um novo começo

Separada de fato há dois anos, Juscilene conta que desejava formalizar o divórcio desde o fim do relacionamento, mas as dificuldades financeiras e a rotina de trabalho impediram que ela buscasse a regularização. A solução veio por meio de uma audiência realizada por videoconferência. Embora o ex-marido não estivesse em Palmarito, ele participou do ato de forma remota e confirmou sua concordância com o divórcio.

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.

A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída.

“Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.

O sonho do casamento

Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.

“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.

“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

A assessora jurídica da Defensoria Pública Patrícia Costa Campos explica que muitas pessoas deixam de formalizar a união por dificuldades financeiras ou pela distância dos serviços públicos. “Eles estão juntos há cerca de 30 anos, construíram uma família e uma história de vida na comunidade. Muitas vezes as pessoas não formalizam a união por falta de condições financeiras ou de acesso aos serviços. Para nós é uma alegria poder contribuir para que esse desejo seja realizado”, pontuou.

Próximas etapas

A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.

A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.

Autor: Emily Magalhães

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA