Política
Governo destina R$ 21,7 milhões para reconstrução de escolas de Campo Verde
Política
Nesta quinta-feira (9) o governador Mauro Mendes assinou convênios para reconstrução, reforma e ampliação de escolas estaduais, na cidade de Campo Verde, a cerca de 137 Km de Cuiabá. Serão destinas mais de R$ 21,7 milhões em recursos para a área. Além disso, foram firmadas parcerias que alcançam R$ 20 milhões para obras de infraestrutura.
“A principal demanda que nós temos aqui em Campo Verde é a melhoria da infraestrutura da rede de ensino. E repassar esses recursos para a Prefeitura é basicamente em função da confiança que nós temos no prefeito Alexandre e na sua equipe técnica, de que eles serão capazes de conduzir essas licitações, a contratação de boas empresas e a execução dessas obras. Essas parcerias são muito importantes, porque a Seduc não consegue sozinha gerenciar tantas obras que, graças a Deus, nós estamos conseguindo fazer nos 141 municípios. Então, nós estamos descentralizando a aplicação desses recursos”, explicou Mauro Mendes.
Através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Governo do Estado irá destinar R$ 2,2 milhões para a obra de ampliação da Escola Estadual Professora Alice Barbosa Pacheco, e ainda R$ 3,1 milhões para a reforma e ampliação de salas anexas à unidade; R$ 693 mil para a construção de duas salas de aula, almoxarifado e parque infantil na Escola Santo Antônio da Fartura; e R$ 2,3 milhões para a reforma da Escola Estadual Ledy Anita Brescancim.
Governo de Mato Grosso vai repassar com auxílio de parcerias, ira ainda passar R$ 13 milhões para a demolição e posterior reconstrução das escolas estaduais Waldemon Moraes Coelho e Jupiara.
O prefeito de Campo Verde disse, que “é muito importante a valorização que esse Governo tem dado à Educação. Porque as escolas hoje têm que ser atrativas para os alunos, daí a importância dessa mudança estrutural. A gente tem assistido a sensibilidade do governador em observar essas demandas, de melhorar não só a infraestrutura física das escolas, mas também o padrão de ensino”.
Mendes também assinou convênios para obras de infraestrutura. Através da parceria firmada com a Prefeitura, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) irá repassar R$ 911 mil para a manutenção da rodovia MT-251; R$ 2,8 milhões para obra de microrevestimento de 38 quilômetros da MT-244; além de R$ 17,1 milhões para a pavimentação de 19,20 quilômetros da Rodovia Municipal Estrada do Garbugio, sendo 50% de recursos do Programa Agroestradas e 50% do Município.
“É uma alegria caminhar junto deste Governo, aliado com o projeto de desenvolvimento do governador Mauro Mendes, onde as coisas realmente acontecem. Porque nessa gestão não se olha para questões partidárias, é por isso que tantos investimentos estão acontecendo em todo o Estado e em todas as áreas. Isso é fruto de liderança, do trabalho de quem soube fazer o dever de casa. Nós não podemos nos cansar de falar isso, porque na hora de reconhecer geralmente se reconhece pouco. Pegar o Estado do jeito que o Mauro pegou e entregar com tantos investimentos, com tantos avanços, precisa ser ressaltado”, comentou o deputado federal Neri Geller.
Mauro Mendes também assinou convênios na ordem de R$ 60,4 milhões com a Prefeitura de Primavera do Leste, para a realização de obras em diversas áreas, e ainda um Termo de Cooperação Técnica para a elaboração de projetos aeroportuários e a implantação do Programa Qualifica Mais Mato Grosso na cidade, ofertando 250 vagas em diversos cursos para a população.
Em Campo Verde, o governador vistoriou também as obras da Escola Técnica do Estado e da Escola Estadual do Santa Rosa.
“Essa gestão está batendo recordes em convênios na área da educação. Hoje pela manhã acompanhamos em Primavera do Leste dezenas de obras que serão lançadas. E, aqui em Campo Verde, tínhamos obras que há muito tempo eram sonhadas pela população e que agora o senhor está atendendo. Então, eu gostaria de parabenizar aos secretários não só pela qualidade do serviço que estão desempenhando, mas pela agilidade para tirar esses projetos do papel. A Assembleia Legislativa tem sido uma grande parceira deste Governo e eu fico muito feliz, como deputado, como presidente da Assembleia e, principalmente, como representante desta região de ver essas parcerias acontecendo e os recursos de fato chegando aos municípios”, finalizou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi.
Política
Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).
Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Um novo começo

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.
A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída. “Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.
O sonho do casamento
Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.
“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.
“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

Próximas etapas
A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.
A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.
Autor: Emily Magalhães
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Agricultura7 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política5 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Política3 dias atrásAudiência pública reúne centenas de pessoas para discutir lei de combate ao crime organizado
-
Política6 dias atrásFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
Opinião7 dias atrásPF mira desembargador, deputado e advogado em operação contra venda de sentenças no TJMT
-
Política6 dias atrásPlínio defende autonomia do Banco Central e proteção ao Pix
-
Cidades2 dias atrásSanidade animal e capacitação técnica impulsionam produtores rurais de Várzea Grande
-
Cidades6 dias atrásEscolas da Rede Municipal de Várzea Grande unem aprendizado, cultura e esporte no clima da Copa do Mundo

