EM CUIABÁ
Governo de MT inicia obras do complexo Viário na Avenida Miguel Sutil
Obra receberá investimento de R$ 62,8 milhões; conheça as melhorias que serão feitas
Política
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) começou nesta quinta-feira (29.08) as obras do Complexo Viário Leblon, em Cuiabá. A primeira ação é o desvio de uma adutora de água que passa no local onde será construído um túnel sob a Avenida Miguel Sutil, em frente a Rua Desembargador Trigo de Loureiro.
Essa será uma das três intervenções feitas na Avenida Miguel Sutil, no entorno da Avenida do CPA, junto com uma trincheira próxima ao acesso do bairro Jardim Leblon e um pequeno elevado. A obra receberá um investimento de R$ 62,8 milhões do Governo do Estado.
O túnel irá trazer mudanças para o trânsito da região, inclusive da Avenida do CPA. Atualmente, quem está na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, sentido Bairro-Centro, precisa fazer o retorno em frente ao Hotel Taiamã, em direção ao Coxipó, gerando um grande ponto de congestionamento.
A proposta é eliminar esse retorno. Os motoristas que estão na Avenida do CPA deverão acessar a Avenida Miguel Sutil, ao lado da Academia Smart Fit, para então passar pelo túnel da Trigo Loureiro e então chegar à pista do outro lado, sentido Coxipó. O túnel também vai garantir uma ligação entre o Araés e o Consil, que eram separados pela Miguel Sutil.
Nesta fase da obra não haverá desvios. Quando a escavação avançar, o desvio será feito apenas com o estreitamento da pista e a passagem dos motoristas de um lado para o outro.
Alargamento do viaduto e construção de elevado
Segundo o secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, as obras já começaram também com o reforço das estruturas do viaduto da Avenida do CPA, para que ele seja alargado. Também na etapa inicial está a colocação das estacas para construção de um pequeno elevado na Avenida Miguel Sutil.
Isso vai permitir que os motoristas saiam da trincheira Jurumirim e possam pegar o acesso à Avenida do CPA. Atualmente, quem dirige pela trincheira tem apenas a opção de seguir reto pela Avenida Miguel Sutil. Quem quer descer para a Avenida do CPA precisa percorrer toda a parte superior da Trincheira Jurumirim, passando por duas rotatórias.
Por isso, o viaduto sobre a Avenida do CPA será alargado dos dois lados, com a inclusão de uma terceira pista. Ao mesmo tempo, no fim da parte superior da trincheira, no sentido de quem vai para a Rodoviária, será construído um pequeno elevado.
Com isso, quem está na parte de cima e deseja seguir pela Avenida Miguel Sutil irá seguir por este viaduto. Quem vem por dentro da trincheira poderá cruzar por baixo do elevado e pegar o acesso até a Avenida do CPA.
Trincheira
Será escavada uma nova trincheira na altura da Rua Boa Vista, que dá acesso ao bairro Jardim Leblon e depois à Avenida Archimedes Pereira Lima. A trincheira será construída em um dos lados da Avenida Miguel Sutil, na pista sentido Coxipó-Rodoviária. Ao mesmo tempo, será feita a duplicação da Rua Boa Vista.
Com isso, os motoristas que quiserem seguir pela Avenida Miguel Sutil poderão dirigir pela parte inferior da nova trincheira, sem precisar parar no semáforo existente naquele ponto. Deverão trafegar por cima da trincheira apenas quem quiser acessar a Rua Boa Vista.
Na pista sentido Rodoviária-Coxipó, não haverá intervenção. Quem quiser entrar na Rua Boa Vista deverá acessar o retorno pela parte superior da trincheira. O objetivo é eliminar o congestionamento nesse cruzamento.
Com a duplicação da Rua Boa Vista, será possível sair da Avenida Arquimedes Pereira Lima e chegar até a Miguel Sutil por esse caminho. A medida irá ajudar a desafogar o trânsito dentro do Jardim Leblon e em outros acessos à Miguel Sutil, como o da Avenida dos Trabalhadores.
Quando as obras começarem neste ponto, haverá um desvio pelas ruas Couto Magalhães e Nova Jardim Leblon até a Avenida Archimedes Pereira Lima. Essa rota de desvio já foi devidamente recapeada.
Política
Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).
Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Um novo começo

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.
A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída. “Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.
O sonho do casamento
Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.
“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.
“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

Próximas etapas
A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.
A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.
Autor: Emily Magalhães
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Agricultura6 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política5 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Política6 dias atrásFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
Cidades7 dias atrásPlayground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
-
Opinião6 dias atrásPF mira desembargador, deputado e advogado em operação contra venda de sentenças no TJMT
-
Política5 dias atrásPlínio defende autonomia do Banco Central e proteção ao Pix
-
Política6 dias atrásComissão aprova proposta que veda propaganda com apelo sexual em eventos esportivos
-
Política5 dias atrásCâmara aprova acordo de livre comércio entre Mercosul e o bloco europeu EFTA

