para estudantes
BOTELHO QUER CRIAR CARTÃO PARA ESTUDANTES COMPRAREM MATERIAL ESCOLAR EM CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá continuará fornecendo todo o material escolar
Política
O candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União), declarou de que vai criar o “Cartão Estudante”, que trata-se de uma ferramenta para que as famílias de estudantes da rede pública municipal comprem os materiais escolares no comércio local. Essa medida é para que os produtos sejam adquiridos em Cuiabá, ao invés de grandes lotes de licitação com fornecimento de empresas de outros estados. A proposta foi apresentada em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no início da noite de quinta-feira (30).
“Vamos negociar com as papelarias, livrarias e criar esse cartão, para que o aluno vá lá, escolha uma livraria, papelaria e compre seu produto. Dessa forma, vamos fazer o dinheiro circular aqui, gerando mais impostos e renda. Não vejo como correto fazer uma licitação imensa, onde uma empresa vem e fornece tudo. E quem está aqui sofrendo, andando num calor de 40 graus, fica chupando o dedo”, disse Botelho.
De acordo com o deputado, a Prefeitura de Cuiabá continuará fornecendo todo o material escolar, contudo, em vez de adquirir de fornecedores de outras cidades ou estados, cada responsável pelos estudantes receberá esse cartão e poderá comprar no comércio do próprio bairro, impulsionando o comércio local e distribuindo renda para vários lojistas, ao invés de concentrar o dinheiro em poucos fornecedores.
“Eu pretendo que seja comprado aqui. Vou criar esse cartão estudante para que todos possam adquirir seu material escolar, sua calça, seu cinto, sua camisa, seu short, seu tênis, todo o material escolar aqui, no comércio de Cuiabá”, afirmou.
PROPOSTAS DA CDL
O presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, elogiou o fato de Botelho ter incorporado ao plano de governo todas as 32 pautas apresentadas pelos comerciantes.
“Fizemos uma pesquisa e, dessa pesquisa, elencamos trinta e duas pautas. O candidato Botelho aceitou incluir no plano de governo dele todas as 32 pautas, e isso é muito importante porque representa que ele está junto com o comércio cuiabano”, disse Junior Macagnam.
Eduardo Botelho explicou que a maioria das propostas já constavam no plano de governo, como a implementação do Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá (PGCHC), desenvolvido pela UFMT, com financiamento da ONU; e a criação de um Programa de Atração de Empresas, para tornar Cuiabá um centro de referência em inovação e tecnologia.
Botelho também apresentou outras propostas para impulsionar o crescimento econômico de Cuiabá como a municipalização do Distrito Industrial, a criação de um Distrito Industrial II e mecanismos de atração de empresas para a capital de Mato Grosso, somadas à chegada da ferrovia, novas indústrias serão instaladas na cidade.
Política
Expedição Justiça Sem Fronteiras marca recomeços com divórcio e casamento em Palmarito

A 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras transformou histórias e realizou sonhos na comunidade de Palmarito, em Vila Bela da Santíssima Trindade (594 km de Cuiabá).
Enquanto a dona de casa Juscilene Massaré, de 48 anos, conseguiu oficializar o divórcio que aguardava há dois anos, o casal Edalina Tomicha e Cornelho Neto deu entrada no casamento civil após cerca de 30 anos de convivência.
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a Expedição Justiça Sem Fronteiras leva serviços de cidadania, orientação jurídica e acesso à Justiça para comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Um novo começo

“Assim que ele saiu de casa eu já queria resolver isso, mas não foi possível. Eu trabalhava muito, tinha meu filho menor para cuidar e não tinha condições de viajar. Eu ficava muito triste com essa situação. Então, conseguir resolver isso hoje é só felicidade”, afirmou.
A assessora de gabinete Juliana de Paula relata que a conciliação permitiu resolver rapidamente uma situação que poderia levar meses para ser concluída. “Ela nos procurou informando que já estava separada de fato há dois anos e que o ex-cônjuge concordava com o divórcio. Como ele não estava presente, realizamos uma audiência por videoconferência com a participação do magistrado e do defensor público. Em menos de uma hora conseguimos resolver uma situação que poderia levar meses para ser concluída”, detalhou.
O sonho do casamento
Se para Juscilene o momento representou o encerramento de um ciclo, para Edalina Tomicha e Cornelho Neto simbolizou a realização de um sonho antigo. Moradores da comunidade, eles aproveitaram a passagem da expedição por Palmarito para dar entrada na habilitação do casamento civil.
“Nós somos moradores daqui e, quando ficamos sabendo dos atendimentos, viemos. Eu me sinto muito feliz. Faz muito tempo que ele fala sobre nos casarmos no civil”, contou Edalina.
“Eu amo minha mulher e quero casar com ela. Essa oficialização tem um valor muito grande para nós”, completou Cornelho.

Próximas etapas
A programação da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho.
A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho.
Autor: Emily Magalhães
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Agricultura7 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política5 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Política3 dias atrásAudiência pública reúne centenas de pessoas para discutir lei de combate ao crime organizado
-
Política6 dias atrásFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
Opinião7 dias atrásPF mira desembargador, deputado e advogado em operação contra venda de sentenças no TJMT
-
Política6 dias atrásPlínio defende autonomia do Banco Central e proteção ao Pix
-
Cidades2 dias atrásSanidade animal e capacitação técnica impulsionam produtores rurais de Várzea Grande
-
Cidades6 dias atrásEscolas da Rede Municipal de Várzea Grande unem aprendizado, cultura e esporte no clima da Copa do Mundo

