OPERAÇÃO REGISTRO FANTASMA
Polícia Civil cumpre mandados de buscas em investigação sobre uso fraudulento de sistemas policiais
As ordens judiciais foram cumpridas em Cuiabá e Chapada dos Guimarães
Polícia

A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) deflagrou, nesta terça-feira (19.11), a Operação Registro Fantasma para cumprimento de mandados de busca para desarticular um esquema sobre uso de senhas de policiais no registro de ocorrências.
As ordens judiciais deferidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá são cumpridas na cidade de Chapada dos Guimarães, com apoio da Delegacia da Polícia Civil daquele município, e também na capital.
A investigação, coordenada pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado, teve início em março deste ano quando uma investigadora da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá relatou ter tomado conhecimento da confecção, usando seu login de acesso, de um boletim de ocorrência sobre o roubo de uma camionete no dia 7 de março de 2024, no Rodoanel de Cuiabá.
As investigações apontam que os suspeitos são pessoas externas à instituição. A forma de acesso ao login e senha está sob investigação.
No decorrer das investigações, a DRCI identificou um endereço, no bairro Santa Laura, na capital, de onde o registro do suposto roubo foi feito. O imóvel foi alvo de mandado de busca efetuado nesta terça-feira.
Também foram cumpridos em Chapada dos Guimarães mandados de busca domiciliar nos endereços vinculados ao proprietário do veículo, supostamente roubado, que foi indenizado pela seguradora após apresentar os documentos necessários apara receber o seguro. Entre os documentos estava o boletim de ocorrência registrado com o login e senha da investigadora.
Durante o cumprimento dos mandados de busca foram apreendidos telefones celulares, mídias digitais e documentos que serão analisados para corroborar com o material já apurado na investigação da DRCI, assim como identificar outros envolvidos nos fatos.
As investigações identificaram ainda o registro de outros boletins de ocorrência que não foram reconhecidos pela investigadora e confeccionados em ambiente externo à unidade policial onde ela era lotada. Esses novos registros estão em apuração.
A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, destacou que o uso fraudulento de sistemas policiais não apenas viola a integridade das instituições. “Também impacta diretamente a credibilidade de serviços essenciais à população”, pontuou a delegada, acrescentando que a Polícia Civil permanece empenhada em identificar e responsabilizar todos os envolvidos nos fatos apurados.

Polícia
Força Tática prende dois homens por roubo e apreende simulacro de arma de fogo

Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional prenderam dois homens, de 20 e 21 anos, por roubo, nesta quarta-feira (26.3), em Várzea Grande. Com os suspeitos, foram encontrados um simulacro de arma de fogo e três celulares.
Durante patrulhamento tático, a equipe policial recebeu uma denúncia de que dois homens, em uma moto, roubaram celulares utilizando uma arma de fogo, no bairro Flor do Ypê. Diante das informações das características dos suspeitos, os policiais militares receberam novas informações de que eles estavam no bairro Vitória Régia.
Os policiais identificaram os suspeitos saindo de uma residência e realizaram a abordagem. Com um dos homens, foram encontrados dois celulares roubados e um outro de propriedade de um deles.
Questionados sobre a arma utilizada no crime, um dos homens afirmou que estava escondida em uma casa ao lado da sua. A equipe realizou buscas no local e encontrou um simulacro de arma de fogo, tipo pistola.
Diante dos fatos, a dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes de Várzea Grande, com o material e a motocicleta apreendida, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar, de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou disque-denúncia 0800.065.3939.
*Sob supervisão Wellyngton Souza
Fonte: PM MT – MT
-
Polícia Federal16 horas atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia4 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Economia5 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Esporte5 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona
-
Polícia6 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Judiciário7 dias atrás
Mendonça vota para impedir Moraes e Dino em julgamento de Bolsonaro