Pesquisar
Close this search box.

Diminuição da criminalidade

Dados mostram queda nos índices de roubos e furtos pelo terceiro ano consecutivo em MT

Em 2024, a redução no número de roubos em todo Estado foi de 19% no e nos registros de furtos, 7%

Publicado em

Polícia

Foto: assessoria sesp

 

No ano de 2023, os índices já tinham apresentado uma redução em 17%, na comparação com 2022. Os levantamentos mostram os registros desta modalidade de crime reduziram de 6.213 para 5.144 registros, o que representou menos 1.069 roubos na soma total dos 12 meses de 2023.

Os índices de roubos e furtos em residências, comércios e a pessoas tiveram queda pelo terceiro ano seguido em Mato Grosso. Em 2024, o número de roubos apresentou redução de 19% em relação ao ano anterior, 2023, caindo de 5.144 para 4.170 ocorrências. Os dados são do Observatório Estadual de Segurança Pública(OBS), órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O mesmo cenário foi observado com os dados de 2022, na comparação de 2021. De um ano para o outro houve uma queda de 25%: de 8.311 queixas formalizadas às forças policiais para 6.213,  totalizando uma diferença significativa, de 2.098 roubos a menos em Mato Grosso.

Os índices de furtos também seguiram em queda nos últimos três anos. O ano de 2024, por exemplo, reduziu em 7% em relação a 2023. Os registros caíram de 35.154 para 32.670, fechando com 2.587 mil ocorrências a menos.

Entre os anos de 2022 e 2023, a análise estatística apontou redução de 8%, de 38.257 para 35.154 ocorrências. Essa diferença significa que 3.103 furtos foram prevenidos.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, atribui a sequência de redução à política de investimentos em Segurança Pública implementada pelo Governo do Estado desde 2019 no enfrentamento à criminalidade.
Conforme o secretário, a determinação é continuar trabalhando, atuando fortemente e adotando as medidas necessárias para que os índices criminais, não apenas de roubos e furtos, se mantenham em queda.

Roveri citou alguns dos investimentos feitos pela atual gestão que beneficiaram diretamente as ações de combate aos crimes como roubos e furtos. Ele listou a padronização do armamento usado pelos policiais nas atividades do policiamento de rotina. Ele lembra que a pistola Glock, que todos os policiais receberam em cautela permanente, é considerada uma das armas mais modernas do mundo.

O secretário cita ainda a compra de 1.600 armas pesadas, como fuzis e espingardas, para reforçar o arsenal de fogo das policiais, especialmente as unidades especializadas; a implantação da radiocomunicação digital em todas os centros de operações policiais no Estado e nas viaturas que estão nas ruas, além do Programa Vigia Mais MT, que alia a tecnologia de videomonitoramento às ações de segurança pública.

O aumento do efetivo das forças policiais nas ruas e no trabalho de investigação de crimes também fazem parte da política de investimentos e tolerância zero à criminalidade. Entre 2019 e dezembro de 2024, as polícias Militar e Civil receberam um reforço de 1.450 novos policiais.

COMENTE ABAIXO:

Polícia

Força Tática prende dois homens por roubo e apreende simulacro de arma de fogo

Publicados

em


Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional prenderam dois homens, de 20 e 21 anos, por roubo, nesta quarta-feira (26.3), em Várzea Grande. Com os suspeitos, foram encontrados um simulacro de arma de fogo e três celulares.

Durante patrulhamento tático, a equipe policial recebeu uma denúncia de que dois homens, em uma moto, roubaram celulares utilizando uma arma de fogo, no bairro Flor do Ypê. Diante das informações das características dos suspeitos, os policiais militares receberam novas informações de que eles estavam no bairro Vitória Régia.

Os policiais identificaram os suspeitos saindo de uma residência e realizaram a abordagem. Com um dos homens, foram encontrados dois celulares roubados e um outro de propriedade de um deles.

Questionados sobre a arma utilizada no crime, um dos homens afirmou que estava escondida em uma casa ao lado da sua. A equipe realizou buscas no local e encontrou um simulacro de arma de fogo, tipo pistola.

Diante dos fatos, a dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes de Várzea Grande, com o material e a motocicleta apreendida, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar, de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou disque-denúncia 0800.065.3939.

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: PM MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA