CASO ADVOGADO EXECUTADO
Assassino e apoiador estavam hospedados no mesmo hotel no dia da execução de advogado em Cuiabá
A Polícia Civil aponta também que a empresária Maria Angélica Caixeta Gontigo – suspeita de ser a mandante do crime
Polícia
ATUALIZADA ÀS 15h27 – No decorrer das investigações da Polícia Civil, evidenciou-se que Antônio Gomes da Silva, já apontado como o executor do advogado Roberto Zampieri e Hedilerson Fialho Martins Barbosa, o intermediador, hospedaram-se no mesmo hotel em Cuiabá. Ambos são de Minas Gerais e vieram à capital mato-grossense, de acordo com os investigadores, exclusivamente para executar o jurista.
Já se sabe que Antônio foi o responsável por atirar cerca de 10 vezes na direção do advogado Roberto Zampieri, quando a mesmo deixava o seu escritório de advocacia, no bairro Bosque da Saúde. Barbosa, por sua vez, estava nas proximidades e “coordenou” o comparsa até a execução do crime.
A Polícia Civil aponta também que a empresária Maria Angélica Caixeta Gontigo – suspeita de ser a mandante do crime – também estava em Cuiabá no dia 5 de dezembro, data do crime.
Câmeras instaladas em rodovias e na entrada da cidade registraram o veículo dela, um Montana.
Inclusive, foi neste carro que Maria Angélica foi detida na cidade de Patos de Minas. O carro era blindado. “Foi o mesmo veículo que ela chegou em Cuiabá no dia dos fatos ou um dia antes, mas no dia ela estava aqui”, relatou o delegado Caio Albuquerque, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O trio está preso em Cuiabá e está à disposição da justiça. Enquanto os homens estão custodiados na Penitenciária Central do Estado (PCE), Maria Angélica está na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, unidade anexa à PCE.
Polícia
Polícia Militar lança operação para reforçar combate à violência doméstica e ao feminicídio em MT
A Polícia Militar de Mato Grosso lançou, nesta quinta-feira (11.6), a Operação “Escudo Feminino”, uma ação estratégica voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e à prevenção de feminicídios em todo o Estado. A operação será executada simultaneamente nos 15 Comandos Regionais da corporação, com ações integradas de policiamento ostensivo, inteligência policial e assistência às vítimas.
A Operação “Escudo Feminino” foi estruturada a partir de um trabalho prévio de inteligência, realizado nos primeiros dias de junho, com levantamento e atualização de informações sobre agressores que possuem medidas protetivas de urgência.
Com o lançamento da operação, equipes especializadas da Polícia Militar iniciaram visitas a esses suspeitos em todo o Estado, com o objetivo de prevenir reincidências e reforçar o cumprimento das determinações judiciais. As ações também incluem o fortalecimento do acompanhamento às vítimas e atividades preventivas desenvolvidas pela rede de proteção à mulher.
A subchefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel Grasielle Paes, destacou que a operação apresenta uma nova estratégia de enfrentamento à violência doméstica, ampliando o olhar também para os agressores.
“O combate à violência doméstica e familiar contra a mulher faz parte do programa Tolerância Zero do Governo do Estado. Esta operação traz um diferencial, que é o policiamento orientado pela inteligência. Ao longo dos primeiros dias do mês, a inteligência da Polícia Militar e a Patrulha Maria da Penha realizaram um trabalho conjunto de atualização dos endereços de agressores que possuem medidas protetivas. Agora, realizaremos visitas a esses indivíduos para prevenir reincidências e reduzir os riscos às vítimas”, afirmou.
Segundo a coronel, somente na Baixada Cuiabana, abrangendo os 1º e 2º Comandos Regionais, estão previstas aproximadamente 400 visitas a agressores durante a operação. “Esse é um número que nunca foi realizado no Estado de Mato Grosso. Estamos buscando uma forma diferente de enfrentar o problema, atuando também sobre o agressor, para evitar qualquer tipo de reincidência e, consequentemente, contribuir para a redução dos casos de feminicídio”, ressaltou.
O comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Ricardo de Almeida Mendes, destacou o empenho das equipes na execução das ações e o trabalho prévio desenvolvido pelos setores de inteligência. “Estaremos empenhados e imbuídos da missão de reforçar o combate à violência doméstica contra as mulheres. O trabalho já vinha sendo desenvolvido por meio do levantamento realizado pela inteligência, e agora as equipes da Força Tática atuarão diretamente nas visitas aos agressores. Tenho certeza de que a Polícia Militar alcançará excelentes resultados com esta operação”, afirmou.
Durante todo o mês de junho, equipes da Força Tática dos Comandos Regionais, além da Rotam na Região Metropolitana, atuarão nas visitas e demais ações preventivas previstas na Operação “Escudo Feminino”, reforçando a proteção às mulheres e o combate à violência doméstica em Mato Grosso.
Fonte: PM MT – MT
-
Cidades7 dias atrásTrânsito terá alterações em Cuiabá para realização de corridas no sábado e domingo
-
Esporte5 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
Cidades7 dias atrásCuiabá realiza mutirão de consultas neurológicas no HMC neste sábado
-
Agricultura4 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política3 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Esporte6 dias atrásSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
Cidades7 dias atrásOperação remove cabos irregulares neste domingo na avenida Comandante Costa
-
Cidades5 dias atrásPlayground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

