Mato Grosso
TCE e AMM celebram sucesso do Encontro Municipalista e já planejam evento do próximo ano
Mato Grosso

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
Ex-presidente da República Michel Temer, presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, e presidente da AMM, Leonardo Bortolin. Clique aqui para ampliar. |
O Encontro Mato-grossense de Municípios foi encerrado nesta quarta-feira (19), em Cuiabá, com importantes resultados para o movimento municipalista. Promoveu a integração entre os gestores, possibilitou a troca de experiências, assegurou a capacitação técnica dos participantes e fortaleceu a parceira institucional entre o Tribunal de Contas (TCE) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), realizadores da iniciativa. Durante dois dias, o evento teve uma ampla programação de palestras técnicas sobre os principais temas pertinentes à gestão municipal, com a participação de especialistas em diversas áreas da administração pública.
“Aqui tivemos a certeza de que estamos no caminho certo, com um Tribunal de Contas cada vez mais próximo dos gestores, aberto ao diálogo e comprometido com a qualificação. Durante esses dois dias, mostramos que a boa gestão nasce da informação e da capacitação, e avançamos no cumprimento da nossa missão de reduzir as desigualdades e fortalecer cada município, independentemente do seu tamanho ou localização. Por isso o TCE reafirma sua parceria com a AMM e com todos os gestores municipais, porque sabemos que, juntos, podemos construir um estado melhor”, afirmou o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo. Clique aqui para ampliar. |
Foram mais de 30 palestras realizadas de forma simultânea em três salas, estandes com apresentação de produtos e serviços, além de atendimento especializado aos gestores municipais realizado por técnicos do TCE, AMM, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Secretarias de Estado, entre outros. O evento contou com a participação de líderes nacionais, como o ex-presidente Michel Temer, que realizou a palestra magna no primeiro dia do encontro.
Além de Temer, também participaram o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, conselheiros do TCE, deputados estaduais e federais, senadores, bem como especialistas nas áreas de educação, assistência social, meio ambiente, agricultura familiar, dentre outras.
Crédito: Diego Rodrigues/MPC |
![]() |
Presidente da AMM, Leonardo Bortolin. |
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, celebrou o sucesso do evento, que reuniu mais de 1.500 pessoas, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais. “Encerramos o Encontro com o sentimento do dever cumprido e com a certeza de que foi tecnicamente perfeito. Contamos com a participação de lideranças nacionais, com o ex-presidente Michel Temer, que dividiu conosco experiências muito marcantes. Agradecemos o Tribunal de Contas pela parceria, todos os palestrantes, expositores, patrocinadores e demais apoiadores dessa iniciativa. Celebramos o sucesso do evento que foi o maior história de Mato Grosso e já fazemos o convite para todos participarem no ano que vem.”
O TCE e a AMM planejam a realização da segunda edição do evento, em 2026, com ainda mais novidades, visando superar o êxito alcançado este ano. A intenção é aplicar o mesmo formato adotado em grandes eventos, como a Marcha a Brasília, com a realização de palestras simultâneas para atender públicos com interesses diversos, além de amplo espaço para expositores de produtos e serviços para as prefeituras.
Clique aqui e confira galeria de fotos do 1° dia do evento.
Clique aqui e confira galeria de fotos do 2° dia do evento.
Fonte: TCE MT – MT

Mato Grosso
Seduc lança Operação Saeb para preparar estudantes para avaliação da educação básica de MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, na manhã desta quarta-feira (26.3), a Operação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, com a presença de estudantes das 29 escolas militares do Estado.
A ação busca iniciar a mobilização nas escolas estaduais com foco na realização da avaliação Saeb. Os resultados dos exames irão ajudar no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.
Na oportunidade, os estudantes foram conscientizados sobre a importância da avaliação de desempenho para o desenvolvimento educacional e proporcionar estratégias para um melhor aproveitamento na prova.
O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir com a formulação de políticas públicas que contribua com projetos de intervenção pedagógica que favoreça a aprendizagem nas unidades escolares.
Participaram do lançamento da operação cerca de 1.200 estudantes do 3º ano do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental de escolas militares, além de professores, gestores e os 13 diretores das Diretorias Regionais de Educação (DREs).
O secretário Alan Porto reforçou o compromisso com a qualidade da educação e incentivou os estudantes a se dedicarem ao Saeb.
“Em 2019, começamos com oito escolas militares; hoje, somos 29 unidades com mais de 20 mil estudantes. Porém, no meio do caminho, demos outro passo, que foi criar as escolas cívicos-militares. Queremos chegar até o final de abril a 130 escolas militares e cívicos-militares, atendendo em torno de 90 mil estudantes”, pontuou.
A secretária adjunta de Regime de Colaboração, Nágila Brandão, completou dizendo que o futuro de Mato Grosso é o estudante de hoje. “O que esperamos de vocês é o estudo. Aqui estão os futuros coronéis, futuros juízes, médicos, professores. Então, aproveitem essa operação, se preparem e estudem para a avaliação Saeb”, disse.
Também participaram do evento o comandante geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo; comandante geral do Corpo de Bombeiros representado pelo diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Josiel Borges da Silva; capitão dos Portos de Fragata, Carlos Eduardo Corrêa; Diretor de ensino, Instrução e pesquisa da Polícia Militar, coronel Óttoni Cezar Castro; diretor da Escola Estadual Dom Pedro II, coronel Sandro dos Santos Caillava; e o capitão Rodrigues, do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia Federal1 dia atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia5 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Política1 dia atrás
Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Economia6 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Polícia7 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Esporte6 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona