Mato Grosso

Parcerias ampliam distribuição de mudas na Semana do Meio Ambiente

Publicado em

Mato Grosso


Van verde do Projeto Verde Novo está estacionada com a porta lateral aberta, exibindo diversas mudas de árvores. O veículo convida a população a retirar gratuitamente plantas para arborização urbana.Transformar pequenos gestos em grandes mudanças para o futuro. Com esse propósito, milhares de mudas de espécies nativas e frutíferas do Cerrado estão sendo distribuídas à população durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 31 de maio e 5 de junho. A iniciativa é resultado de parcerias firmadas entre o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, e instituições que decidiram unir esforços para incentivar a arborização urbana e a conscientização ambiental.

Ao longo da semana, colaboradores, clientes e visitantes de instituições parceiras terão a oportunidade de levar para casa uma muda e contribuir diretamente para a construção de cidades mais verdes, sustentáveis e preparadas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Para a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba, ações como essas aproximam a população da causa ambiental e mostram que cada cidadão pode fazer a diferença. “Quando uma pessoa recebe uma muda, ela leva consigo muito mais do que uma planta. Ela leva a oportunidade de participar da transformação do ambiente em que vive. Cada árvore plantada representa mais sombra, mais qualidade do ar e mais qualidade de vida para toda a comunidade”, destaca.

Consciência ambiental

Uma das ações ocorre em parceria com a AL5 Amaggi. A empresa acredita que a união de setores da sociedade civil é fundamental para a preservação ambiental. A arborização urbana representa uma ferramenta importante para maior qualidade de vida e conforto térmico para as populações das cidades, por isso a ideia de distribuir mudas para plantio. Por essa razão, foi feita a parceria com o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário, para distribuição de mudas para colaboradores da instituição financeira e da Matriz da AMAGGI. Ao todo, será feita a distribuição de 600 mudas nesta terça-feira (2).

Para a AL5 Amaggi, o cuidado com o meio ambiente deve ser uma missão coletiva e de responsabilidade de todos. A mensagem que a empresa quer passar é que cuidar do meio ambiente está ao alcance de todos, mas que a soma de esforços da sociedade civil desempenha um papel fundamental para preservar nossas florestas. As árvores são fonte de vida e, em tempos de mudanças climáticas, têm papel ainda mais essencial para conforto térmico e regulação da temperatura, proporcionando bem-estar à população, especialmente a dos centros urbanos.

No Pantanal Shopping, outra instituição parceira, a distribuição de 200 mudas ocorre entre os dias 1º e 5 de junho. A ação integra as atividades desenvolvidas pelo empreendimento durante a Semana do Meio Ambiente.

De acordo com a analista de ESG do shopping, Rubya Rodrigues Rocha, a iniciativa busca sensibilizar a população para práticas sustentáveis. “A ação incentiva a conscientização sobre sustentabilidade e arborização. Além de sensibilizar a comunidade, reforça o compromisso do shopping com o meio ambiente, uma causa presente em nossas ações durante todo o ano”, explica.

Rubya destaca que pequenas atitudes podem gerar impactos duradouros. “O plantio de árvores é um exemplo de ação simples que gera benefícios para toda a comunidade, contribuindo para um ambiente mais saudável e para a qualidade de vida das futuras gerações. Cada atitude positiva conta para construirmos um futuro mais sustentável”, afirma.

Distribuição de 1,2 mil mudas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Shopping Estação Cuiabá, também parceiro do programa Verde Novo, promoverá uma das maiores ações da semana. Ao todo, serão distribuídas 1200 mudas de árvores nativas e frutíferas em um quiosque instalado em frente ao Taste Lab, a partir das 14h.

Para o gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Deucimar Serra, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade. “A parceria com o Programa Verde Novo é uma ótima oportunidade de contribuir de forma prática para a arborização urbana e para a construção de uma cidade mais sustentável. Entendemos que iniciativas como essa geram impactos positivos para as futuras gerações e fortalecem a conexão da sociedade com as questões ambientais”, destaca.

Ele enfatiza que a preservação ambiental depende do envolvimento coletivo. “Acreditamos que as grandes transformações acontecem quando diferentes instituições unem esforços em torno de um propósito comum. Quando protegemos o meio ambiente, estamos cuidando da nossa saúde, das nossas cidades e do legado que queremos deixar para o futuro”, conclui.

Verde Novo

Idealizado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo em 2017, o Programa Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso voltada à recuperação das florestas urbanas. Ao longo dos anos, já foram distribuídas e plantadas mais de 250 mil mudas de espécies nativas e frutíferas do Cerrado.

Cidadãos e instituições interessados em receber mudas ou promover ações de plantio podem entrar em contato com o programa pelo e-mail [email protected] ou pelo ZapMudas, no telefone (65) 3617-3090. Também é possível se cadastrar como voluntário e participar das próximas iniciativas de arborização.

Autor: Roberta Penha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Mulheres da Cadeia Pública Feminina de Cáceres transformam vivências em versos

Publicados

em


Vista de cima, uma mulher de blusa rosa escreve em um caderno de capa vermelha. Na mesa de vidro, há folhas impressas e os livros “Aqui, escrever não é tarefa, é respiro, é desabafo que sangra em palavras.” Os versos são de uma mulher privada de liberdade na Cadeia Pública Feminina de Cáceres e foram apresentados nesta quarta-feira (3) durante a capacitação virtual Práticas de Leitura no Sistema Prisional e Remição da Pena, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

A professora Eliene Rocha Pereira apresentou as boas práticas do projeto “Remição pela Leitura: eu, leitora de mundo dentro dos muros”, desenvolvido junto com a professora Aline Aparecida Rocha. A iniciativa transforma os relatos de vida das detentas em poesia e, segundo Eliene, surpreendeu até as próprias participantes. “Esse trabalho mostrou que as meninas têm potencial para fazer as coisas. Quando eu mostrei o resultado para elas, foi uma satisfação muito grande ver que gostaram”, contou a professora durante a apresentação.

Inspiração e metodologia

O projeto nasceu inspirado na escritora Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo, que registrou em palavras a dureza de sua vida na favela. As detentas se identificaram com a trajetória da escritora a ponto de manifestarem interesse em ler o livro, desejo que ainda não foi possível atender.

O trabalho seguiu cinco etapas: apresentação do projeto e diálogo sobre a importância da escrita; leitura e reflexão sobre as obras de Carolina Maria de Jesus; produção de relatos sobre experiências de vida dentro e fora da prisão; transformação dos relatos em poesias com o apoio de inteligência artificial; e socialização dos poemas em eventos e murais pedagógicos.

Eliene explicou que organizou e corrigiu os textos produzidos pelas participantes, preservando os pensamentos e a voz de cada uma. “Eu dei uma organizada no texto, porque elas erravam muitas palavras, mas os pensamentos e a história delas foram mantidos”, disse.

A voz que não se cala

Um dos poemas apresentados, de autora identificada como E. S. Freitas, retrata com força a convivência no sistema prisional, a desconfiança, a solidão, as hierarquias invisíveis e, ao mesmo tempo, a resistência e o aprendizado. Em seus versos, a autora escreve sobre conhecer sotaques e culturas de diferentes estados, sobre não abaixar a cabeça e não perder a humanidade: “Essa é minha voz ecoando entre muros que tentam calar, mas não consegue.”

Para Eliene, o significado do projeto vai além da escrita. “Esse projeto quer mostrar que mesmo dentro dos muros da prisão existem histórias importantes que precisam ser contadas e ouvidas”, afirmou.

Sobre a capacitação

A capacitação Práticas de Leitura no Sistema Prisional e Remição da Pena é uma realização conjunta do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJMT), da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Coeja/Seduc-MT) e do Núcleo de Educação no Sistema Penitenciário (NESP/Sejus-MT). A coordenação está a cargo do juiz auxiliar do GMF, Pierro de Faria Mendes.

O evento tem como objetivo capacitar professores, pedagogos e outros profissionais para a implementação de práticas de leitura no sistema prisional, em alinhamento com o Plano Nacional de Fomento à Leitura no Sistema Prisional e com a Resolução CNJ nº 391/2021.

Autor: Roberta Penha

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA