ESPORTE E INCLUSÃO

Crianças e adolescentes com deficiência experimentam atividades paradesportivas em Festival Paralímpico em MT

Segunda edição do evento aconteceu na Escola Arena em Cuiabá e em seis municípios do Estado neste sábado

Publicado em

Esporte

Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

 Crianças e adolescentes com deficiência experimentam atividades paradesportivas em Festival Paralímpico em MT


24 de Setembro de 2023 às 08:29
Segunda edição do evento aconteceu na Escola Arena em Cuiabá e em seis municípios do Estado neste sábado
“Essa é uma janela de oportunidades para crianças com deficiência aprenderem no esporte, saírem de casa e aproveitar ao máximo as atividades propostas para eles”, é como o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves, define o Festival Paralímpico 2023 realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio e suporte do Governo do Estado através da Secel.

Divulgação: SECEL

O secretário participou do evento em Cuiabá, realizado neste sábado (23.09) na Escola Arena nas dependências do estádio Arena Pantanal. Essa é a segunda edição do festival neste ano.

“É uma atividade planejada pela nossa equipe ao longo do ano e que hoje a concretizamos. A gente vê o avanço do paradesporto em Mato Grosso quando começa com o Centro de Referência Paralímpico em um município, e atualmente ele está espalhado pelo estado”, pontuou Jefferson.

Outras seis cidades também receberam o Festival neste sábado, sendo Barra do Garças, Brasnorte, Canarana, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande.

Realizado em todos os Estados do país, a iniciativa oferece vivências em modalidades paralímpicas a crianças e jovens que tenham entre 7 e 17 anos. A experimentação paradesportiva também é uma possibilidade para aqueles que não tem deficiência, desde que estejam na mesma faixa etária, e podendo chegar a 20% dos participantes.

Divulgação: SECEL

A presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Jandira Andrade, esteve no local e disse que o esporte é uma das principais ferramentas de inclusão.

“Esse espaço de convivência esportiva onde a gente vê alunos com e sem deficiência e seus familiares é um movimento de suma importância. Por meio do esporte, podem sair daqui hoje valiosos esportistas que vão lutar e representar nosso Estado e, quem sabe, o Brasil no cenário mundial”, afirma a presidente.

Mãe de Luiz Gabriel de 17 anos, que tem síndrome de down, Renata Duarte fala sobre a importância da interação do filho com as pessoas que não tem deficiência.

“É bom que ele tenha essa interação e se sinta incluído na sociedade. A prática esportiva ajuda a desenvolver e ele ama esporte, ama futebol e ter a possibilidade de ter o contato com outros tipos de modalidade é fundamental. Hoje, ele conheceu o tênis de mesa e o arco e flecha, e pelo jeito amou. Está curtindo ao máximo”, afirma Renata.

O voluntário Erison Ronaldo, técnico da Associação Arco e Flecha Cuiabá, contemplada pelo programa Pontos de Esporte e Lazer destaca o trabalho do Estado em organizar ações que incentivam o esporte adaptado.

“Tanto o apoio do poder público em eventos como esse, quanto por meio de editais é de tamanha importância, porque a gente vê a necessidade dessas crianças estarem praticando esporte e se integrando na sociedade. Com esses incentivos conseguimos avançar e trazer mais participantes e resultados para o nosso Estado”, ressalta Erison.

A programação contou com vivências nas modalidades paralímpicas de atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, tênis de mesa e vôlei sentado.

Divulgação: SECEL

Festival Paralimpico

Em 2023, o Festival Paralímpico está sendo realizado em duas etapas, sendo que a primeira ocorreu em maio e reuniu mais de 21 mil participantes em todo o país. A edição realizada em setembro faz referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21.09) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22.09).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa

Publicados

em


A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança isolada do Grupo C. Após a vitória tranquila por 3 a 0 sobre a Escócia na última quarta-feira, a Seleção Brasileira já conhece seu próximo desafio: o Japão será o adversário no início da fase eliminatória.

O embate decisivo entre brasileiros e japoneses está agendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). A partida terá como palco o NRG Stadium, localizado em Houston, no Texas. Com o desenho do chaveamento avançando, o Brasil também já vislumbra o horizonte das quartas de final. Caso supere os asiáticos, a Seleção enfrentará o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega, que se enfrentam no dia 30 de junho.

Enquanto o Brasil se posiciona em um lado da tabela, a França também assegurou sua permanência no torneio com autoridade. Ao vencer a Noruega por 4 a 1, os franceses garantiram o topo do Grupo I e foram destinados à outra metade da chave. Nesse caminho oposto ao brasileiro, a França aguarda a definição dos melhores terceiros colocados e pode ter um clássico europeu contra a Alemanha logo nas oitavas de final.

Até o momento, a competição já conta com 18 seleções matematicamente garantidas na fase de mata-mata. Além dos países-sede — Canadá, Estados Unidos e México —, potências tradicionais como Argentina, Alemanha, Holanda e a própria França seguem na disputa pelo título. Também já asseguraram suas vagas as seleções da África do Sul, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos, Suécia, Equador e Austrália, além de Japão, Costa do Marfim e Noruega, que seguem vivos na busca pela taça mundial.

Fonte: Esportes



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA