confira os demais premiados

Atletas Ana Sátila e Kaike Angelim são vencedores do Prêmio Sabino Albertão 2024

Premiação contou com a presença do governador Mauro Mendes, e da primeira-dama Virgínia Mendes

Publicado em

Esporte

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Ana Sátila, da canoagem, e Kaike Angelim, do judô paradesportivo, venceram as categorias “Atleta do Ano”  e “Paratleta do Ano”, respectivamente, do Prêmio Sabino Albertão 2024, que celebra os destaques esportivos do Estado. A cerimônia da premiação ocorreu nesta terça-feira (17.12), em Cuiabá, e contou com a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e de atletas de Mato Grosso que competiram nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024.

“Quero render as minhas homenagens a todos aqueles que fazem parte do esporte em todas as suas dimensões e modalidades. Mas acima de tudo, render a minha homenagem ao secretário Davi e a todos os profissionais da Secel. Tudo que estamos fazendo nos dá certeza de que nós teremos um próximo ano de muitas realizações para o esporte mato-grossense”, declarou o governador Mauro Mendes.

A premiação consagrou a canoísta Ana Sátila como Atleta do Ano. A esportista começou a remar em Primavera do Leste e, nas Olimpíadas deste ano, se tornou símbolo de resistência com inúmeras participações em três provas diferentes da canoagem.

“Eu fico muito feliz de estar aqui celebrando esse momento. Tudo o que eu conquistei na minha carreira foi com o apoio e suporte de muita gente no Estado. Mato Grosso está diretamente envolvido na minha história”, destacou a atleta.

O prêmio Paratleta do Ano ficou com Kaique Angelim, que foi vice-campeão mundial de jiu-jitsu paradesportivo em Abu Dhabi, nos Emirados Unidos, neste ano. O esportista de Cuiabá também recebeu o Troféu de Atleta Superação da competição mundial.

“O prêmio de Paratleta do Ano se torna muito mais forte porque agrega todos esses outros títulos e também a minha história. Retornei aos esportes com medalhas em uma modalidade na qual eu já era campeão mundial, apenas dois anos após sofrer um acidente e tendo que praticar de uma outra forma. Então eu estou muito feliz e grato”, expressou Kaike.

Homenageados especiais

Além dos premiados nas 11 categorias esportivas, o evento homenageou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, com o troféu “Amigo do Esporte”. O tributo especial busca reconhecer a contribuição de personalidades ou instituições ao desenvolvimento esportivo mato-grossense.

Também foram homenageados os medalhistas olímpicos e paralímpicos Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga. Os três esportistas de Mato Grosso entraram para o Hall da Fama da premiação por ajudarem a levar o nome do Estado ao cenário esportivo nacional e internacional.

Com o tema “Heróis Olímpicos”, a edição do evento deste ano celebra ainda os demais atletas de Mato Grosso convocados para as Olimpíadas e Paralimpíadas 2024. Ao todo, nove esportistas do Estado participaram das duas maiores competições do planeta, e por isso, foram agraciados ainda com o Prêmio Olímpico do Governo de Mato Grosso (saiba mais aqui) 

“Agradeço ao governo Mauro Mendes por todo investimento que possibilita tantas comemorações no esporte. Essa premiação é para a gente comemorar o que aconteceu em 2024, e se inspirar para 2025”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura. 

Confira todos os vencedores do Prêmio Sabino Albertão 2024:

  • Atleta do Ano: Ana Sátila – canoagem
  • Paratleta do Ano: Kaike Angelim – jiu jitsu
  • Técnico do Ano: Sivirino Souza – atletismo
  • Time do Ano: Vôlei Alta Floresta (VAF)
  • Gestor Esportivo: Claudécio de Oliveira – Alta Floresta
  • Comunicador Esportivo: Camila Ribeiro – Rádio CBN
  • Mídia Esportiva: Tv Centro América
  • Federação Esportiva: Federação de Motociclismo de Mato Grosso
  • Projeto Social: Jiu Jitsu Rotam
  • Projeto Paralímpico: Associação Mato-grossense de Jiu Jitsu Paradesportivo – Barra do Garças
  • Projeto de Iniciação Esportiva: Escolinha de Futebol do Profeta – Cuiabá
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa

Publicados

em


A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança isolada do Grupo C. Após a vitória tranquila por 3 a 0 sobre a Escócia na última quarta-feira, a Seleção Brasileira já conhece seu próximo desafio: o Japão será o adversário no início da fase eliminatória.

O embate decisivo entre brasileiros e japoneses está agendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). A partida terá como palco o NRG Stadium, localizado em Houston, no Texas. Com o desenho do chaveamento avançando, o Brasil também já vislumbra o horizonte das quartas de final. Caso supere os asiáticos, a Seleção enfrentará o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega, que se enfrentam no dia 30 de junho.

Enquanto o Brasil se posiciona em um lado da tabela, a França também assegurou sua permanência no torneio com autoridade. Ao vencer a Noruega por 4 a 1, os franceses garantiram o topo do Grupo I e foram destinados à outra metade da chave. Nesse caminho oposto ao brasileiro, a França aguarda a definição dos melhores terceiros colocados e pode ter um clássico europeu contra a Alemanha logo nas oitavas de final.

Até o momento, a competição já conta com 18 seleções matematicamente garantidas na fase de mata-mata. Além dos países-sede — Canadá, Estados Unidos e México —, potências tradicionais como Argentina, Alemanha, Holanda e a própria França seguem na disputa pelo título. Também já asseguraram suas vagas as seleções da África do Sul, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos, Suécia, Equador e Austrália, além de Japão, Costa do Marfim e Noruega, que seguem vivos na busca pela taça mundial.

Fonte: Esportes



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA