CUIABÁ

Mais de 1.900 estudantes e atletas participam da 2ª edição dos Jogos das Escolas Militares de MT

Nesta edição, participam estudantes de 18 cidades de Mato Grosso, que vão competir em diferentes modalidades de esportes

Publicado em

Educação

Créditos - Wesley Rodrigues
Mais de 1.900 estudantes e atletas participam da 2ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Militares de MT. A abertura da competição foi realizada na manhã deste sábado (12.08), na ala externa da Arena Pantanal, em Cuiabá. A competição é uma parceria entre a Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Os jogos fazem parte das Políticas Públicas do Programa Educação 10 anos, que tem como objetivo colocar a Rede Estadual de Ensino entre as 5 melhores do país.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou o comprometimento dos estudantes e a importância de estimular os jovens a realizar disputas saudáveis e praticar esportes.

“Gostaria de parabenizar a união dos estudantes e o comprometimento em participar e se dedicar diante dessa prática. Essa é uma ação que contribui para a formação integral destes jovens, promovendo valores essenciais para sua vida pessoal, educacional e profissional no futuro. Nada disso seria possível sem o esforço dos profissionais que atuam fazendo a diferença nas comunidades escolares”, afirmou.

Para a comandante adjunta da Polícia Militar de Mato Grosso, Franciane Siqueira, o entusiasmo das 26 unidades escolares presentes e a participação dos jovens é importante para o sucesso dos jogos. “Esse evento é decorrente da união de esforços que visa promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos estudantes”, disse.

O secretário adjunto de Esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, expôs sua felicidade em ver os mais de 1.900 estudantes e atletas participando da abertura. “Eu vivenciei o esporte por muito tempo e conheço a importância, bem como o poder de transformação na vida desses jovens que ele proporciona”, contou.

SECOM/MT

Para a jovem Lara Costa Gomes, da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá, o campeonato é responsável por estimular o interesse pelas boas práticas. “Os jogos estudantis estimulam o nosso desenvolvimento em sala de aula e a nossa capacidade cognitiva como atletas. Além de contribuir no preparo físico, o esporte também atua na nossa disciplina e no foco ao desenvolver atividades educacionais”, explicou.
A percepção de desempenho educacional é a mesma para a estudante Cecília Carvalho, também da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá. Segundo ela, que participou da 1º edição dos jogos, em 2022, a equipe poderá mostrar que agora está ainda mais preparada. “Além da diversão e da troca de experiência, nós enxergamos uma possibilidade enorme de testar nossos rendimentos. Esse ano, esperamos contribuir ainda mais nas disputas, trabalhando os erros que tivemos na minha equipe no passado e corrigindo-os agora”, completou.

Para o jovem André Santi Bauer, da Escola Militar Tiradentes Cabo Antonio Dilceu Da Silva Amaral de Sorriso, a abertura do evento motiva os jovens a fazerem o seu melhor. “Eu participei da 1ª edição dos jogos e posso destacar como ficamos emocionados com a beleza envolvida nesse acolhimento. Estamos ainda mais motivados a continuar participando, pois, além de incentivar a prática esportiva, o evento fortalece valores como trabalho em equipe, espírito esportivo e respeito mútuo”, finalizou.

Participaram da cerimônia, a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal Gisela Simona, representantes e oficiais da secretaria de Segurança Pública e secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além dos representantes do legislativo estadual e legislativo municipal.

Competição

A 2ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Militares de Mato Grosso será realizada entre os dias 12 e 19 de agosto, divididos em seis modalidades de esporte, sendo futsal, basquete, vôlei, handebol, corrida de revezamento, pega-ladrão e xadrez.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeitura convoca 166 candidatos aprovados para cargos de pedagogo

Estão sendo chamados os aprovados para a função de pedagogo, com lotação em unidades educacionais de todas as regionais e do campo

Publicados

em

Foto: Secom-Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou  os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva (Edital nº 12/2024/GS/SME), publicado na Gazeta Municipal nº 937, de 27 de agosto de 2024. Os convocados atuarão nas unidades educacionais da rede municipal no ano letivo de 2025.

 Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 31 de janeiro de 2025, seguindo as datas e horários estabelecidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição de vagas.

Orientações

Os aprovados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não apresentar toda a documentação exigida será eliminado, sem possibilidade de segunda chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado na sequência.

Os documentos a serem apresentados, conforme os editais, são RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), conta corrente no Banco do Brasil (caso possua), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar (Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

A Secretaria Municipal de Educação informa que o candidato que chegar atrasado e tiver seu nome chamado será realocado para o final da lista. Caso compareça em horário diferente do estabelecido, será eliminado do certame, conforme item 13.3 do edital.

Os candidatos convocados devem realizar o exame admissional no local de sua preferência, desde que o laudo contenha a especificação do cargo e a aptidão para o exercício da função.

Processo Seletivo

O processo seletivo, realizado em 2024, ofertou 2.015 vagas para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os profissionais atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal, substituindo servidores efetivos e atendendo a necessidades temporárias de excepcional interesse público.

Secom- Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA