VÁRZEA GRANDE

Grupos de crianças e idosos realizam atividades para comemorar o Dia da Árvore

No polo Vila Artur, as crianças colocaram a mão na massa e realizaram imagens a partir da arte de modelar, além de pinturas e colagens de elementos da natureza.

Publicado em

Educação

Foto: SECOM VG

O Dia da Árvore,  comemorado no Brasil ontem (21 de setembro), tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Para festejar a data, as crianças que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – de todos os polos de atuação – foram estimuladas a usar a imaginação e, a partir de pinturas, colagens com papel crepom, dentre materiais recicláveis, criar paisagens relacionadas ao tema.

“Muito mais que um ato simbólico de plantar uma árvore, é importante que todos saibam que esta é imprescindível para a vida humana.  É importante também que todos tenham consciência da importância que as árvores têm para o planeta e que a sua preservação é necessária. É preciso que haja mudanças de posturas e estamos trabalhando neste sentido, orientando as nossas crianças e que os nossos atos acabam comprometendo outras gerações”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, assegurando que o desmatamento tem sérias consequências para o meio ambiente.

As crianças do polo do Jardim Primavera participaram de roda de conversa e tiveram orientações sobre os cuidados com as árvores e a importância que esta tem para as nossas vidas.

SECOM/VG

No polo Jardim Alá foi realizada a ação de abraço a árvore e orientações sobre o dia da árvore, além de painel com pinturas e colagens de folhas em papel.

No polo Alameda, os integrantes do Serviço de Convivência debateram a importância da árvore para o clima. Eles também trabalharam realizando artes a partir de elementos recicláveis.

No polo Vila Artur, as crianças colocaram a mão na massa e realizaram imagens a partir da arte de modelar, além de pinturas e colagens de elementos da natureza.

SECOM/VG

Já no polo Ikaraí, os idosos do bairro, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fizeram quadro sobre a primavera com rolinhos de papel. Já no CRAS unidade Cristo Rei as atividades foram realizadas com os grupos de crianças e idosos. A ação teve por propósito unir os grupos e estimular a integração e criatividade das crianças e do grupo da melhor idade.

SECOM/VG

CURIOSIDADE: O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Assim, na Alemanha, o Dia da Árvore é comemorado dia 25 de abril. Na Polônia, é comemorado no dia 10 de outubro. Na Tanzânia, no dia 1 de janeiro. No Brasil, o decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabelece que o Dia da Árvore deverá ser substituído pela Festa Anual das Árvores.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeitura convoca 166 candidatos aprovados para cargos de pedagogo

Estão sendo chamados os aprovados para a função de pedagogo, com lotação em unidades educacionais de todas as regionais e do campo

Publicados

em

Foto: Secom-Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou  os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva (Edital nº 12/2024/GS/SME), publicado na Gazeta Municipal nº 937, de 27 de agosto de 2024. Os convocados atuarão nas unidades educacionais da rede municipal no ano letivo de 2025.

 Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 31 de janeiro de 2025, seguindo as datas e horários estabelecidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição de vagas.

Orientações

Os aprovados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não apresentar toda a documentação exigida será eliminado, sem possibilidade de segunda chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado na sequência.

Os documentos a serem apresentados, conforme os editais, são RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), conta corrente no Banco do Brasil (caso possua), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar (Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

A Secretaria Municipal de Educação informa que o candidato que chegar atrasado e tiver seu nome chamado será realocado para o final da lista. Caso compareça em horário diferente do estabelecido, será eliminado do certame, conforme item 13.3 do edital.

Os candidatos convocados devem realizar o exame admissional no local de sua preferência, desde que o laudo contenha a especificação do cargo e a aptidão para o exercício da função.

Processo Seletivo

O processo seletivo, realizado em 2024, ofertou 2.015 vagas para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os profissionais atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal, substituindo servidores efetivos e atendendo a necessidades temporárias de excepcional interesse público.

Secom- Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA