VÁRZEA GRANDE

Escolas da rede municipal de Várzea Grande são condecoradas pelo Governo do Estado na 2ª edição do Educa MT

Dez escolas da rede municipal de Várzea Grande foram reconhecidas em duas categorias pelo próprio governador Mauro Mendes. As unidades vão receber cerca de R$ 370 mil para investir em melhorias, equipamentos e novas ferramentas para o ensino.

Publicado em

Educação

Foto: SECOM VG

Dez escolas da rede municipal de Várzea Grande foram condecoradas na 2ª edição do Programa Educa MT, promovido pelo Governo de Mato Grosso. A entrega da premiação pelo próprio governador Mauro Mendes ocorreu na manhã de terça-feira, 06/06, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

As escolas municipais de Educação Básica – EMEB Dr. Gabriel Muller, Profª Marilce Benedita de Arruda, Vereador Zeno de Oliveira, Ana Francisca de Barros, Júlio Domingos de Campos, Faustino Antônio da Silva, Honorato Pedroso de Barros, Antônio Joaquim de Arruda e Ruth Martins Santana, foram reconhecidas na categoria ‘Desempenho na Aprendizagem’ e a EMEB Lenine de Campos Póvoas recebeu o prêmio por ‘Equidade’.

Ao todo, as escolas de Várzea Grande irão receber cerca de R$ 370 mil para investir em melhorias, equipamentos e novas ferramentas para o ensino. Para o secretário Silvio Fidelis, a premiação das escolas de Várzea Grande é o resultado do esforço coletivo de gestores, coordenadores e professores, empenhados em fazer uma Educação de excelência no município. Fidelis destacou também o apoio irrestrito do prefeito Kalil Baracat, do vice-prefeito José Hazama e de todos os vereadores da Câmara Municipal que juntos estão trabalhando com empenho para que o município possa conquistar mais prêmios e reconhecimento pelos avanços alcançados na Educação municipal.

O Governo de Mato Grosso entregou recursos na ordem de R$ 5,5 milhões a 100 escolas vencedoras da 2ª edição do Prêmio Educa MT. Outras 100 escolas também receberam R$ 2,7 milhões como apoio financeiro para desenvolvimento de boas práticas em sala de aula, totalizando R$ 8,2 milhões investidos como incentivo para que melhorem os seus resultados de alfabetização. Na ocasião, também houve o reconhecimento dos 15 professores que mais alfabetizaram com equidade em cada uma das Diretorias Regionais de Educação.

“Estou muito orgulhoso do trabalho que os professores, gestores e demais profissionais da educação desempenham no dia a dia das nossas escolas”, destacou o governador Mauro Mendes. Ele lembrou que, até 2032, a rede estadual de educação de Mato Grosso deverá ser uma das dez melhores avaliadas do país.

“Quero que cada professor tenha orgulho de dizer que fez parte dessa história. Educação se faz com colaboração e, nesse ponto, a participação dos municípios nos anos iniciais é fundamental. Foi com essa colaboração que começamos a mudar o jogo e vamos muito além do que já fizemos”, comemorou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também enalteceu a participação dos servidores na melhora dos índices educacionais. “Na alfabetização e letramento, o professor é a peça fundamental e reconhecemos esse valor. É o responsável por desenvolver as práticas pedagógicas que, inclusive, vão além da sala de aula”.

Segundo Porto, o Prêmio Educa MT, que integra uma das ações do Programa Alfabetiza MT, reafirma o compromisso do Governo com o regime de colaboração e também com o zelo pela alfabetização na idade certa, até os sete anos de idade, de todas as crianças mato-grossenses. “Alfabetizamos 35.045 crianças, o que corresponde a 77% dos estudantes matriculados e alfabetizados na idade certa”, completa Alan.

Ele reforça que um dos objetivos da premiação é estabelecer uma rede de colaboração e compartilhamento de boas práticas e bom desempenho na alfabetização das redes públicas de ensino, envolvendo todos os municípios. “Por isso, governador, afirmo que o senhor tomou acertadamente a decisão de implementar o Alfabetiza MT”.

Outro destaque de Várzea Grande foi a participação da Banda Municipal, que animou o evento, tocando por mais de 3 horas vários ritmos do seu eclético repertório.

Também participaram da solenidade a senadora Margareth Buzetti, os deputados federais Fábio Garcia e Abílio Brunini, o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, a secretária de Comunicação, Laice Souza, os secretários adjuntos da Seduc, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFMT, Adelmo Carvalho e o diretor executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda. Ainda, Cassyra Vuolo, da Comissão de Educação do Tribunal de Contas, e Adriana Tomazoni, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), além de outras autoridades.

SECOM/VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeitura convoca 166 candidatos aprovados para cargos de pedagogo

Estão sendo chamados os aprovados para a função de pedagogo, com lotação em unidades educacionais de todas as regionais e do campo

Publicados

em

Foto: Secom-Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou  os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva (Edital nº 12/2024/GS/SME), publicado na Gazeta Municipal nº 937, de 27 de agosto de 2024. Os convocados atuarão nas unidades educacionais da rede municipal no ano letivo de 2025.

 Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 31 de janeiro de 2025, seguindo as datas e horários estabelecidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição de vagas.

Orientações

Os aprovados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não apresentar toda a documentação exigida será eliminado, sem possibilidade de segunda chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado na sequência.

Os documentos a serem apresentados, conforme os editais, são RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), conta corrente no Banco do Brasil (caso possua), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar (Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

A Secretaria Municipal de Educação informa que o candidato que chegar atrasado e tiver seu nome chamado será realocado para o final da lista. Caso compareça em horário diferente do estabelecido, será eliminado do certame, conforme item 13.3 do edital.

Os candidatos convocados devem realizar o exame admissional no local de sua preferência, desde que o laudo contenha a especificação do cargo e a aptidão para o exercício da função.

Processo Seletivo

O processo seletivo, realizado em 2024, ofertou 2.015 vagas para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os profissionais atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal, substituindo servidores efetivos e atendendo a necessidades temporárias de excepcional interesse público.

Secom- Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA