VÁRZEA GRANDE

Crianças e adolescentes são orientados sobre importância da campanha “Faça Bonito”

Comemorada no último dia 18 de maio, a data faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em

Educação

SECOM/VG

Todos os polos que contam com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Várzea Grande, têm promovido uma série de programações em torno da Campanha ‘Faça Bonito’, comemorada no último dia 18 de maio, e que faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

“Este ainda é um assunto nada fácil de lidar, porém é necessário que seja debatido, em casa, nas escolas e também nos grupos de convivência, no sentido de orientar nossas crianças para que conheçam as diferentes formas de abuso sexual e, o mais importante, que comuniquem as pessoas de seu convívio se por ventura vier a sofrer qualquer tipo de violação. Essa é uma prática inadmissível, inconcebível e revoltante, e é responsabilidade de todos nós lutarmos pelas nossas crianças”, respaldou a secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira.

Ela lembra que neste ano, a campanha completa 23 anos de luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “A data é resultado de uma conquista dos órgãos de defesa da criança e do adolescente e lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES), quando tinha apenas 8 anos. O caso até hoje não foi solucionado”.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, explica que os grupos de Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos trabalham ao longo do ano com diversas temáticas e cada grupo faz a abordagem do tema de acordo com a metodologia proposta. “Algumas orientadoras sociais discutiram o tema em rodas de conversas, outras elaboraram materiais didáticos explicando as formas de violência, já outras até fizeram a confecção da flor que simboliza a data 18 de maio, além de apresentação de músicas que também fazem alusão à data”, informou a coordenadora.

Ela destacou ainda que não importa a forma como o tema será abordado, mas a necessidade de falar sobre essa questão que aflige a todos nós. “E as nossas orientadoras estão fazendo um importante trabalho no sentido de orientar as nossas crianças e adolescentes e, buscando junto às famílias, o fortalecimento dessas ações, que devem ser praticadas em casa, com o fortalecimento dos vínculos familiares”.

AÇÕES – No polo 23 de Setembro as crianças que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de roda de conversa em torno a data 18 de maio, ficaram sabendo do caso ocorrido com a menina Araceli, e também fizeram a confecção da flor símbolo da campanha. Elas foram orientadas a prevenir e a pedir ajuda. A orientadora Dayane Freitas Silva também apresentou a música ‘O seu corpo é um tesourinho’.

SECOM/VG

No polo Vila Arthur, a orientadora Renita Borges Barros, trabalhou com a confecção da flor símbolo do Faça Bonito, roda de conversas, criação de painel e realizou também a entrega de panfletos na comunidade. A ação teve por objetivo, conscientizar as pessoas sobre a gravidade deste tema e da responsabilidade que todos têm na segurança e proteção às nossas crianças.

Já a orientadora Carina Soares de Jesus trabalhou com as crianças dos polos Serra Dourada e Jardim Alá, um painel do Semáforo do Toque, onde foram demonstradas as partes do corpo da criança que não devem ser tocadas.

SECOM/VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeitura convoca 166 candidatos aprovados para cargos de pedagogo

Estão sendo chamados os aprovados para a função de pedagogo, com lotação em unidades educacionais de todas as regionais e do campo

Publicados

em

Foto: Secom-Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou  os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva (Edital nº 12/2024/GS/SME), publicado na Gazeta Municipal nº 937, de 27 de agosto de 2024. Os convocados atuarão nas unidades educacionais da rede municipal no ano letivo de 2025.

 Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 31 de janeiro de 2025, seguindo as datas e horários estabelecidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição de vagas.

Orientações

Os aprovados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não apresentar toda a documentação exigida será eliminado, sem possibilidade de segunda chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado na sequência.

Os documentos a serem apresentados, conforme os editais, são RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), conta corrente no Banco do Brasil (caso possua), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar (Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

A Secretaria Municipal de Educação informa que o candidato que chegar atrasado e tiver seu nome chamado será realocado para o final da lista. Caso compareça em horário diferente do estabelecido, será eliminado do certame, conforme item 13.3 do edital.

Os candidatos convocados devem realizar o exame admissional no local de sua preferência, desde que o laudo contenha a especificação do cargo e a aptidão para o exercício da função.

Processo Seletivo

O processo seletivo, realizado em 2024, ofertou 2.015 vagas para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os profissionais atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal, substituindo servidores efetivos e atendendo a necessidades temporárias de excepcional interesse público.

Secom- Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA