VÁRZEA GRANDE

Alunas da rede municipal participam da abertura da campanha Maio Amarelo do Detran-MT

Ao longo do mês de maio serão realizadas diversas ações em Cuiabá e Várzea Grande, como palestras e abordagens educativas

Publicado em

Educação

Foto: SECOM VG

Alunas da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC realizaram apresentação da peça teatral: “EITA! Sonho ou Realidade?” no lançamento oficial da campanha Maio Amarelo 2023: “No trânsito, escolha a vida! ” do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e demais instituições que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.

O espetáculo teatral apresentado pelas alunas de Várzea Grande tem como enfoque a importância da obediência às placas de sinalização para a redução de acidentes. A peça foi vencedora na categoria infanto-juvenil do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) em 2022.

A diretora de Conformidade Legal e Educação para o Trânsito do Detran-MT, Adriana da Cunha Carnevale, destacou em sua fala, a complexidade do trânsito e a importância do envolvimento da engenharia, educação e fiscalização para um trânsito mais seguro.

“O movimento Maio Amarelo é uma oportunidade para intensificarmos nossas ações de sensibilização para um trânsito mais seguro e de tolerância. As mortes e lesões no trânsito são um problema de saúde pública. No Brasil, o trânsito mata mais de 33 mil pessoas ao ano, interrompendo vidas, sonhos e famílias. Cerca de 90% dos sinistros de trânsito são causados pelo fator humano que poderiam ser evitados, como a ultrapassagem indevida, excesso de velocidade, ingestão de bebida alcoólica e direção, uso do celular enquanto dirige, o não uso do cinto de segurança, dentre outros”, destacou.

Adriana lembrou ainda do compromisso firmado pelo Governo do Estado em setembro de 2022 com a adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) em Mato Grosso. Pelo plano são tratadas ações e estratégias para direcionar investimentos visando o cumprimento da meta de redução de, no mínimo, 50% das mortes no trânsito até o ano de 2028.

Durante a solenidade de lançamento da campanha Maio Amarelo, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, Kellen Arthur Preza Nogueira, destacou a importância do envolvimento da sociedade e instituições para a construção de um trânsito melhor para todos.

“Falar de trânsito não é apenas falar de acidente, é falar de segurança pública. O grande desafio da PRF diariamente é enfrentar a falta de sensibilização do motorista de entender que há uma grande diferença entre uma via pública municipal e uma rodovia. O fluxo de veículos tem uma dinâmica diferente. O desafio de reduzir os sinistros de trânsito é muito grande. Envolve tecnologia, legislação e todo o poder público com a integração das forças de segurança para que possamos sensibilizar as pessoas através de campanhas como o Maio Amarelo”, declarou.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente coronel PM Monalisa Furlan Toledo, falou da intensificação das ações de prevenção a acidentes durante a campanha Maio Amarelo e também sobre o trabalho realizado pelo GGI com enfoque na fiscalização e prevenção.

“Temos a Câmara Temática de Trânsito, que tem uma atuação significativa em todo Estado. Ao longo dos últimos três anos realizamos um trabalho forte e integrado atuando na fiscalização de trânsito e também na prevenção aos crimes e acidentes. Realizamos também este ano, nos municípios em que fizemos operação Lei Seca, ações preventivas e educativas, porque entendemos que o objetivo maior é a preservação de vidas. Precisamos atuar não somente na fiscalização, mas, principalmente, na sensibilização das pessoas, levando essa mensagem de educação no trânsito”, disse.

 

Maio Amarelo

O objetivo do movimento mundial é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, promovendo o engajamento de todos em prol da construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito para a redução de sinistros.

Para trabalhar essa sensibilização em Mato Grosso, ao longo do mês de maio serão realizadas diversas ações, como palestras com estudantes do ensino médio, motoristas profissionais, em empresas, abordagens educativas com pit stop em avenidas de grande fluxo de veículos em Cuiabá e Várzea Grande com maiores índices de sinistros, entre outras ações.

As atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso estão sendo desenvolvidas pelo Detran-MT em parceria com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Guarda Municipal de Várzea Grande e outras instituições públicas e privadas que atuam no trânsito.

SECOM/VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeitura convoca 166 candidatos aprovados para cargos de pedagogo

Estão sendo chamados os aprovados para a função de pedagogo, com lotação em unidades educacionais de todas as regionais e do campo

Publicados

em

Foto: Secom-Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou  os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva (Edital nº 12/2024/GS/SME), publicado na Gazeta Municipal nº 937, de 27 de agosto de 2024. Os convocados atuarão nas unidades educacionais da rede municipal no ano letivo de 2025.

 Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 31 de janeiro de 2025, seguindo as datas e horários estabelecidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição de vagas.

Orientações

Os aprovados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não apresentar toda a documentação exigida será eliminado, sem possibilidade de segunda chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado na sequência.

Os documentos a serem apresentados, conforme os editais, são RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), conta corrente no Banco do Brasil (caso possua), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar (Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

A Secretaria Municipal de Educação informa que o candidato que chegar atrasado e tiver seu nome chamado será realocado para o final da lista. Caso compareça em horário diferente do estabelecido, será eliminado do certame, conforme item 13.3 do edital.

Os candidatos convocados devem realizar o exame admissional no local de sua preferência, desde que o laudo contenha a especificação do cargo e a aptidão para o exercício da função.

Processo Seletivo

O processo seletivo, realizado em 2024, ofertou 2.015 vagas para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os profissionais atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal, substituindo servidores efetivos e atendendo a necessidades temporárias de excepcional interesse público.

Secom- Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA