Economia

Prefeitura de Sinop e Governo de Mato Grosso avançam na organização do Conecta Avistar MT com visita técnica

Publicado em

Economia


A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizaram nesta quarta-feira (22) uma visita técnica para o planejamento do Conecta Avistar Mato Grosso. A ação teve como objetivo definir os espaços que receberão a programação do evento, previsto para outubro, em Sinop.

Realizado em parceria com a Avistar, considerada uma das principais referências nacionais em observação de aves e turismo de natureza, o Conecta Avistar Mato Grosso contará com palestras, oficinas, passarinhadas, atividades de educação ambiental e ações voltadas à valorização da biodiversidade. Esta será a primeira edição do formato Conecta Avistar realizada fora do estado de São Paulo.

A visita técnica também reforçou o potencial de Sinop para o turismo de observação da vida silvestre. Localizado em uma área de transição entre Amazônia e Cerrado, o município reúne uma das maiores biodiversidades do país e ocupa posição de destaque entre os principais destinos brasileiros para observação de aves. Atualmente, Sinop contabiliza 586 espécies de aves registradas na plataforma WikiAves, com mais de 16 mil registros realizados por observadores.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que o Conecta Avistar MT busca fortalecer o turismo de natureza em toda a região norte de Mato Grosso. “Para nós, é uma grande honra sediar esse evento e mostrar tudo aquilo que o nosso município tem a oferecer. Sinop está em uma área de transição entre Amazônia e Cerrado e é o quinto município do Brasil com o maior número de espécies de aves. Assim como Sinop, temos inúmeros outros municípios da região norte que também possuem potencial para o birdwatching e para o desenvolvimento do ecoturismo. Esse evento também traz conhecimento e orientação para que outros municípios compreendam a grandiosidade do ecoturismo”, disse.

A diretora também acrescentou que o evento fortalecerá a imagem de Sinop como destino de ecoturismo e observação da vida silvestre. “Este evento ganha um significado ainda mais especial por ser a primeira vez que a Avistar realiza uma edição fora do estado de São Paulo, reconhecendo o enorme potencial ambiental que nossa região possui. Ao sediar este encontro, fortalecemos nosso posicionamento como destino estratégico para o ecoturismo e a observação da fauna, atividades que aliam conservação ambiental, geração de renda e desenvolvimento sustentável. É também uma oportunidade para apresentar ao Brasil e ao mundo toda a riqueza natural que faz de Sinop uma referência na Amazônia mato-grossense”, destacou.

O secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luis Carlos Nigro, explicou que a visita técnica permitiu conhecer os espaços que poderão receber as atividades do evento. “Realizamos essa visita técnica para conhecer os locais que poderão receber, em outubro, o Conecta Avistar. Trata-se de um evento muito importante, que demonstra a preocupação de Mato Grosso e de Sinop com a preservação ambiental. Será um evento histórico para Sinop e marcará a cidade por muitos anos. Fico muito feliz por contar com o apoio da Prefeitura de Sinop, da diretora de Turismo e do prefeito, que têm contribuído para que possamos realizar esse grande evento”, explicou.

Segundo o secretário-adjunto, o evento também contribuirá para ampliar a visibilidade dos atrativos naturais do município. “Muitas vezes as pessoas pensam que Sinop é apenas agronegócio, mas encontramos uma realidade diferente. O município possui diversos atrativos naturais e inúmeras oportunidades para o turismo, especialmente na observação de aves. Sinop é muito rica na fauna e representa muito bem Mato Grosso nesse segmento”, afirmou.

O Conecta Avistar Mato Grosso ocorrerá em outubro e deve reunir observadores de aves, pesquisadores, fotógrafos de natureza, estudantes, empreendedores e profissionais ligados ao turismo e à conservação ambiental.



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

Estudo mostra necessidade de proteger soja para evitar perdas

Publicados

em


Estudo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Croplife Brasil, associação que reúne empresas de biotecnologia, melhoramento genético e defensivos agrícolas, mostrou que as lavouras de soja no país teriam perdas de até 55% na produtividade, caso não fossem protegidas contra pragas, doenças e ervas daninhas.

De acordo com a pesquisa, uma redução da produção poderia causar impactos negativos na economia brasileira e nos preços de produtos ao consumidor. 

No entanto, o uso de defensivos químicos é um método de proteção controverso, uma vez que algumas substâncias usadas para o manejo fitossanitário são nocivas ao meio ambiente e à saúde humana, segundo levantamento publicado por elo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A soja, segundo o Ipea, responde, junto com o milho e a cana-de-açúcar, por 76% do consumo de agrotóxicos no Brasil.

Doenças nas lavouras

O estudo feito pela Universidade Federal de Viçosa trabalhou com simulações envolvendo quatro doenças (entre elas a ferrugem-asiática e a mancha-alvo), cinco pragas (como a mosca-branca) e nove plantas daninhas.

Os pesquisadores analisaram três cenários, lavouras sem qualquer controle, com controle parcial (que garantiria até 40% de proteção da plantação) e com controle ótimo (80% de proteção).

A universidade estimou que, com controle ótimo, a produtividade por hectare pode chegar a 72 sacas. O controle parcial garantiria uma produtividade de 52 sacas, ou seja, 28% a menos que o controle ótimo. Sem qualquer controle, seria de apenas 32 sacas, o que significa uma perda de 55%.

Com isso, de acordo com o estudo, para compensar as perdas com a falta de controle fitossanitário, seria necessário plantar uma área adicional de 33,5 milhões de hectares, ou seja, quase do tamanho do estado de Goiás. A perda média, em cenário sem manejo (na comparação), chegaria a 121,3 milhões de toneladas, com um valor estimado de R$ 223,5 bilhões. 

Com o cenário de controle ótimo, a receita brasileira simulada com exportações de soja chega a US$ 44,2 bilhões. Sem controle, recua para US$ 26,6 bilhões, uma diferença potencial de US$ 17,6 bilhões por safra, segundo o estudo.

A redução da oferta poderia gerar uma alta estimada no preço da soja de até 49%.

Haveria, com isso, um aumento de cerca de 0,26 ponto percentual na inflação oficial, medida pelo IPCA, uma vez que a alta da soja teria impactos nos preços de produtos como óleo, leite e ovos.

“Essa redução da produtividade da soja, lá no produtor, acaba tendo um impacto significativo no preço da soja e na disponibilidade dos produtos no mercado final, por exemplo, de óleo de soja e do farelo, que é um subproduto da soja. Consequentemente, ia ter uma mudança no preço da carnes, carnes de porco, de frango, porque tudo isso está na cadeia de produção da soja”, destaca a pesquisadora da UFV Ana Carolyne Carvalho.

O estudo considera quatro métodos de controle fitossanitário, que podem ser usados para evitar perdas nas lavouras: a biotecnologia (como os organismos geneticamente modificados), o melhoramento genético, os bioinsumos e os defensivos químicos, além do manejo integrado, que mistura dois ou mais desses métodos.

Defensivos

Estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que, de 2003 a 2023, o uso dos defensivos químicos, popularmente chamados de agrotóxicos, cresceu 4,4 vezes no país, passando de um consumo anual de 180 mil toneladas para 800 mil toneladas.

Com isso, o Brasil se tornou o país com maior uso de agrotóxicos por hectare plantado, 10,9 quilos por hectare (kg/ha), quatro vezes mais que os Estados Unios (2,85 kg/ha) e cinco vezes mais que a China (1,9 kg/ha).

“Os defensivos químicos podem apresentar riscos à saúde humana, incluindo efeitos agudos e crônicos, dependendo da toxicidade das substâncias e dos níveis de exposição. No ambiente, podem contaminar solos e recursos hídricos e afetar organismos não alvo, como polinizadores e organismos aquáticos, com consequências para a biodiversidade”, alerta o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Robson Barizon.

Barizon alerta que organismos geneticamente modificados podem tanto servir como estratégia para reduzir o uso de agrotóxicos como para um incremento deles. 

Isso porque algumas plantas geneticamente modificadas são imunes a doenças e a predadores, dispensando, portanto, o uso de defensivos para protegê-las nesses aspectos.

Por outro lado, algumas plantas OGM são também imunes ao efeito de agrotóxicos. Com isso, produtores podem elevar a dose dessas substâncias para ter mais efetividade na eliminação de ervas daninhas, que crescem no meio da lavoura.

“No caso dos OGM, aprovados para comercialização, não existem evidências científicas robustas de riscos adicionais à saúde humana associados ao seu consumo. Os possíveis impactos ambientais estão relacionados principalmente às características da modificação genética e às práticas agrícolas associadas, como o uso intensivo de herbicidas em culturas tolerantes, que pode favorecer a seleção de plantas daninhas resistentes”, explica Barizon.

O coordenador de Sustentabilidade da Croplife, Pedro Duarte, afirma que há uma preocupação do setor com a segurança dos químicos usados na proteção das lavouras.

“Para que um produto seja aprovado no Brasil, um defensivo químico passa por muitos estudos. Há um investimento muito grande do setor para poder garantir que aquele produto aprovado tenha a segurança, quando aplicado dentro das recomendações”, afirma Duarte.

De 2005 a 2019, 3.151 novos agrotóxicos foram registrados para uso no Brasil, com apenas 20% desse total sendo considerado de baixa toxicidade, de acordo com a pesquisa do Ipea.

Depois da promulgação da nova Lei dos Agrotóxicos (Lei 14.875/2023), segundo o Ipea, o ritmo de novos registros de defensivos químicos aumentou. Em 2024, foram 663 liberações de novos produtos, acima dos 555 registrados em 2023.

Dados do Ministério da Saúde divulgados pela organização não governamental (ONG) Repórter Brasil, mostram que de 2015 a 2025, foram registrados 73.391 casos de intoxicação por agrotóxico no país, sendo 9.729 apenas no ano passado.



TOP FAMOSOS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA