Cidades
Vereadores Rogerinho e Galibert solicitam requerimento sobre arrecadação e destinação dos recursos dos radares em Várzea Grande
Cidades

O vereador Rogerinho da Dakar subiu à tribuna após a fala do vereador Galibert, que havia cobrado a retirada dos radares fixos em Várzea Grande. Galibert destacou que essa retirada era uma promessa de campanha da prefeita eleita Flávia Moretti e salientou que os radares continuam onerando os moradores da cidade. Ele exemplificou a situação no bairro Mapim, onde a placa R9, exigida pelo CONTRAN, está ausente.
Apoiando o discurso de Galibert, Rogerinho reiterou sua posição a favor da remoção dos radares fixos. Ele lembrou que, em uma gestão anterior, foi responsável pela Lei nº 4.677/2020, que proibiu os radares móveis na cidade. Rogerinho argumentou que essas ferramentas são mais formas de arrecadação do que instrumentos de segurança, sublinhando que alternativas como faixas elevadas são mais eficazes na redução de velocidade e proteção dos pedestres, sem comprometer a mobilidade urbana.
Além disso, os vereadores Rogerinho e Galibert apresentaram um requerimento solicitando detalhes sobre a arrecadação e o destino dos recursos gerados pelos radares. Eles também pediram informações sobre o contrato de concessão com a empresa Vip Leilões, que lida com veículos apreendidos, e questionaram as taxas consideradas abusivas cobradas pelo pátio e o serviço de guincho.
O intuito dos vereadores é garantir transparência na gestão desses recursos e encontrar soluções realmente eficazes para a segurança viária de Várzea Grande, ao mesmo tempo em que asseguram que as promessas de campanha sejam cumpridas.

Cidades
Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses
O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.
Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.
A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.
De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.
A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.
O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.
“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.
-
Polícia Federal1 dia atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia5 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Política1 dia atrás
Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Economia6 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Polícia7 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Esporte6 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona