Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Secretaria da Saúde disponibiliza carteira a pacientes portadores de fibromialgia

Publicado em

Cidades


A carteira estará disponível em duas versões, digital e física. Para requerer o paciente ou responsável deverá acessar o site da prefeitura www.varzeagrande.mt.govbr/links-uteis

Pacientes portadores de fibromialgia que residem, em Várzea Grande, já podem solicitar a Carteira de Identificação. A secretaria municipal de Saúde – por meio da Superintendência da Atenção Primária à Saúde – informa que o Município está disponibilizando, a partir de hoje (24), o documento, garantindo o reconhecimento e prioridade nos serviços públicos, conforme legislação vigente.

A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada, fadiga e outros sintomas debilitantes. A identificação dos portadores auxilia no acesso a direitos e facilita o atendimento preferencial em locais onde seja necessário.

O superintendente da Atenção Primária à Saúde, Márcio Frederico de Macedo Arruda, explica que já foi solicitado aos portadores de fibromialgia para que atualizem o cadastro da carteirinha no site da prefeitura. “Muitos cadastros estão com pendências ou incompletos, daí a necessidade da atualização. Nosso painel de controle possui 163 usuários, sendo 72 aprovados e 91 cadastros incompletos, ou seja, com a ausência de laudo médico, comprovante de residência entre outros”.

A secretária Deisi Bocalon destacou mais esse avanço da secretaria de Saúde. “Fico feliz em participar dessa conquista para os pacientes portadores de fibromialgia. A doença é invisível, debilitante, e, muitas vezes o paciente sofre com a descrença dos familiares. Isso é mais um passo que demonstra o comprometimento da gestão Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli para melhor a qualidade de vida dessas pessoas.”

PROCESSO – A carteira estará disponível em duas versões: digital e física. Para requerer a carteirinha o paciente ou responsável deverá acessar o site da prefeitura municipal www.varzeagrande.mt.govbr/links-uteis . Na página principal há um destaque com o link Cadastro para carteira do portador de fibromialgia, acessar clicando neste campo para ter acesso ao Formulário para Concessão do Cartão de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, no qual o portador da doença deverá preencher e anexar todos os documentos.

Após esse procedimento aguardar a análise dos documentos em um prazo de 15 dias úteis. Sendo aprovado, a pessoa poderá emitir o pelo próprio site da prefeitura a carteira digital, ou ir na secretaria de Saúde para impressão.

DOCUMENTAÇÃO – Para ter acesso à carteirinha é necessário a apresentação dos seguintes documentos: Documento de identidade oficial com foto e assinatura da pessoa com fibromialgia (RG, CPF, ou CNH), Carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), Comprovante de Endereço (que reside no município), Atestado médico: Referente à fibromialgia emitido no máximo há 6 meses.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:

Cidades

Maria Avalone realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres artesãs de Cuiabá

Publicados

em


Maria Avalone realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres artesãs de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira (26), uma Sessão Solene em homenagem às artesãs da capital mato-grossense. A iniciativa partiu da vereadora Maria Avalone (PSDB), que também preside a Comissão dos Direitos da Mulher na Casa de Leis. Ao todo, 37 artesãs foram reconhecidas pelo seu talento e contribuição cultural e econômica para a cidade.

Durante a solenidade, a vereadora destacou a importância do artesanato para a identidade cuiabana e para a valorização das mulheres que se dedicam a essa arte.&nbsp

“Hoje é um dia muito feliz para mim, porque é a minha primeira Sessão Solene como vereadora. Eu me sinto muito grata de estar aqui homenageando essas mulheres guerreiras, que transformam elementos da natureza em verdadeiras obras de arte. O artesanato sempre foi minha paixão, e nada mais justo do que reconhecer o trabalho dessas profissionais que movimentam a economia local e mantêm viva a tradição cuiabana”, afirmou Avalone.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Jhony Everson, que ressaltou o papel fundamental do poder público no incentivo ao setor.&nbsp

“A criação de leis para valorizar o artesanato é essencial, mas é preciso dar sequência a esse reconhecimento. A homenagem de hoje é um exemplo de respeito e estímulo a esses trabalhadores da cultura, especialmente as mulheres que sustentam suas famílias por meio dessa arte”, disse.

Entre as homenageadas, a ceramista Anik Cardoso emocionou-se ao compartilhar sua trajetória.&nbsp

“Vim de São Paulo em 2017 e foi em Cuiabá que me descobri como artesã ceramista. Receber essa homenagem é uma alegria imensa, porque essa cidade me acolheu, e eu me dedico com muito carinho ao meu trabalho”, declarou.

Essa foi a primeira Sessão Solene promovida pela vereadora Maria Avalone em seu atual mandato. Ela reforçou seu compromisso com a valorização do artesanato e das mulheres cuiabanas.

“Esse reconhecimento é de coração. Sou apaixonada por arte, e essa foi a maneira que encontrei de prestigiar essas mulheres fortes que fazem a diferença. Vamos seguir lutando para que o artesanato tenha ainda mais espaço e incentivo na nossa cidade”, concluiu.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA