PROGRAMA QUALIFICA+VG

Nove oficinas serão realizadas em Várzea Grande no mês de abril

O coordenador lembrou ainda que há uma rotatividade dos cursos, baseado no interesse da comunidade local, por isso as oficinas ocorrem em todos os polos do município

Publicado em

Cidades

Foto: SECOM VG

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, em parceria com o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, ofertará, no mês de abril, sete cursos rápidos em diversas modalidades, como ‘Relacionamento Interpessoal’; ‘Irrigação’; ‘Transformação caseira de produção de origem animal e embutidos, defumados, e beneficiamento e conservação de pescado’; ‘Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne ovina e caprino’; ‘Confecção de Crochê Básico’; ‘Jardinagem’ e ‘Produção de Derivados de leite e queijos’.

O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, disse que cada unidade social realizará uma oficina destinada pelo SENAR, por isso é importante que o interessado saiba quais são e em qual unidade as inscrições estarão abertas. “É importante salientar que o número de vagas é limitado, por isso o aluno deverá apenas se inscrever na oficina que ele tem interesse em participar”.

O coordenador lembrou ainda que há uma rotatividade dos cursos, baseado no interesse da comunidade local, por isso as oficinas ocorrem em todos os polos do município, a exemplo da oficina de transformação caseira de produtos de derivados do leite, requeijão, doces, iogurte e manteiga, que já ocorreu em diversas unidades sociais e organizações parceiras do Município.

Jovanil da Silva disse ainda que neste primeiro semestre serão realizados no Município 35 cursos de capacitação. “A planilha já está definida, com as datas e locais em que serão realizados os cursos, além do seu tempo estimado. Temos grupos nas redes sociais de alunos que já participaram de oficinas, onde as equipes do ‘Qualifica + VG’ informam todos os meses a realização e inscrições de todos os cursos ofertados, dando a eles a oportunidade de escolher aquele de sua preferência. Por isso é importante que eles estejam sempre conectados, e em consonância com os grupos de trabalho”.

PARCERIA: Para a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, a boa relação entre os parceiros, o bom trabalho realizado entre as partes envolvidas são fatores que contribuem para o sucesso alcançado no programa ‘Qualifica + VG’. “Os resultados alcançados em 2022 foram satisfatórios e acreditamos que neste ano, os resultados serão ainda melhores. A nossa missão tem sido dar à população local a possibilidade de independência financeira, e para que isso aconteça é necessário que o trabalhador tenha condições de expandir seus conhecimentos e os cursos de capacitação contribuem para essa conquista”.

Quanto à parceria com o SENAR, a secretária disse que todos os cursos ofertados ao Município estão sendo concluídos com sucesso. “No ano passado foram 120 cursos, em diversas áreas de atuação, já a projeção para este ano é que alcance a marca dos 200, beneficiando mais de 5 mil famílias”.

A gestora lembrou ainda que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande também firmou parceria com outras organizações do terceiro setor, que estão à frente de cursos ministrados no município, a exemplo do curso de enfermagem, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Em princípio seria apenas uma turma de 30 alunos para o curso técnico de enfermagem, porém a busca elevada de concorrentes, fez com que o órgão aumentasse a oferta de novas vagas. Temos hoje três turmas ativas, 90 alunos sendo preparados para este mercado de trabalho”, completou.

Confira as datas e locais dos cursos:

Relacionamento Interpessoal

Início do Curso: 05/04 (período integral)

Local: Rede Cidadã

Relacionamento Interpessoal

Início do Curso: 12/04 (período integral)

Local: Cras São Mateus

Transformação caseira de produção de origem animal e embutidos, defumados, e beneficiamento e conservação de pescado

Início do Curso: 14/04 (período integral)

Local: Acamis

Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne ovina e caprino

Início do Curso: 14/04 (período integral)

Local: Cras Jardim Glória

Irrigação

Início do Curso: 14/04 (período integral)

Local: Cras Santa Maria

Confecção de Crochê Básico

Início do Curso: 26/04 (período integral)

Local: Vovô Zeid

Jardinagem

Início do Curso: 28/04 (período integral)

Local: Cras Cristo Rei

Produção de Derivados de leite e queijos

Início do Curso: 28/04 (período integral)

Local: Subprefeitura

Produção de derivados do leite, requeijão, doces, iogurte e manteiga

Início do Curso: 24/04 (período integral)

Local: AMFMT

FONTE/SECOM-VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Cuiabá realiza na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde para debater o fortalecimento do SUS

Publicados

em


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima semana a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos mais importantes espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde do município, nos dias 29 e 30 de junho.

Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro acontecerá das 7h às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública em Cuiabá.

A abertura oficial da conferência está marcada para segunda-feira (29), às 8h30. Durante os dois dias de programação, os participantes irão avaliar a situação da saúde no município, debater os principais desafios enfrentados pela rede pública e construir propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

A conferência também representa um importante instrumento de controle social, permitindo que a população participe ativamente das decisões relacionadas à saúde pública. Além disso, o evento possibilita a análise das demandas apresentadas em conferências anteriores, identificando os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados para garantir um atendimento cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas.

“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos. Convidamos toda a sociedade a participar desse momento de construção coletiva da saúde pública do nosso município”, destacou.

A expectativa é reunir centenas de participantes, consolidando a conferência como um espaço de diálogo, planejamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Cuiabá.

Serviço
O quê: 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá
Quando: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: Das 7h às 18h (abertura oficial no dia 29, às 8h30)
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, bairro Coxipó, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA