PLENO EMPREGO
Mais de 5 mil novas oportunidades de emprego surgem em Mato Grosso em julho, segundo Caged
Setor de Indústria foi campeão em novos postos de ocupação profissional
Cidades
Mato Grosso teve 5.812 novos empregos formais registrados no mês de julho, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta quarta-feira (29.08).
O setor da Indústria foi o que mais contratou, durante o período, com 1.775 novas vagas. Em seguida, a Construção Civil registrou 1.433 contratados. Apesar disso, o setor que detém o maior estoque de vagas é o de Serviços com 340.508 postos.
Em julho, foram 58.082 admissões e 52.270 mil desligamentos, o que resultou nos novos postos de trabalho. Os dados mostram que a maior parte dos contratados são homens de 18 a 24 anos, com Ensino Médio completo. 37.844 vagas foram preenchidas por homens e 20.238 por mulheres.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explica que Mato Grosso vive o pleno emprego com a segunda menor taxa de desemprego do país.
“Vivemos praticamente o pleno emprego. A última atualização do IBGE mostrou que Mato Grosso tem 3,3% de desocupação, a segunda menor taxa do Brasil. Isso é reflexo das políticas que vêm sendo construídas no nosso Estado. Sem falar que temos a terceira indústria que mais cresceu nos últimos 12 meses. Observa-se, também, que o setor de Construção Civil vem sendo estimulado pelas obras que vêm sendo realizadas em Mato Grosso.”, disse o secretário.
Os dados da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontam que Mato Grosso foi a terceira indústria que mais cresceu nos últimos 12 meses, com 6,4%, ficando atrás apenas do Espírito Santo e Goiás.
Além disso, dados da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) apontam para o andamento de 780 obras públicas estaduais – o que contribui para a empregabilidade no Estado. Dessas, 215 são em rodovias e 171 em pontes.
Cidades
Fiscalização sanitária fortalece qualidade dos serviços odontológicos da rede municipal de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária e da Secretaria Adjunta de Saúde Bucal, realizou na última semana uma reunião técnica para alinhar as ações de fiscalização sanitária nas clínicas odontológicas da rede municipal.
O encontro ocorreu na sede da Vigilância Sanitária e teve como objetivo fortalecer a integração entre os setores, padronizar procedimentos e aprimorar o acompanhamento das unidades que oferecem atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes que nortearão as inspeções sanitárias, fundamentadas na Lei Complementar nº 004/1992, que institui o Código Sanitário de Cuiabá, e na Resolução RDC nº 1002/2025 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece os requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para serviços de assistência odontológica.
Além do alinhamento técnico, os participantes discutiram o cenário atual da Rede Municipal de Saúde Bucal, esclareceram dúvidas sobre os processos de fiscalização e revisitaram o histórico das inspeções já realizadas nas unidades odontológicas do município.
Outro destaque da reunião foi a apresentação do novo Roteiro de Inspeção Sanitária, instrumento padronizado em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). A ferramenta será utilizada pelos fiscais sanitários para verificar o cumprimento das normas de higiene, segurança e qualidade nos serviços prestados à população.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a oferta de atendimentos odontológicos seguros, qualificados e em conformidade com a legislação sanitária vigente, contribuindo para a proteção da saúde dos usuários e para o fortalecimento da rede pública de saúde bucal.
Participaram da reunião a secretária adjunta de Saúde Bucal, Cristhiane A. Leite da Silva; a gerente de Atenção Secundária, Deisellú A. Torquato da Silva; a coordenadora de Saúde Bucal, Carolina Maluf; o coordenador de Vigilância Sanitária, Victor Pagnosi Pacheco; o gerente de Fiscalização, Nicolas Bosco da Silva Espírito Santo; a gerente de Vigilância de Produtos e Serviços, Amujacy I. F. de Morais; além da equipe de fiscais sanitários da área odontológica.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Agricultura6 dias atrásClima extremo amplia perdas bilionárias no campo e pressiona sistema de seguros
-
Política5 dias atrásMotta destaca aprovação pela Câmara de acordos internacionais
-
Política6 dias atrásFórum de Feliz Natal abre edital para doação de bens móveis inservíveis
-
Política5 dias atrásPlínio defende autonomia do Banco Central e proteção ao Pix
-
Opinião6 dias atrásPF mira desembargador, deputado e advogado em operação contra venda de sentenças no TJMT
-
Política5 dias atrásCâmara aprova acordo de livre comércio entre Mercosul e o bloco europeu EFTA
-
Polícia6 dias atrásPolícia Civil autua homem em flagrante por homofobia, ameaça e perseguição em Cuiabá
-
Política6 dias atrásComissão aprova proposta que veda propaganda com apelo sexual em eventos esportivos

