Agricultura
Agronegócio entra em 2026 mais tecnológico, mais exposto e sob pressão
Agricultura
A trajetória do agronegócio brasileiro em 2025 foi marcada por números históricos e por uma transformação estrutural que vai muito além de simples recordes de exportação. Se, no ano passado, a balança comercial do Brasil alcançou aproximadamente R$ 1,88 trilhão – LEIA AQUI), esse desempenho revela não apenas a força das commodities, mas também um campo cada vez mais inserido em cadeias globais de valor, competências digitais e riscos sistêmicos inéditos.
A despeito da visibilidade midiática dos dados — que mostraram avanços em soja, carnes, café e pecuária em mais de 500 mercados —, a verdadeira pauta para 2026 não está no quanto exportamos, mas no como nos preparamos para manter esse patamar competitivo em cenários geopolíticos e tecnológicos mais complexos.
O avanço tecnológico no campo deixou de ser promessa para virar infraestrutura produtiva. Tratores autônomos, drones com mapeamento em tempo real, sensores de solo integrados à nuvem e rede 5G ampliada transformaram a agricultura. Mas essa mesma digitalização que elevou a produtividade criou um novo vetor de risco: a dependência de sistemas e dados.
“O campo brasileiro é hoje tão dependente de tecnologia quanto de chuva, e isso exige uma mudança de mentalidade sobre segurança que ainda não aconteceu. Máquinas conectadas são computadores móveis. Se um sistema for comprometido por um ataque, a cadeia produtiva inteira pode travar”, como observa Isan Rezende (foto), presidente do Instituto do Agronegócio (IA) e da Federação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (Feagro-MT).
Casos recentes nos Estados Unidos e na Europa, onde sistemas agrícolas foram alvo de ataques cibernéticos que paralisaram operações, mostram que esse risco não é abstrato. No Brasil, a expansão da conectividade rural avançou de modo acelerado, mas a proteção digital não acompanhou na mesma proporção.
“Não estamos falando de proteger dados, mas de garantir continuidade operacional. Esse é o novo eixo de competitividade. Se a segurança digital não for prioridade em 2026, o agro pode regredir tão rápido quanto evoluiu”, defende Rezende.
É inegável que a China continua sendo o principal destino das commodities brasileiras — e isso traz tanto vantagem quanto dependência. Em 2025, o país asiático respondeu por quase metade dos volumes embarcados em produtos como soja e carnes. Mas essa concentração de mercado, se não for gerida de forma estratégica, expõe o Brasil a alterações abruptas de política comercial externa.
“Diversificar não é apenas conquistar novos clientes, é reduzir risco sistêmico. O agro já percebeu isso, mas o passo agora é transformar essa percepção em política comercial ativa — e não apenas em missões pontuais”, diz Isan.
O mesmo vale para mercados emergentes no Sudeste Asiático, no Oriente Médio e na África, onde produtos brasileiros ainda têm espaço de ampliação, mas exigem estrutura logística e negociações de longo prazo.
Números robustos escondem um gargalo persistente: logística. O Brasil continua a exportar pela mesma estrutura portuária e rodoviária que emperrou em períodos de safra volumosa. A dependência de modais saturados encarece a produção e reduz a competitividade em tempos de crise global.
O êxito exportador de 2025 foi conquistado apesar, não por causa da infraestrutura. Isso significa que manter competividade em 2026 pressupõe avanços concretos em portos, ferrovias e integração modal, algo que ainda não entrou de forma decisiva na agenda nacional.
Para Isan Rezende, a transformação digital não é neutra — ela redefine toda a gestão rural. “O que vemos hoje é uma agricultura que domina hardware e software, mas ainda guarda práticas antiquadas de proteção e governança de risco. O salto de produtividade tem que ser acompanhado de governança e resiliência. Só assim o agro brasileiro fará mais do que exportar valor: fará valer sua reputação global”.
Se 2025 ficará nos livros como ano de recordes, 2026 será lembrado como o ano em que o agro terá de provar que pode sustentar esse desempenho em um ambiente global reconfigurado. Isso inclui:
-
Gerenciar dependências comerciais críticas — especialmente com a China;
-
Ampliar mercados de alto valor agregado;
-
Integrar segurança digital aos modelos operacionais;
-
Investir em logística e infraestrutura física;
-
Desenvolver capacidade institucional interna de governança de risco tecnológico.
“Em síntese, o agronegócio brasileiro alcançou números extraordinários em 2025 — mas o consenso entre lideranças técnicas é claro: a competitividade do futuro dependerá menos da produção física e mais da capacidade de proteger, conectar e governar essa produção dentro de um ambiente global cada vez mais interdependente e digital”, completou o Presidente do IA e da Feagro-MT.
Fonte: Pensar Agro
Agricultura
Setor produtivo prepara cobrança de pautas aos eleitos de MT
Com o fim das eleições, representantes do setor produtivo de Mato Grosso devem iniciar uma nova rodada de diálogo com os políticos eleitos para discutir propostas e compromissos apresentados durante a campanha.
A articulação envolve o governador eleito Otaviano Pivetta (Republicanos), os senadores eleitos Mauro Mendes (União) e José Medeiros (PL), além dos oito deputados federais e 24 estaduais que assumem os mandatos a partir de 2027.
Entre as principais pautas estão medidas relacionadas à agropecuária, infraestrutura, desenvolvimento econômico e políticas públicas voltadas ao setor produtivo.
Durante a campanha, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT) atuaram conjuntamente na apresentação de demandas aos candidatos.
As três entidades elaboraram o documento Prioridades do Setor Produtivo de Mato Grosso 2027–2030, com propostas que devem servir de referência para a cobrança e o acompanhamento das ações do novo governo e dos parlamentares.
No caso do setor agropecuário, as demandas também foram reunidas na Agenda Estratégica do Agronegócio, construída a partir de contribuições de Sindicatos Rurais e produtores de diferentes regiões do Estado.
A expectativa é que o diálogo continue após a posse, com acompanhamento das propostas e dos compromissos assumidos durante a disputa eleitoral.
“O encerramento das eleições abre uma nova fase de acompanhamento das propostas apresentadas durante a campanha”, afirmou o presidente da Famato, Vilmondes Tomain. Segundo ele, a atuação deverá ser concentrada no diálogo, na construção de soluções e no acompanhamento dos compromissos dos eleitos.
(Com informações da Assessoria FAMATO)
-
Política5 dias atrásTRE-MT informa ausência de denúncias de fake news e destaca ações conjuntas com a ALMT
-
Polícia6 dias atrásMárcia Pinheiro passa por cirurgia de seis horas e família atualiza estado de saúde
-
Política7 dias atrásAbilio pede desculpas a Erika Hilton após acordo com a PGR por episódio na CPMI
-
Esporte7 dias atrásBrasil vira sobre a Austrália e vence por 4 a 2 em amistoso
-
Política7 dias atrásEmanuelzinho aparece na frente em pesquisa para deputado federal em Cuiabá
-
Economia6 dias atrásTermina nesta quarta prazo para pedir dinheiro do fundo PIS/Pasep
-
Polícia6 dias atrásTRE suspende propaganda de Natasha até 1º de outubro e eleva multa para R$ 100 mil
-
Agricultura15 horas atrásSetor produtivo prepara cobrança de pautas aos eleitos de MT

