Mato Grosso
Hospital São Benedito começa a receber pacientes da Covid-19
Mato Grosso
Da Redação
Seguindo o fluxograma de acolhimento desenhado pelo Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 em Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito já recebeu pacientes acometidos pelo novo vírus a partir desta quarta-feira, 10.
Equipado pela gestão Emanuel Pinheiro com 40 novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e mais 20 clínicos de estabilização, o hospital faz parte do Plano de Mitigação da Capital e passa a atuar como apoio ao Hospital Referência que já está com pouco mais de 88% de ocupação das 40 UTIs adultas destinadas exclusivamente para a doença.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho nessa fase em que o pico da doença está em plena ascensão, os dois hospitais passam a atuar de forma sincronizada, contando ainda com mais 10 UTIs adultas que serão entregues na próxima semana. Após isso, havendo necessidade, as 15 pediátricas do Referência também serão postas à disposição da população.
“Estamos seguindo um plano que foi desenhado com muita responsabilidade e embasamento técnico quando o problema ainda se chamava epidemia. Nesse momento, com a crescente dos casos, disponibilizamos o Hospital São Benedito para já atuar em apoio ao Referência que está basicamente em sua ocupação máxima. A ação está sendo gradativa conforme o comportamento da pandemia. Havendo necessidade, vamos implantando as próximas etapas”, explicou.
Seguindo o Plano de Mitigação, além dos leitos de UTI que contabilizados somam 105, Cuiabá conta ainda 170 leitos clínicos exclusivos para Covid e com o apoio da UPA Verdão que passou a atuar, desde a última segunda-feira (08), como Centro de Apoio estabilizador e regulador da Atenção Secundária. A unidade realinha o fluxo das UPAs e Policlínicas visando, sobretudo, manter a qualidade de atendimento também aos não Covid-19.
BIOSSEGURANÇA
Além das 40 novas UTIs, o São Benedito possui 30 outras que permanecerão destinadas aos atendimentos de neurocirurgia e do Programa SOS AVC. De acordo com o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública que administra a unidade, Alexandre Beloto os espaços redimensionamento de espaços para a biossegurança do local.
“Separamos os andares do hospital, para evitar a circulação das equipes que ofertarão atendimentos ao coronavírus, com as das demais doenças que são tratadas com excelência no São Benedito e não podem parar. Com isso, garantiremos ainda mais segurança e humanização à todos que precisarem ser atendidos aqui” explicou o diretor salientando que por não ser porta aberta só serão admitidos pacientes encaminhados via Central de Regulação.
Foto: Davi Valle
Mato Grosso
Esmagis-MT e Corregedoria: conheça os novos magistrados preceptores
A composição de dois grupos de magistrados preceptores foi atualizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Corregedoria-Geral da Justiça. Os preceptores são responsáveis pelo acompanhamento de juízes e juízas substitutos(as) em estágio probatório no âmbito do Poder Judiciário estadual, conforme regulamentação estabelecida pelas Portarias Conjuntas n. 4/2026 e n. 5/2026. A preceptoria judicial integra o modelo institucional de formação, acompanhamento e vitaliciamento dos magistrados, com caráter pedagógico, orientador e de integração. A atuação dos preceptores envolve o acompanhamento contínuo do desenvolvimento funcional dos juízes em início de carreira, com foco na técnica decisória, gestão da unidade judiciária, ética e relacionamento institucional, sem caráter correicional ou disciplinar, preservando a independência funcional.
O modelo adotado está alinhado à Resolução n. 654/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a figura do magistrado preceptor como agente essencial no processo formativo da magistratura. Nesse sentido, a Esmagis-MT coordena as atividades pedagógicas e formativas, enquanto a Corregedoria-Geral da Justiça conduz o processo de vitaliciamento.
As substituições asseguram a continuidade das atividades de preceptoria, que incluem encontros periódicos, visitas institucionais, acompanhamento individualizado e elaboração de relatórios, contribuindo para o fortalecimento da formação da magistratura e o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado de Mato Grosso.
Compõem atualmente o corpo de magistrados preceptores do biênio 2026-2027 os desembargadores Márcio Vidal, Rui Ramos Ribeiro, Gilberto Giraldelli, Jones Gattass, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Gabriela Knaul Albuquerque, Hélio Nishiyama, Anglizey Solivan de Oliveira e Wesley Sanchez Lacerda.
Autor: Lígia Saito
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia15 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login