Mato Grosso
Governo fecha parceria com Consórcio do Teles Pires e abre mais 39 UTIs
Mato Grosso
Da Redação
O Governo de Mato Grosso fechou, na manhã desta quinta-feira (11.06), parceria com o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires e vai oferecer 39 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender aos pacientes da Covid-19 da região.
Os novos leitos de UTI serão abertos nos municípios de Nova Mutum (20 leitos), Sorriso (10 leitos) e em Sinop (9 leitos). A medida, em parceria com o consórcio e prefeituras foi possível porque o Governo do Estado melhorou os valores pagos pelas Unidades de Terapia Intensiva.
“Nós estamos trabalhando muito pelos municípios e por todo o Estado. Nossas ações estão articuladas com os prefeitos das regiões na ampliação dos leitos e na utilização dos recursos destinados pelo Governo Federal no combate ao coronavírus”, destacou o governador Mauro Mendes.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que o governo ainda está fechando com o consórcio, mais leitos em um hospital particular da região.
“Nosso trabalho é contínuo. Abrimos leitos, compramos equipamentos, mas ainda temos muito a fazer e vamos continuar o nosso trabalho para atender a população de todas as cidades”, afirmou o secretário.
O presidente do Consórcio, Edu Laudi Pascoski, prefeito de Itanhangá, afirmou que essa parceria é uma via de mão dupla, pois os prefeitos precisam da ajuda do governo, como o governo também precisa da colaboração dos prefeitos.
“O Estado vai garantir a funcionabilidade dos leitos de UTIs, independente dos recursos federais. Essa parceria é fundamental para nós e enquanto prefeitos temos que ajudar, porque temos dificuldades na compra e na locação dos serviços”, ressaltou o prefeito.
“A parceria é extremamente importante e esse diálogo aberto com os prefeitos é o que precisamos”, destacou o Edu Pascoski.
Essa parceira foi possível, segundo destacado pelo próprio prefeito, por causa do novo decreto publicado na quarta-feira (10.06) pelo Governo de Mato Grosso (Decreto 521), em que para cada leito de UTI, criado a partir desse programa, a prefeitura irá receber o montante de R$ 2 mil por leito.
O financiamento será rateado entre o Ministério da Saúde e o Estado. Será mantido o valor de R$ 1,6 mil do repasse federal e o Estado entrará com mais R$ 400. O recurso é para leito exclusivo de Covid-19.
Já o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou que a semana terminou com um bom diálogo entre o governo e os prefeitos da região. “O diálogo é um grande ganho para o governo e para os prefeitos, pois terminou com a parceria para aumentar o número de leitos”, ressaltou, acrescentando que a região atende mais de 500 mil pessoas e que tem uma infraestrutura que precisa ser melhorada e ampliada.
O prefeito ainda informou que o governo e os prefeitos irão “avançar também no credenciamento dos leitos de UTI nos hospitais particulares”. “Precisamos juntar nossos esforços, como estamos fazendo agora, porque só com a unidade é que faremos a diferença”, ponderou.
Foto: Christiano Antonucci
Mato Grosso
Esmagis-MT e Corregedoria: conheça os novos magistrados preceptores
A composição de dois grupos de magistrados preceptores foi atualizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e pela Corregedoria-Geral da Justiça. Os preceptores são responsáveis pelo acompanhamento de juízes e juízas substitutos(as) em estágio probatório no âmbito do Poder Judiciário estadual, conforme regulamentação estabelecida pelas Portarias Conjuntas n. 4/2026 e n. 5/2026. A preceptoria judicial integra o modelo institucional de formação, acompanhamento e vitaliciamento dos magistrados, com caráter pedagógico, orientador e de integração. A atuação dos preceptores envolve o acompanhamento contínuo do desenvolvimento funcional dos juízes em início de carreira, com foco na técnica decisória, gestão da unidade judiciária, ética e relacionamento institucional, sem caráter correicional ou disciplinar, preservando a independência funcional.
O modelo adotado está alinhado à Resolução n. 654/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a figura do magistrado preceptor como agente essencial no processo formativo da magistratura. Nesse sentido, a Esmagis-MT coordena as atividades pedagógicas e formativas, enquanto a Corregedoria-Geral da Justiça conduz o processo de vitaliciamento.
As substituições asseguram a continuidade das atividades de preceptoria, que incluem encontros periódicos, visitas institucionais, acompanhamento individualizado e elaboração de relatórios, contribuindo para o fortalecimento da formação da magistratura e o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado de Mato Grosso.
Compõem atualmente o corpo de magistrados preceptores do biênio 2026-2027 os desembargadores Márcio Vidal, Rui Ramos Ribeiro, Gilberto Giraldelli, Jones Gattass, Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, Gabriela Knaul Albuquerque, Hélio Nishiyama, Anglizey Solivan de Oliveira e Wesley Sanchez Lacerda.
Autor: Lígia Saito
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT
Email: [email protected]
-
Cidades5 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades7 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Política7 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Curtinhas5 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia15 horas atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica



Você precisa estar logado para postar um comentário Login