Polícia
PM envia para reciclagem 1,7 toneladas de documentos que perderam a validade
Polícia
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, realizou o descarte, nesta terça-feira (16.01), de mais de 1,7 tonelada de documentos que já perderam a validade. O ato de eliminação foi realizado em uma empresa de reciclagem, em Várzea Grande.
Foram descartados 51,9 metros lineares de papéis, que foram enviados em viaturas da PM, em 370 caixas box. Os documentos correspondem entre os anos de 1998 e 2018, que perderam a validade até o ano de 2021.
Segundo a cabo Isaídes Vieira Santos, que faz parte da Comissão Permanente de Avaliação de Arquivos, a lista de documentos descartados foi publicada no Diário Oficial do Estado, em novembro do ano passado, e corresponde a Instrução Normativa n.º 003/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag).
“A instrução nos orienta a fazer o descarte legal desses documentos, uma vez que eles já perderam o ciclo de guarda específico. Dessa forma, todos os documentos são analisados e nossa comissão realiza a catalogação desses papéis, conferimos aqueles que estão fora de validade e fazemos a destruição correta desses arquivos”, explica.
Outros descartes
No ano de 2023 foram realizados os descartes de 826 quilos de documentos, totalizando cerca de 30 metros lineares, que já estavam sem validade e também passaram pelo mesmo processo.
Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação da comissão e, posteriormente, para a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, que determina a autorização de eliminação.
Polícia
Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prendem procurado por homicídio
As Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prenderam, nesta sexta-feira (26.6), um homem, de 39 anos, condenado por um homicídio ocorrido em Santa Helena de Goiás.
A captura foi possível após trabalho integrado de inteligência e troca de informações entre a Delegacia de Nova Xavantina e a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), de Goiás
Após o crime, o suspeito se mudou para Mato Grosso e ficou morando em Nova Xavantina por alguns anos. Em 2024, ele se tornou suspeito de um roubo na cidade e, em meio à investigação, a equipe da Delegacia de Nova Xavantina descobriu o mandado de prisão por condenação transitada em julgado.
O procurado havia sido condenado a oito anos e dois meses de prisão, em regime inicial fechado e estava com mandado em aberto desde 2019.
Diante disso, a equipe realizou uma ação para cumpriu o mandado, porém, o condenado se mudou antes de a prisão ser concretizada, fugindo para Goiás.
A Polícia Civil de Mato Grosso seguiu com investigações para localizar o condenado e identificou seu novo paradeiro, em Goiânia. A equipe da Delegacia de Nova Xavantina indicou o local para a DIH de Goiás e o mandado foi cumprido nesta sexta-feira (26.06), na residência do condenado.
Após a prisão, o capturado será submetido à audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da pena.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Cidades6 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Opinião4 dias atrásDADOS INTERNACIONAIS
-
Opinião4 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Curtinhas6 dias atrásServidor se destaca como referência em consultoria técnica para prefeituras de Mato Grosso
-
Polícia1 dia atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
Polícia4 dias atrásPolícia Civil cumpre prisão de mulher investigada pela morte da filha bebê
-
Política6 dias atrásMauro Mendes destaca atuação de Jayme Campos para destravar Ferrovia Estadual de Mato Grosso
-
Política1 dia atrásComissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil


