OLIMPÍADAS

Cuiabá a capital do esporte: TCE-MT traz mais de 1,2 mil servidores para Olimpíadas do Pantanal

Cuiabá recebe mais de 1,2 mil competidores para as Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Brasil 2023 (OTC-Pantanal),

Publicado em

Esporte

TCE-MT

Cuiabá recebe mais de 1,2 mil competidores para as Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Brasil 2023 (OTC-Pantanal), se tornando a capital do esporte para servidores dos Tribunais de Contas do Brasil, neste domingo (8). Esse número recorde de participantes reforça a grandeza do maior encontro das Cortes de Contas da América do Sul, realizado neste ano pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Associação Nacional Olímpica dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc).

O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, em sua mensagem de boas-vindas, destacou a unidade e o espírito esportivo que tomaram conta da cidade, enaltecendo a todos os envolvidos pela realização da competição, especialmente o conselheiro Sérgio Ricardo. “Agradeço especialmente ao grande idealizador das Olimpíadas do Pantanal, o conselheiro Sérgio Ricardo, entusiasta, timoneiro e responsável pelo sucesso deste evento. Com essa atividade, iniciamos a comemoração dos 70 anos do nosso Tribunal.”

O conselheiro Sérgio Ricardo, que preside a Comissão Organizadora, destacou a importância do encontro e reforçou a hospitalidade do povo de Mato Grosso.  “Nós, mato-grossenses, estamos com o coração alegre em receber todos aqui ao longo desses dias. As Olimpíadas dos Tribunais não são apenas uma disputa esportiva, são um momento para se discutir o controle externo, discutir como estamos fazendo nosso papel para melhorar a vida das pessoas neste país. Então, muito mais do que o esporte, valem as questões que debatemos, a troca de experiência.”

Para o governador do estado, Mauro Mendes, as Olimpíadas ajudam a traduzir a importância que os tribunais de contas têm para o país. “Vocês estarão aqui nos próximos dias, nas modalidades praticadas por cada um, um pouco daquilo que fazemos no nosso dia a dia. A competição se faz presente na vida de todos nós e ela traz a evolução, faz com que você se esforce, melhore e alcance seus objetivos. Vejo nesta oportunidade uma forma de perceber o quanto é importante trazermos a competição para a administração pública.”

O presidente Anostc, Evandro de Santa Cruz, homenageou os anfitriões da festa, assim como toda a equipe responsável, presenteando-os com a onça Bela, mascote do evento. “Agradecemos todo o trabalho do conselheiro Sérgio Ricardo, que acreditou, se empenhou e fez um trabalho maravilhoso para que chegássemos aqui hoje e tenho certeza que teremos o maior sucesso. Estamos com uma energia formidável e tenho certeza que vamos sair daqui transformados.”

O vice-presidente executivo da Atricon, conselheiro do estado de Rondônia, Edilson de Souza Silva, chamou a atenção para o papel dos servidores como transformadores da realidade da população. “Somos garantidores da realização de efetivas políticas públicas de qualidade. Todos nós estamos dando aqui uma demonstração de união e celebração. Que o espírito olímpico possa prevalecer nas disputas. Estamos competindo para o bem de todos e para termos maior entrelaçamento, voltando para nossos estados a satisfação de competir.” Na opinião do conselheiro Antonio Joaquim esta é uma oportunidade para que Mato Grosso demonstre o quanto sabe receber bem e é organizado. “Nosso presidente José Carlos Novelli e o conselheiro Sérgio Ricardo estão de parabéns. É um momento muito rico, porque esporte é saúde, é cultura, é congraçamento e, sem dúvida, é uma honra sediar estas olimpíadas”, afirmou.

Já o conselheiro Waldir Teis falou dos diversos benefícios que a disputa traz para a cidade e para os servidores. “É uma forma de integrar os tribunais e, ao mesmo tempo, movimentar a economia local. Essa atividade faz com que as pessoas também se incentivem a praticar esportes, porque está diretamente ligada à qualidade de vida e à saúde.”

A cerimônia de abertura teve início com desfiles das bandeiras dos 25 tribunais brasileiros participantes. A de Mato Grosso foi empunhada pelo secretário-executivo de Gestão de Pessoas e atleta do TCE-MT, Eneias Viegas da Silva, que foi seguido pela coordenadora de Apoio Institucional da Escola Superior de Contas da Escola, Esther Menezes, representando a delegação do estado com a bandeira da Corte de Contas mato-grossense.

A solenidade contou ainda com apresentações culturais lideradas pelo músico, arranjador e ator profissional mato-grossense, Edmilson Maciel, e foi encerrada com a pira olímpica, que entrou no salão nas mãos do coordenador-geral da Comissão Local para Organização das Olimpíadas, Nelson Kawahara, foi recepcinada pelo conselheiro Sérgio Ricardo e acendida jutamente com o presidente e o governador.

A competição conta com mais de 20 modalidades coletivas e individuais, sendo elas atletismo, basquete, beach tennis, bocha, boliche, bozó, corrida, damas, dominó, futebol Society, futevôlei, futsal, natação, pebolim, pesca, pôquer, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, truco, vôlei indoor, vôlei de praia e xadrez.

Entre as autoridades que compuseram o dispositivo de honra, estavam o deputado estadual Wilson Santos, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e o procurador de Justiça Marcelo Ferra, representando o Ministério Público do Estado (MPE).

O encontro marca o início das comemorações dos 70 anos de história do TCE-MT, comemorado em 31 de outubro. Para celebrar a data, foi preparada uma extensa programação que inclui homenagens a conselheiros, servidores, agentes públicos e autoridades em cerimônias de certificação, concessão de medalhas, comendas e honrarias, sessões solenes e confraternização.

Com informes da Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa

Publicados

em


A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança isolada do Grupo C. Após a vitória tranquila por 3 a 0 sobre a Escócia na última quarta-feira, a Seleção Brasileira já conhece seu próximo desafio: o Japão será o adversário no início da fase eliminatória.

O embate decisivo entre brasileiros e japoneses está agendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). A partida terá como palco o NRG Stadium, localizado em Houston, no Texas. Com o desenho do chaveamento avançando, o Brasil também já vislumbra o horizonte das quartas de final. Caso supere os asiáticos, a Seleção enfrentará o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega, que se enfrentam no dia 30 de junho.

Enquanto o Brasil se posiciona em um lado da tabela, a França também assegurou sua permanência no torneio com autoridade. Ao vencer a Noruega por 4 a 1, os franceses garantiram o topo do Grupo I e foram destinados à outra metade da chave. Nesse caminho oposto ao brasileiro, a França aguarda a definição dos melhores terceiros colocados e pode ter um clássico europeu contra a Alemanha logo nas oitavas de final.

Até o momento, a competição já conta com 18 seleções matematicamente garantidas na fase de mata-mata. Além dos países-sede — Canadá, Estados Unidos e México —, potências tradicionais como Argentina, Alemanha, Holanda e a própria França seguem na disputa pelo título. Também já asseguraram suas vagas as seleções da África do Sul, Colômbia, Suíça, Bósnia, Marrocos, Suécia, Equador e Austrália, além de Japão, Costa do Marfim e Noruega, que seguem vivos na busca pela taça mundial.

Fonte: Esportes



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA