CUIABÁ

Foto: Luiz Alves

Neta e avó participam de curso de Noções e Técnicas de Manicure e Pedicure

Publicado em

Cidades

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, abriu novas oportunidades de capacitação profissional por meio do programa ‘Qualifica Mulher’. A iniciativa foi idealizada em 2017, pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que tem o trabalho pautado no atendimento de excelência e humanização para famílias em vulnerabilidade social.

O programa já preparou mais de 6,6 mil pessoas para o mercado de trabalho, sendo que muitas abriram pequenas empreendimentos.

“Foi com esse objetivo que idealizamos esse programa que, por meio de uma parceria grandiosa com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), têm oportunizado há cada ano, a muitas mulheres, antes dependentes únicas e exclusivamente de seus companheiros. Hoje, possuem renda para poder ajudar na economia familiar. São muitos exemplos de superação e força de vontade. Além do mais, desse quantitativo formado, mais de 80% mulheres que buscam a independência financeira e, em alguns casos, a saída do ciclo da violência doméstica e familiar”, declarou a primeira-dama e idealizadora do Qualifica Mulher, Márcia Pinheiro.

Os cursos são ofertados em diferentes áreas, como designer de sobrancelhas, produção de bolos e tortas, pães e salgados, técnicas de depilação e noções técnicas de manicure e pedicure.

As atividades são realizadas nas quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) e ministradas por professores do Senac.

Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Jardim Araçá, está ocorrendo o curso de ‘Noções Técnicas de Manicure e Pedicure’. Treze mulheres do bairro e regiões vizinhas, decidiram mudar de vida e abraçaram a oportunidade.

O curso começou no último dia 10 e término previsto para o dia 25. Essa é a primeira etapa da edição 2023.

Mesmo com pouca idade, apenas dezesseis anos, a jovem Ingrid Letícia, logo que ficou sabendo do curso, já procurou se organizar para conciliar seu tempo para aprender uma profissão. Está cursando o segundo ano do Ensino Médio a noite e pensa em ter uma vida com mais tranquilidade.

“Além de ser gratuito, nos capacita para o mercado de trabalho. E o melhor, podemos trabalhar em casa, fazendo a própria rotina de trabalho. Tinha apenas uma ideia de como fazer unha, mas com esse curso, percebo que com as técnicas certas, vou poder ganhar meu próprio dinheiro”, contou Ingrid.

“E quem é que disse que tem idade limite pra começar uma nova profissão? A única coisa que precisa é querer e ter coragem pra mudar um pouco a realidade. Essa foi a definição da dona Isabel Maria Ferreira, que aos 66 anos, aposentada, recebeu convite da neta que também está participando do Qualifica. “Com essa experiência, com as técnicas certas, vou poder fazer a unha da mãe de 88 anos e ainda fazer para os amigos mais próximos. Basta querer. Todas somos capazes. Não podemos deixar passar as oportunidades. Estou muito feliz e agraciada em participar dessa excelente iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro, pois não temos condições de pagar um curso como esse”, ressaltou dona Isabel.

A aluna Jocelaine Viana Stecanellla, 40 anos já trabalha na área, com serviço de alongamento de unhas. Segundo ela, o que levou a fazer o curso foi para um conhecimento mais aprofundado de como fazer as unhas simples pois, muitas mulheres preferem o modelo tradicional. “Apesar de já conhecer a técnica, nesse curso estou aprendendo as formas corretas de esmaltação e remoção de pelas que ficam nos cantos das unhas. Está sendo muito proveitoso. Faço um convite às mulheres que estão em casa e desempregadas. Temos que ter iniciativa para mudar a situação atual. Além de ser de graça, agrega a nossa vida e nos prepara para o mercado. Não arrumem desculpas, agarrem as oportunidades”, convidou a aluna.

Ariane Dantas, além de professora do curso de Noções e Técnicas de Manicure e Pedicure, também atua na área. Com isso, para um melhor entendimento e aproveitamento das alunas, ela ensina que para aplicação de uma técnica 100% eficaz tem que praticar. Durante o curso, são apresentadas as formas de atuação de uma manicure, como receber, como atuar, entender o perfil de cada cliente, além dos diferentes tipos de cutículas pois, umas são mais finas, outras mais grossas ou até mesmo aquelas que têm o costume de roer as unhas. Cada caso é um caso. “Repasso para minhas alunas como funciona o dia a dia de uma manicure. Saber os limites da cutícula para que problemas futuros com as clientes possam ser evitados. É errando que se aprende. Mais de 88% já pegaram a ideia. As demais, até o final do curso estarão preparadas. Sou muito grata em fazer parte desse programa que, de forma gratuita proporciona aprendizado para uma carreira profissional”, declarou a professora.

‘Sinto-me honrada em estar à frente da pasta social do município. Há cada turma forma é mais uma comprovação de que a gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, pautados na humanização e na busca incessante em oferecer qualidade de vida às famílias em situação de vulnerabilidade social da nossa capital. Estamos muito felizes em saber de que está valendo a pena e que muitas vidas foram salvas”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

“O Qualifica tem sido uma das nossas maiores bandeiras sociais e um dos maiores cases do prefeito Emanuel Pinheiro. Nós temos o objetivo de certificar até 10 mil pessoas ao final da gestão e garantir o sustento familiar e oportunidade para que as pessoas sejam menos dependentes do poder público”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.

 SECOM/CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública

Publicados

em


A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.

O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.

Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.

Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.

Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.

Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.

Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.

O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.

A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.

Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.

Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.

Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.

Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA