PROGRAMA QUALIFICA+VG
Nove oficinas serão realizadas em Várzea Grande no mês de abril
O coordenador lembrou ainda que há uma rotatividade dos cursos, baseado no interesse da comunidade local, por isso as oficinas ocorrem em todos os polos do município
Cidades
A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, em parceria com o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, ofertará, no mês de abril, sete cursos rápidos em diversas modalidades, como ‘Relacionamento Interpessoal’; ‘Irrigação’; ‘Transformação caseira de produção de origem animal e embutidos, defumados, e beneficiamento e conservação de pescado’; ‘Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne ovina e caprino’; ‘Confecção de Crochê Básico’; ‘Jardinagem’ e ‘Produção de Derivados de leite e queijos’.
O coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, disse que cada unidade social realizará uma oficina destinada pelo SENAR, por isso é importante que o interessado saiba quais são e em qual unidade as inscrições estarão abertas. “É importante salientar que o número de vagas é limitado, por isso o aluno deverá apenas se inscrever na oficina que ele tem interesse em participar”.
O coordenador lembrou ainda que há uma rotatividade dos cursos, baseado no interesse da comunidade local, por isso as oficinas ocorrem em todos os polos do município, a exemplo da oficina de transformação caseira de produtos de derivados do leite, requeijão, doces, iogurte e manteiga, que já ocorreu em diversas unidades sociais e organizações parceiras do Município.
Jovanil da Silva disse ainda que neste primeiro semestre serão realizados no Município 35 cursos de capacitação. “A planilha já está definida, com as datas e locais em que serão realizados os cursos, além do seu tempo estimado. Temos grupos nas redes sociais de alunos que já participaram de oficinas, onde as equipes do ‘Qualifica + VG’ informam todos os meses a realização e inscrições de todos os cursos ofertados, dando a eles a oportunidade de escolher aquele de sua preferência. Por isso é importante que eles estejam sempre conectados, e em consonância com os grupos de trabalho”.
PARCERIA: Para a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, a boa relação entre os parceiros, o bom trabalho realizado entre as partes envolvidas são fatores que contribuem para o sucesso alcançado no programa ‘Qualifica + VG’. “Os resultados alcançados em 2022 foram satisfatórios e acreditamos que neste ano, os resultados serão ainda melhores. A nossa missão tem sido dar à população local a possibilidade de independência financeira, e para que isso aconteça é necessário que o trabalhador tenha condições de expandir seus conhecimentos e os cursos de capacitação contribuem para essa conquista”.
Quanto à parceria com o SENAR, a secretária disse que todos os cursos ofertados ao Município estão sendo concluídos com sucesso. “No ano passado foram 120 cursos, em diversas áreas de atuação, já a projeção para este ano é que alcance a marca dos 200, beneficiando mais de 5 mil famílias”.
A gestora lembrou ainda que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande também firmou parceria com outras organizações do terceiro setor, que estão à frente de cursos ministrados no município, a exemplo do curso de enfermagem, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Em princípio seria apenas uma turma de 30 alunos para o curso técnico de enfermagem, porém a busca elevada de concorrentes, fez com que o órgão aumentasse a oferta de novas vagas. Temos hoje três turmas ativas, 90 alunos sendo preparados para este mercado de trabalho”, completou.
Confira as datas e locais dos cursos:
Relacionamento Interpessoal
Início do Curso: 05/04 (período integral)
Local: Rede Cidadã
Relacionamento Interpessoal
Início do Curso: 12/04 (período integral)
Local: Cras São Mateus
Transformação caseira de produção de origem animal e embutidos, defumados, e beneficiamento e conservação de pescado
Início do Curso: 14/04 (período integral)
Local: Acamis
Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne ovina e caprino
Início do Curso: 14/04 (período integral)
Local: Cras Jardim Glória
Irrigação
Início do Curso: 14/04 (período integral)
Local: Cras Santa Maria
Confecção de Crochê Básico
Início do Curso: 26/04 (período integral)
Local: Vovô Zeid
Jardinagem
Início do Curso: 28/04 (período integral)
Local: Cras Cristo Rei
Produção de Derivados de leite e queijos
Início do Curso: 28/04 (período integral)
Local: Subprefeitura
Produção de derivados do leite, requeijão, doces, iogurte e manteiga
Início do Curso: 24/04 (período integral)
Local: AMFMT
FONTE/SECOM-VG
Cidades
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.
O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.
Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.
Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.
Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.
Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.
Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.
O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.
A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.
Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.
Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.
Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.
Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.
Fonte: ALMT – MT
-
Cidades4 dias atrásCasal é flagrado em banheiro de área de lazer na região do Morada do ouro após jogo do Brasil
-
Política6 dias atrásComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
-
Cidades6 dias atrásVias na região do Porto terão bloqueios pontuais devido à Marcha Para Jesus
-
Opinião3 dias atrásComissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
-
Política7 dias atrásGrupo de trabalho aprova relatório final sobre criminalização da misoginia
-
Política7 dias atrásConselho da Magistratura abre processo seletivo de remoção para oficiais de justiça
-
Política6 dias atrásComissão aprova uso de documentos de familiares para comprovar trabalho de produtora rural
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil prende homem por descumprimento reiterado de medidas protetivas em Barra do Garças


