"Multiplicadores"

Crianças e adolescentes de bairros aprendem a como combater à dengue

Prevenção à dengue é um dos eixos temáticos que são desenvolvidos por todos os polos.

Publicado em

Educação

Foto: Secom-VG

Crianças e adolescentes dos bairros 23 de setembro, Serra Dourada e Jardim Esmeralda que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estão aprendendo na prática como ajudar a combater a dengue, no local onde realizam as atividades e também em suas casas.  Durante a aula de campo, eles fazem a coleta de garrafas plásticas, tampinhas de refrigerantes e também a retirada de água de recipientes e vasos de plantas. 
 
Como explica a orientadora social, Laurinéia Gonçalves da Costa, que atua no bairro 23 de Setembro, a dengue é uma doença perigosa e com a chegada do período de chuvas é importante que as famílias se atentem a pequenos cuidados, como não deixar água parada dentre outras ações que intensificam o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “As crianças são multiplicadoras por isso o que ensinamos aqui, elas realizam em casa e essa conscientização é repassada para toda a família. 

Com uma dinâmica bem divertida, as crianças do bairro Jardim Esmeralda resolveram sair as ruas para conscientizar os moradores do bairro quanto aos cuidados com o quintal de casa, e principalmente, levando informações sobre o causador da dengue, o mosquito ades aegypt.  

“Eles foram as casas e conversaram com os moradores, também falaram sobre o causador da dengue além de fixarem panfletos nas casas que foram visitadas. Esse trabalho de orientação as famílias são necessárias e bastante educativa, principalmente, para as crianças que participaram da ação. Com certeza serão adultos mais conscientes”, destacou a orientadora social Renita Borges Barros. 

A usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Kamilly Sophia Borba Gonçalves, 9 anos, foi uma das interlocutoras do grupo. Ela conversou com os moradores do bairro Jardim Esmeralda e ajudou na distribuição de panfletos.  “Estamos fazendo a nossa parte”, comentou.   

 A coordenadora de Proteção Básica, Bernadete Miranda destaca que a prevenção à dengue é um dos eixos temáticos que são desenvolvidos por todos os polos de atuação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e que juntamente com a secretaria de Educação e Saúde trabalham a conscientização e a promoção da saúde. 

Doença: A dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981, apesar de relatos da doença aparecerem desde o final do século XIX. Em 1986 surgiram as primeiras epidemias de dengue, em capitais do Nordeste e no Rio de Janeiro.  Desde então, a doença tem sido um problema de saúde pública não só no Brasil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde colocou a dengue entre as 10 ameaças globais à saúde em 2019. 
 

A dengue clássica tem sintomas como febre alta, dores intensas de cabeça, nos olhos e músculos do corpo inteiro. Já a dengue hemorrágica é uma forma mais grave da doença, que além dos sintomas da dengue clássica os pacientes também têm calafrios, náuseas e vômitos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeitura convoca 166 candidatos aprovados para cargos de pedagogo

Estão sendo chamados os aprovados para a função de pedagogo, com lotação em unidades educacionais de todas as regionais e do campo

Publicados

em

Foto: Secom-Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou  os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva (Edital nº 12/2024/GS/SME), publicado na Gazeta Municipal nº 937, de 27 de agosto de 2024. Os convocados atuarão nas unidades educacionais da rede municipal no ano letivo de 2025.

 Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 31 de janeiro de 2025, seguindo as datas e horários estabelecidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição de vagas.

Orientações

Os aprovados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos ou não apresentar toda a documentação exigida será eliminado, sem possibilidade de segunda chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado na sequência.

Os documentos a serem apresentados, conforme os editais, são RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), conta corrente no Banco do Brasil (caso possua), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar (Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

A Secretaria Municipal de Educação informa que o candidato que chegar atrasado e tiver seu nome chamado será realocado para o final da lista. Caso compareça em horário diferente do estabelecido, será eliminado do certame, conforme item 13.3 do edital.

Os candidatos convocados devem realizar o exame admissional no local de sua preferência, desde que o laudo contenha a especificação do cargo e a aptidão para o exercício da função.

Processo Seletivo

O processo seletivo, realizado em 2024, ofertou 2.015 vagas para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior. Os profissionais atuarão nas unidades educacionais da rede pública municipal, substituindo servidores efetivos e atendendo a necessidades temporárias de excepcional interesse público.

Secom- Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA