Pesquisar

CULINARIA

Fortaleça sua saúde cerebral: 10 pilares para manter a mente jovem

Published

on

Reprodução: Alto Astral
Fortaleça sua saúde cerebral: 10 pilares para manter a mente jovem

Para manter a saúde da nossa mente afiada e jovial, é preciso que o cérebro , o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, esteja em constante estímulo devido ao declínio cognitivo que vem com a idade. No entanto, você sabe quais são as formas mais eficazes de conservar a saúde cerebral?
Existem diversos pilares no estilo de vida que dão sustentação à nossa mente. Realizar atividades menos automáticas, buscar conhecimento, manter uma dieta saudável e buscar por ocupações que dão prazer são apenas alguns hábitos que possuem relação com a prevenção da deterioração cognitiva.
Sendo assim, para te ajudar a fortalecer a saúde mental, que tal conhecer 10 pilares importantes para manter a sua mente sempre jovial e aguçada ? Confira:
Faça amigos
Segundo Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neuro-oncologista, além de uma ampla rede social fornecer fontes de apoio, ela reduz o estresse, combate a depressão e aumenta a estimulação intelectual.
Outra habilidade mental estimulada pelo contato social é, por exemplo, a memória de curto prazo, ou seja, o poder de desligar as distrações e a capacidade de manter o foco. “Estudos mostram que aqueles com maior interação social dentro de sua comunidade experimentam a taxa mais lenta de declínio da memória. Casamentos felizes ou relacionamentos de longo prazo e com um propósito na vida têm demonstrado efeitos protetores significativos contra o comprometimento cognitivo relacionado à idade”, diz o médico.
Todavia, de acordo com Batistella, os animais também são ótimos para a saúde cerebral uma vez que fazem as pessoas se sentirem bem. “Eles podem nos acalmar, aumentar nossa imunidade, melhorar nossa saúde cardíaca, nos manter em movimento e melhorar nossa vida social”, explica.
Saia um pouco da rotina
Você ainda pode comer o mesmo café da manhã todos os dias, ou fazer o mesmo caminho para o trabalho. Afinal, os humanos são criaturas de hábitos. Porém, é bom para o seu cérebro mudar os mesmos costumes do dia a dia, mesmo que seja uma vez por semana. Mudanças na rotina aumentam a capacidade do cérebro de aprender novas informações.
Assim, experimente uma nova receita ou explore uma parte diferente do seu bairro. Use e abuse da criatividade!
Estude, estude, estude!
Segundo Batistella, quando você aprende uma nova habilidade ou assunto, seu cérebro cria novos caminhos entre suas células. “Você pode tentar escrever um texto criativo ou um novo hobby que lhe interesse, como tocar violão. Se parecer difícil no início, não desista. Quanto mais difícil for para você pegar o jeito, melhor para o seu cérebro”, recomenda.
A mesma dica vale para a leitura , que também requer bastante concentração. E, nesse sentido, tente sempre manter o foco. “Quando seu cérebro é atingido por vários fluxos de informações em simultâneo, ele precisa vasculhar tudo. Isso dificulta para você se concentrar, gerenciar sua memória e mudar de uma coisa para outra. Vá devagar com o seu cérebro e dê toda a sua atenção a uma coisa de cada vez”, exemplifica.
Exercite o seu corpo
De acordo com o médico, indivíduos que se exercitam regularmente têm menor risco de desenvolver a doença de Alzheimer. O exercício acaba melhorando o fluxo sanguíneo e protege a memória; além de estimular mudanças químicas no cérebro, que melhoram o aprendizado, humor e pensamento.
Por isso, malhar é tão bom para a mente quanto para o corpo. “Além de melhorar a saúde do coração , exercícios regulares de resistência, como correr, nadar ou andar de bicicleta, também podem promover o crescimento de novas células cerebrais e preservar as células cerebrais existentes”, destaca.
Descanse
Nada melhor do que uma boa noite de sono, não é mesmo? Segundo Batistella, o tempo e qualidade do sono nos deixa com um humor melhor e aguça nosso cérebro. Além disso, também nos dá a energia e capacidade de administrar nossas vidas ocupadas, desde exercícios físicos a até o trabalho.
Um estudo suíço descobriu que as pessoas que dormiam com mais qualidade retinham as informações recentes melhor do que aquelas que não dormiam bem. “Durante o sono , a informação é consolidada e é transferida para áreas do cérebro associadas à memória de longo prazo”, explica o neuro-oncologista.

Você viu?

Se você não dormir o suficiente, pode começar a achar tarefas simples bem mais difíceis de serem feitas. “Você também achará muito mais difícil se concentrar e poderá notar lacunas em sua memória de curto prazo”, afirma Batistella.
Preste atenção no seu prato
É aquele velho ditado: você é o que você come.
Isso porque conforme você envelhece, seu cérebro é exposto a mais estresse devido ao estilo de vida e fatores ambientais, resultando, assim, em um processo chamado oxidação, que danifica as células cerebrais. “A ferrugem no guidão de uma bicicleta ou em uma maçã parcialmente comida dá uma ideia do tipo de dano que a oxidação pode causar ao cérebro. Alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a evitar os efeitos nocivos da oxidação das células no cérebro”, explica o especialista.
Pesquisas mostram que uma dieta de estilo mediterrâneo rica em peixes, grãos inteiros, vegetais de folhas verdes, azeitonas e nozes ajuda a manter a saúde do cérebro e pode também reduzir o risco de doença de Alzheimer. “Cozinhe e coma alimentos frescos, saboreie, desfrute de um jantar com a família e amigos. Adote um comportamento alimentar saudável como um estilo de vida, uma forma de viver bem”, orienta o médico.
Além disso, você sabia que quanto mais calorias você ingerir, maiores serão as chances de perda de memória? De acordo com o profissional, a razão dessa perda não é clara, mas um maior IMC (índice de massa corporal) na meia-idade está relacionado a problemas que o cérebro poderá vir a ter. Ou seja, pequenas mudanças, como evitar ‘beliscar’ comidinhas fora do horário, o ajudarão a reduzir calorias e contribuirão para a sua saúde cerebral.
Pare de fumar
Segundo Batistella, muitos produtos químicos nos cigarros são tóxicos para o cérebro, então você pode não se surpreender ao saber que fumar está relacionado ao declínio mental e à demência. “O acetato de chumbo, por exemplo, é uma das substâncias tóxicas que possuem efeito cumulativo para o organismo, na medida em que o chumbo não é eliminado. Então, há um risco de danos celulares e para o desenvolvimento de tumores”, explica o neuro-oncologista.
Cuide da saúde do seu coração
Fatores de risco para problemas cardiovasculares, como obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes , também estão ligados a um risco maior de demência e complicações cognitivas. “Se o seu coração está com problemas, é provável que você tenha problemas de aprendizagem e de memória. Estar acima do peso e não fazer exercícios suficientes pode estreitar os vasos sanguíneos”, explica Batistella.
Esse hábito limita a quantidade de sangue que flui para o cérebro e as artérias podem começar a endurecer. A pressão alta é o maior sinal de que a saúde do seu cérebro está em risco. “Se a sua [pressão] estiver alta, converse com seu médico sobre como controlá-lo”, diz o médico.
Aumente o som!
Seu cérebro treina mentalmente quando você reproduz suas músicas favoritas. “Ouvir canções não apenas ajuda você a se sentir mais alerta, mas também pode melhorar sua memória e seu humor”, Batistella diz.
De acordo com o neurologista, um dos motivos é que há matemática na música e como uma nota se relaciona com a outra. Dessa forma, seu cérebro tem que trabalhar para dar sentido a essa estrutura.
Obtenha ajuda para sua saúde mental
Se você está deprimido, é provável que tenha um declínio mental. Além de sentimentos de impotência e perda de interesse nas coisas que você ama, a depressão também pode colocá-lo em uma “névoa cerebral”. Pensar, manter o foco e tomar decisões pode ser muito mais difícil. Se você tiver algum desses sinais, não pense duas vezes antes de procurar um profissional.
Além disso, o médico também destaca que o estresse pode fazer seu cérebro liberar um hormônio chamado cortisol, o que dificulta pensar com clareza. “Com o tempo, altos níveis de estresse podem causar problemas de aprendizado e memória. Uma maneira divertida de proteger seu cérebro é dar uma boa risada. Busque mais situações de vida em que o bom humor faça parte”, explica por fim.
Fonte: Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

Fonte: IG Mulher

#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

#infocoweb_corpo div {
margin-bottom: 10px;
text-align: justify;
}O post Fortaleça sua saúde cerebral: 10 pilares para manter a mente jovem apareceu primeiro em O Atual.

Continue Reading

CULINARIA

Batida entre 2 carros mata mulher e faz grávida perder bebê

Published

on

By

 

Ivoneide Vieira Magalhães Palermo, de 49 anos, morreu em um acidente envolvendo dois veículos de passeio, na manhã de terça-feira (7), na BR-070, em Cáceres (220 km de Cuiabá). Outras duas pessoas ficaram feridas. Entre elas, uma mulher que estava grávida e perdeu o bebê devido à colisão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os veículos, um Chevrolet Onix e um Volkswagen T-Cross seguiam em direção opostas quando o acidente aconteceu. Devido à chuva que caía na região, o Ônix que trafegava sentido Cáceres a Cuiabá rodou na pista e o T-Cross, que seguia de Cuiabá com destino a Cáceres, não conseguiu frear a tempo e colidiu em cheio contra o Ônix, que ficou completamente destruído.
Segundo o site Cáceres Notícias, a vítima estava no Ônix junto com o casal Karoline Vieira Palermo, de 26 anos, e Rafael Marquioreto Remédio, de 34 anos. Karoline estava grávida e vinha para Cuiabá para realizar o parto. Contudo, devido à gravidade do acidente, ela perdeu o bebê. O estado de saúde dela é considerado grave. O rapaz não corre risco de morte. Os três ocupantes seriam moradores do município de Glória D’Oeste.
No T-Cross, estava um casal. A mulher, de 51 anos, fraturou a clavícula e teve contusão pulmonar e o homem, de 56 anos, está sob observação médica. Não há informação sobre o estado de saúde atual dos dois. O Corpo de Bombeiros esteve no local e encaminhou as vítimas feridas para o Hospital Regional de Cáceres.
A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram acionadas e enviaram equipes ao local do acidente para adoção dos procedimentos de coleta de evidências para auxiliar nas investigações por parte da PJC.
 
 

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,

fbq(‘init’, ‘296170224380573’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘1442699339351446’,
xfbml : true,
version : ‘v2.5’
});
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = ”
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Folhamax
The post Batida entre 2 carros mata mulher e faz grávida perder bebê appeared first on Última Hora MT.

Continue Reading

CULINARIA

Mulher se atrasa, não consegue remédio e ameaça “meter faca na doutora”

Published

on

By

 

Uma mulher de 52 anos foi presa após desacatar e ameaçar de morte funcionários de um posto de Saúde,  no município de Querência (755 km de Cuiabá). O caso foi registrado na tarde desta segunda-feira (6). 
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 16h para atender um caso de ameaça. No local, os militares se depararam com a mulher bastante nervosa e gritando com um dos funcionários da unidade de Saúde.
À Polícia Militar, a suspeita relatou que queria a receita de um medicamento de uso controlado e não estava conseguindo, por isso se alterou. Contudo, uma testemunha contou que a suspeita chegou no local bastante alterada e solicitou a receita da medicação.
Ocorre que a mulher tinha horário marcado para ser atendida às 13h30, porém, ela não compareceu ao horário indicado e só chegou ao posto de Saúde às 16 horas. Devido ao horário de funcionamento da unidade, não daria tempo para atendê-la, sendo necessário que a consulta fosse remarcada. Nesse momento, a mulher não aceitou o reagendamento e começou a atacar a recepcionista.
Em seguida, a suspeita afirmou que iria “meter uma faca na garganta da doutora”. Diante dos fatos, a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada à delegacia da Polícia Civil, que ficará responsável por investigar o caso. 
 

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,

fbq(‘init’, ‘296170224380573’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘1442699339351446’,
xfbml : true,
version : ‘v2.5’
});
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = ”
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Folhamax
The post Mulher se atrasa, não consegue remédio e ameaça “meter faca na doutora” appeared first on Última Hora MT.

Continue Reading

CULINARIA

Leite materno: não acredite em fórmulas mágicas para aumentar produção

Published

on

By

Tamilles Esposito/Pexels
Leite materno: porquê não devemos acreditar em fórmulas mágicas para aumentar sua produção?

Chás, canjica, abacate, suco de uva… As dicas caseiras e as superstições para aumentar a produção de leite materno são diversas. A mais recente foi em torno de um cookie com “ingredientes estimulantes para lactação” que se tornou uma febre nos EUA. Mas um estudo publicado em abril no The American Jornal of Clinical Nutrition sugere que as mulheres que ingerem esses biscoitos diariamente não apresentam diferença na produção de leite materno, se comparado com mães que não o ingerem. Isso porque, segundo a especialista em amamentação Ana Carolina Ferreira, o que faz o corpo produzir leite é a mãe estar relaxada e a própria frequência de ordenha.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Para a realização do estudo, pesquisadores de quatro universidades norte-americanas analisaram 176 mulheres que estavam amamentando bebês saudáveis de 2 meses de idade. O leite materno era a única fonte de energia dessas crianças. Algumas voluntárias foram aleatoriamente instruídas a comerem os biscoitos de lactação que continham os supostos ingredientes que aumentariam a produção de leite, enquanto outras foram orientadas a comerem biscoitos comuns, com calorias e apresentação semelhantes, mas sem os ingredientes “mágicos”. A ingestão diária de ambos os grupos era de 57 gramas. Após um mês, os pesquisadores concluíram que não houve diferença na produção de leite materno entre o grupo de controle e o experimental.

Leia também

Você não será menos mãe se escolher o parto cesárea
Alimentação vegana é saudável para crianças? Especialistas opinam
98% dos pais já se depararam com fake news sobre cuidado com os filhos

“Quando uma mãe está sem conseguir produzir leite para o seu filho e o vê perdendo peso, com fome e chorando, ela certamente vai recorrer às pílulas mágicas, em meio ao desespero”, justifica Ana Carolina. No entanto, segundo a consultora em amamentação, não existe atalho nesse quesito, e o que realmente vai aumentar a produção de leite materno é o momento de descanso da mãe. “Quando uma mulher que está amamentando come um biscoito comum ou algo que ela goste, a sensação de prazer que ela vai ter naquele momento vai lhe proporcionar um relaxamento. O mesmo vale para ‘chás estimulantes de leite’, que em sua maioria são compostos de camomila, marcela e outros ingredientes conhecidos por serem calmantes, ou seja, o que ajuda uma mãe a produzir leite é ela estar relaxada e hidratada”, pontua.
Além disso, o aumento da produção de leite exige uma rotina de ordenha com frequência, explica a especialista. “O que realmente aumenta a produção da mãe é o estímulo. É avisar o corpo que ela precisa aumentar a produção de leite e a única forma de fazer isso, se o bebê não estiver mamando, é através da ordenha”, explica Ana Carolina.
Ela conclui dizendo que a ordenha é um estímulo positivo para o corpo e precisa ser realizada com certa frequência para manter a produção de leite materno em bons níveis. Nesse cenário, as bombas, sejam manuais ou elétricas, facilitam o processo para as mamães que estão amamentando ou fazendo o aleitamento materno.
Fonte: Mulher
div#mvp-post-feat-img{display:none!important;}#infocoweb_cabecalho {
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;
}

The post Leite materno: não acredite em fórmulas mágicas para aumentar produção first appeared on O Atual.O post Leite materno: não acredite em fórmulas mágicas para aumentar produção apareceu primeiro em O Atual.

Continue Reading

Trending