Pesquisar
Close this search box.

Política

Thiago Silva reforça compromisso em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Publicado em

Política


O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem liderado iniciativas que promovem mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas autistas. Dentre suas ações, estão a a destinação de emendas parlamentares para prefeituras, entidades e associações que atuam na causa, com a destinação de recursos para melhorias estruturais, aquisição de equipamentos e instalação de salas sensoriais e espaços de inclusão pedagógica. Outra iniciativa é o Projeto de Lei nº 2211/2023, que prevê a criação da unidade móvel “AutismoCare”. O projeto visa proporcionar atendimentos itinerantes, exames e apoio especializado para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), levando assistência a diversas regiões do estado e garantindo que os autistas tenham acesso a cuidados essenciais de forma mais acessível e eficaz.

Silva é também autor da Lei nº 11.785/2022, que tornou a Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (Arpta) uma entidade de utilidade pública estadual. Essa medida fortalece a atuação da associação, permitindo maior captação de recursos e ampliação dos serviços oferecidos aos autistas e seus familiares.

O parlamentar também propôs o Projeto de Lei nº 275/2025, que dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento para pessoas com TEA em órgãos públicos estaduais. Essa medida busca garantir mais autonomia para as pessoas autistas e seus familiares, facilitando o deslocamento e o acesso aos serviços públicos, como o caso de Hospitais Regionais e unidades escolares.

Além disso, apresentou a Indicação nº 4858/2024, que solicita a criação de Centros Especializados em Atendimento para as crianças autistas nos polos regionais de Mato Grosso. Essa proposta visa descentralizar o atendimento, garantindo que famílias de diferentes regiões tenham acesso a suporte médico, terapêutico e educacional sem a necessidade de longos deslocamentos.

O deputado reafirma seu compromisso com a pauta e destaca a importância de políticas públicas eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA.

“A inclusão é um direito fundamental e precisamos garantir que os autistas e suas famílias tenham o suporte necessário do poder público. Continuarei trabalhando para que nossas propostas se tornem realidade e tragam impactos positivos na vida de milhares de pessoas”, enfatizou.

Com as iniciativas, o parlamentar reforça a missão de transformar o estado em um ambiente mais acessível e acolhedor para as pessoas com autismo, promovendo inclusão e mais dignidade.

Fonte: ALMT – MT



COMENTE ABAIXO:

Política

Câmara de SP aprova em 1º turno reajuste de 2,6% de servidores

Publicados

em


A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (23), em primeira votação, a proposta de aumento salarial de 2,6% dos servidores municipais a partir de maio deste ano e de 2,55% em 2026. A proposta, apresentada pela prefeitura, teve 31 votos favoráveis e 15 contrários, com base e oposição votando em bloco.

O texto passará ainda por uma segunda votação, marcada para a próxima terça-feira (29), antes de seguir para sanção do prefeito Ricardo Nunes. 

A proposta é rejeitada pelos servidores, e motivou greve dos professores municipais, iniciada no último dia 15.

Na sessão de hoje, os vereadores discutiram emendas, como a de aumento do vale-refeição e a de antecipação do reajuste salarial de maio de 2026 para novembro deste ano, porém ambas foram rejeitadas. A Casa ainda considera apresentar mudanças ao projeto, em negociação com o Executivo. 

Greve

Os profissionais da educação decretaram greve na semana passada, após rejeitarem a proposta do governo municipal de reajuste anual de 2,6%, a partir de 1º de maio de 2025, e de 2,55%, a partir de 1º de maio de 2026.

A categoria e outros servidores reivindicam reajuste dos salários acima da inflação anual acumulada.

Os servidores municipais tem assembleia prevista para o dia 29, quando irão avaliar a continuidade ou não do movimento.

 

 



Fonte: EBC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA