Pesquisar
Close this search box.

Política

Investimento na educação técnica: Botelho acompanha evolução da Ceciteci e Fapemat

Publicado em

Política


A educação profissional em Mato Grosso passa por uma nova reformulação conduzida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Na sexta-feira (7), durante visita in loco à nova sede das instituições, localizadas na Avenida Tenente Coronel Duarte, no centro de Cuiabá, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) elogiou o trabalho da equipe e reforçou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento econômico do Estado.

O comprometimento com a formação, segundo Botelho, é essencial para atender à crescente demanda do mercado. Ele relatou que empresários frequentemente apontam a falta de mão de obra qualificada, citando como exemplo a área da construção civil, que necessita de eletricistas, operadores de máquinas, entre outros profissionais. “Profissionais capacitados podem atuar em diversas áreas e contribuir para o crescimento do Estado, que já é referência mundial na produção de grãos. A Seciteci existe para atender essa demanda”, afirmou Botelho.

Nos últimos anos, a Ceciteci cresceu significativamente, passando de 12 para 17 escolas, e o número de alunos matriculados aumentou de menos de 2 mil para quase 7 mil estudantes. O secretário da pasta, Allan Kardec, destacou a participação fundamental de Botelho nesse avanço. “Quando assumi a Secretaria, Botelho foi o primeiro a estender a mão, destinando recursos por meio de emendas parlamentares. Hoje, ele pode ver que esse apoio se transformou em resultados concretos para a educação profissional do Estado”, agradeceu Allan Kardec.

Durante a visita, Botelho relembrou sua trajetória na educação profissional. “Sou oriundo das escolas industriais. Comecei na Escola Técnica Federal fazendo Mecânica de Automóveis e, depois, cursei Estradas. Além disso, fui professor do Senai, lá no Cristo Rei, em 1979. Sei o quanto a educação técnica é transformadora, porque vivi essa realidade”, recordou o parlamentar.

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Dia Internacional da Mulher – Botelho nasceu em 8 de março, data que simboliza a luta histórica das mulheres por direitos, equidade e respeito. Os servidores anteciparam os parabéns ao parlamentar, que muito feliz com a homenagem, celebrou o momento ao lado das aniversariantes do mês. “É um dia para lembrar das mulheres, mas sobretudo, das conquistas e lutas que tiveram e ainda têm pela frente. E também para lembrar de Botelho, que é o dia do aniversário de Botelho”, brincou.

Fonte: ALMT – MT



COMENTE ABAIXO:

Política

Chico Guarnieri propõe Frente Parlamentar sobre Tecnologia e Inovação

Publicados

em


O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs, durante sessão plenária no dia 26, a criação da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que estará sob sua coordenação e terá como demais membros os parlamentares: Beto Dois a Um (União), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL), Fábio Tardin (PSB) e Júlio Campos (União).

Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico busca trabalhar em prol da industrialização do estado, ainda mais após as visitas ao Parque Tecnológico de Mato Grosso, com o escritório de inovação localizado em Várzea Grande. O local será referência para criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.

“Temas como ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo geram um grande impacto na vida do cidadão. É necessário a participação de todas as entidades e instituições interessadas, inclusive sobre questões orçamentais. A FPTI pretende estimular a capacidade de respostas às transformações e desafios enfrentados pelo nosso estado”, ressaltou Guarnieri.

A Frente Parlamentar se destinará a promover, juntamente com representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para Mato Grosso. A Frente propõe gerar um amplo debate público, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica mato-grossense.

Com a criação da Frente, serão realizados simpósios, seminários e outros eventos relacionados a divulgação da política em curso versus estado das coisas, e também a apresentação dos resultados das experiências.

Fonte: ALMT – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA