Polícia
Relatório do FBI leva PF a investigar discursos de ódio na Paraíba
Polícia

Um relatório do FBI, a polícia investigativa dos Estados Unidos, indicou a existência de conteúdos extremistas e de discursos de ódio aqui no Brasil, no interior da Paraíba. O alerta levou a Polícia Federal a agir, nesta sexta-feira (11/4), na cidade de Pocinhos, que fica na região metropolitana de Campina Grande, para combater o “extremismo violento e a propagação de ameaças contra a segurança nacional”.
Na operação Leviatã, os agentes da PF cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do principal suspeito para obter provas da existência dos crimes, além de identificar outros autores. Foram apreendidos celulares, mídias e pendrives, cartões de memória e HDs com materiais armazenados.
Entre os objetos pessoais apreendidos, a polícia divulgou imagens que mostram uma boina, uma calça militar com estampa de camuflagem, um suspensório vermelho, luvas e uma jaqueta. No entanto, a PF não mencionou a relação desses itens com a investigação de terrorismo e de discurso extremista.
Ainda segundo a Polícia Federal, a investigação tem o objetivo de reprimir “atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio” praticados na internet. O relatório do FBI aponta a existência de “comunicações contendo discursos de ódio e adesão a ideologias extremistas, com motivações raciais e étnicas”. Além disso, as investigações mostraram que o suspeito demonstrou predisposição para praticar “atos violentos”, além de ter demonstrado “alinhamento com ideologias de intolerância”.

Polícia
Lula entrega PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional

O presidente Lula oficializou nesta quarta-feira (23) a entrega da PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional.
A proposta prevê uma maior integração entre a União e os entes federados.
Para o presidente Lula, não se trata de uma interferência na responsabilidade e na autonomia de cada estado no tratamento da segurança pública, mas da ampliação do diálogo.
Também durante a entrega, que ocorreu no Palácio do Planalto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou as principais diretrizes da PEC da Segurança Pública.
No início deste mês, Lewandowski fez uma apresentação prévia do texto ao presidente da Câmara, Hugo Motta. Ele ressaltou, nesta quarta-feira, que a PEC foi bem recebida desde o início, e que será debatida com prioridade.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a relevância da discussão dada a insegurança que vive a população brasileira.
Outro destaque da PEC da Segurança Pública é a atualização das competências das polícias Federal e Rodoviária Federal.
A PRF, por exemplo, se tornaria uma polícia ostensiva federal, passando a se chamar Polícia Viária Federal, com suas atribuições expandidas para fazer policiamento também em ferrovias e hidrovias.
Além disso, a medida busca dar respaldo constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública e aos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional.
*Com informações da Agência Brasil
-
Saúde4 dias atrás
Inventimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
-
Saúde5 dias atrás
Famílias reagem a veto de terapias hormonais para menores
-
Polícia7 dias atrás
PRF aumenta fiscalização nas estradas durante feriado
-
Política1 dia atrás
Deputado Pedro Lucas recusa convite para ser ministro das Comunicações
-
Saúde3 dias atrás
Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans
-
Economia7 dias atrás
Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel em R$ 0,12 por litro
-
Judiciário6 dias atrás
Atual e ex-diretor da Abin depõem à PF sobre suposta espionagem ilegal
-
Economia5 dias atrás
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT