Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Operação Sisamnes prende acusado de vender decisões judiciais do STJ

Publicado em

Polícia


A Polícia Federal prendeu uma pessoa acusada de envolvimento em esquema de venda de decisões judiciais. Segundo a PF, o grupo monitorava, vendia e repassava informações sigilosas e decisões do Superior Tribunal de Justiça e era composto por advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.

O mandado de prisão e outros quatro de busca e apreensão foram cumpridos no Tocantins, no âmbito da Operação Sisamnes, que teve a primeira fase ainda em novembro passado. 

Os crimes investigados envolvem obstrução de Justiça, violação do sigilo funcional e corrupção ativa e passiva. O preso desta terça-feira também será afastado de suas funções públicas e terá o passaporte recolhido. Ou seja, fica proibido de deixar o país.

O nome da operação faz referência a um episódio da mitologia persa, que narra a história do juiz Sisamnes. Ele teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.



Fonte: EBC

COMENTE ABAIXO:

Polícia

Lula entrega PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional

Publicados

em


O presidente Lula oficializou nesta quarta-feira (23) a entrega da PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional.

A proposta prevê uma maior integração entre a União e os entes federados.

Para o presidente Lula, não se trata de uma interferência na responsabilidade e na autonomia de cada estado no tratamento da segurança pública, mas da ampliação do diálogo.

Também durante a entrega, que ocorreu no Palácio do Planalto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou as principais diretrizes da PEC da Segurança Pública.

No início deste mês, Lewandowski fez uma apresentação prévia do texto ao presidente da Câmara, Hugo Motta. Ele ressaltou, nesta quarta-feira, que a PEC foi bem recebida desde o início, e que será debatida com prioridade.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a relevância da discussão dada a insegurança que vive a população brasileira.

Outro destaque da PEC da Segurança Pública é a atualização das competências das polícias Federal e Rodoviária Federal.

A PRF, por exemplo, se tornaria uma polícia ostensiva federal, passando a se chamar Polícia Viária Federal, com suas atribuições expandidas para fazer policiamento também em ferrovias e hidrovias.

Além disso, a medida busca dar respaldo constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública e aos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional.

*Com informações da Agência Brasil 




Fonte: EBC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA