Polícia
Golpe no Rio: falsos defensores públicos cobram por serviços jurídicos
Polícia

Tem golpe novo no Rio de Janeiro. A Defensoria Pública do Estado alertou que golpistas estão se passando por defensores públicos para cobrar por serviços de assistência jurídica, que são totalmente gratuitos.
Segundo a Defensoria, os golpes já ocorreram em diversas cidades do estado, como Petrópolis, São Francisco de Itabapoana e, mais recentemente, em Paraty. Os golpistas chegaram a cobrar valores acima de R$ 1.000 das vítimas.
A subdefensora pública-geral institucional, Suyan Liberatori, explica que os criminosos costumam solicitar pagamentos via PIX, cartão ou boleto e em alguns casos, utilizam nomes reais de defensores e adicionam assinaturas falsas ou imagens com o logotipo da Instituição para tentar enganar as vítimas.
Suyan Liberatori reforça que a Defensoria Pública não faz qualquer tipo de cobrança de valores em nenhuma fase dos processos abertos na instituição. Todos os serviços oferecidos, atendimento, orientação jurídica ou atuação em processos judiciais, são gratuitos. A defensora orienta que os usuários devem buscar o órgão de atendimento para relatar o ocorrido.
A Defensoria Pública do Estado informou que as denúncias estão sendo encaminhadas para a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para que seja aberta uma investigação.

Polícia
Lula entrega PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional

O presidente Lula oficializou nesta quarta-feira (23) a entrega da PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional.
A proposta prevê uma maior integração entre a União e os entes federados.
Para o presidente Lula, não se trata de uma interferência na responsabilidade e na autonomia de cada estado no tratamento da segurança pública, mas da ampliação do diálogo.
Também durante a entrega, que ocorreu no Palácio do Planalto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou as principais diretrizes da PEC da Segurança Pública.
No início deste mês, Lewandowski fez uma apresentação prévia do texto ao presidente da Câmara, Hugo Motta. Ele ressaltou, nesta quarta-feira, que a PEC foi bem recebida desde o início, e que será debatida com prioridade.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a relevância da discussão dada a insegurança que vive a população brasileira.
Outro destaque da PEC da Segurança Pública é a atualização das competências das polícias Federal e Rodoviária Federal.
A PRF, por exemplo, se tornaria uma polícia ostensiva federal, passando a se chamar Polícia Viária Federal, com suas atribuições expandidas para fazer policiamento também em ferrovias e hidrovias.
Além disso, a medida busca dar respaldo constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública e aos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional.
*Com informações da Agência Brasil
-
Saúde4 dias atrás
Inventimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
-
Saúde5 dias atrás
Famílias reagem a veto de terapias hormonais para menores
-
Polícia7 dias atrás
PRF aumenta fiscalização nas estradas durante feriado
-
Política1 dia atrás
Deputado Pedro Lucas recusa convite para ser ministro das Comunicações
-
Saúde3 dias atrás
Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans
-
Economia7 dias atrás
Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel em R$ 0,12 por litro
-
Judiciário6 dias atrás
Atual e ex-diretor da Abin depõem à PF sobre suposta espionagem ilegal
-
Judiciário6 dias atrás
CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro