Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Forças de segurança do Rio Grande do Norte vão usar câmeras corporais

Publicado em

Polícia


As forças de segurança do Rio Grande do Norte vão usar câmeras corporais. São 793 equipamentos, que serão utilizados por agentes que atuam em Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Cidades com população superior a 100 mil habitantes.

O estado é mais um a aderir ao programa de câmeras corporais, que serão utilizadas em todas as áreas de segurança pública: Polícias civil e militar; corpo de bombeiros; e Instituto de Perícia, segundo informou o Coronel Francisco Araújo, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado. 

Ele explica ainda como os equipamentos vão auxiliar nas estratégias de ações diárias das equipes de segurança. 

“Tem uma parte que, por exemplo, se houver uma operação policial, a gente vai ter condições ir para o Centro de Operações e acompanhar em tempo real o que é que os policiais estão fazendo naquela operação, como por exemplo, cumprir mandado de prisão, mandado de busca, a gente vai acompanhar em tempo real; e todas essas imagens, elas são colocadas em nuvens”, disse Araújo.

O secretário nacional da Segurança Pública, Mário Sarrubbo, defende importância da implantação e ampliação do uso das câmeras corporais. 

Um projeto que, num primeiro momento, ele protege o policial militar, até porque aumenta a sua capacidade, aumenta a apreensão, aumenta o número de prisões e preserva a vida dos policiais, diminui a letalidade policial, mas também e, tão importante quanto a preservação da vida, é o que nós chamamos, as câmeras transformam, qualificam a prova no processo, porque essas imagens vão para o processo penal.

Em novembro do ano passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou um edital que destina R$ 102 milhões para a aquisição de câmeras corporais para promover maior transparência, eficiência e modernizar a atuação das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal. Propostas de vários estados estão em análise para a compra do equipamento por meio da plataforma do governo.

Além do Rio Grande do Norte, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, o Piauí recebeu 600 câmeras em fevereiro, e o estado de Alagoas 600 e a Paraíba, 450, em março. 

*Com produção de Dayana Vitor. 




Fonte: EBC

COMENTE ABAIXO:

Polícia

PF investiga criminosos especializados em arrombar caixa eletrônico

Publicados

em


Um grupo criminoso especializado em arrombar caixas eletrônicos e furtar bancos em vários estados foi alvo de uma operação da Polícia Federal no Piauí, nesta sexta-feira. Foram cumpridos três mandados de prisão e três de busca e apreensão.

Os suspeitos usavam ferramentas elétricas de corte para abrir os terminais de autoatendimento dos bancos e levar o dinheiro que estava armazenado.

De acordo com as investigações, eles fizeram isso pelo menos cinco vezes. O grupo é de Santa Catarina e causou prejuízos milionários à Caixa Econômica Federal. Mas não foram informados os valores.

Entre os alvos da PF estão agentes públicos, que usaram os cargos para fornecer informações privilegiadas e facilitar as ações criminosas.

Os mandados de prisão preventiva, temporária e de apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Piauí e cumpridos na capital, Teresina, e na cidade de Altos.

A ação teve apoio do Batalhão de Operações Especiais e é um desdobramento de operações anteriores. No mês passado, foram presos dois suspeitos de planejarem ataques em Altos e Teresina durante o carnaval. Em 2023, quatro assaltantes foram detidos em flagrante pelo Bope, dentro de uma agência da Caixa, quando tentavam levar o dinheiro, também na cidade de Altos.




Fonte: EBC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA