Mato Grosso
Campanha do TCE-MT reforça compromisso com eficiência energética
Mato Grosso
![]() |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) reforça a cultura do consumo consciente entre seus servidores com o lançamento de mais uma campanha de conscientização sobre eficiência energética. O trabalho faz parte do compromisso da instituição com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais de suas atividades.
Para tanto, o foco é mostrar que, quando se trata de eficiência energética, pequenas atitudes fazem a diferença: desligar luzes e equipamentos ao sair dos ambientes, aproveitar a iluminação natural sempre que possível, ajustar o brilho da tela do monitor e manter portas e janelas fechadas em espaços climatizados são alguns exemplos disso.
Vale destacar que o TCE-MT foi o primeiro órgão público do Brasil a conquistar a certificação ISO 50001, pela implantação do Sistema de Gestão de Energia (SGE), que estabelece uma série processos e práticas para melhorar continuamente seu desempenho energético, por meio de ações planejadas e metas de eficiência.
Assim, para manter a eficiência energética, a conscientização é permanente e conta com campanhas educativas e mobilizações como as semanas de eficiência energética. Além disso, o órgão também faz o monitoramento contínuo do consumo de energia, água, combustível, e do volume de ordens de serviço na área elétrica.
A Semana Estadual de Conscientização da Eficiência Energética, inclusive, foi instituída pela Lei n° 10.307/2015, de autoria do então deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida, hoje presidente do TCE-MT.
Veja a política energética do TCE-MT
Melhorar continuamente o desempenho energético e o Sistema de Gestão de Energia do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso promovendo:
– O consumo racional de energia elétrica (ODS 12.8, 13.2.2).
– A eficiência energética com utilização de fontes renováveis de energia (ODS 7.2).
– A aquisição de produtos e serviços energeticamente eficientes que impactem o desempenho energético (ODS 7.2, 12.7).
Este Tribunal se compromete a assegurar a disponibilidade de informações e recursos necessários para alcançar objetivos e metas energéticas, satisfazer os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos relacionados a eficiência energética, uso e consumo de energia, apoiando as atividades de novos projetos que considerem a melhoria do desempenho energético (ODS 11.6, 12.2, 12.6, 13.3).
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT
Mato Grosso
Governo de MT lança novos módulos do Simcar para acelerar regularização ambiental de pequenos produtores
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta segunda-feira (17.11), os módulos Assentamento e Compensação do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), para avançar na regularização ambiental de pequenos produtores rurais do Estado.
O objetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é que o módulo Assentamento, que vai permitir uma tramitação mais célere da regularização ambiental de pequenos produtores em assentamentos rurais, beneficie mais de 60 mil famílias. Já no módulo Simcar Compensação, outras 600 propriedades rurais também devem ser contempladas, além das pessoas que possuem imóveis em unidades de conservação.
Os dois novos sistemas, construídos de forma coletiva e inédita no país, representam avanços no processo de regularização ambiental. Durante a solenidade de lançamento, foram assinados os decretos que regulamentam os procedimentos, regras de negócio e as diretrizes técnicas para o funcionamento dos dois sistemas.
“A regularização ambiental é fundamental porque vai permitir ao produtor acesso, principalmente, a financiamento. Hoje, todas as instituições financeiras exigem que a propriedade esteja regular ambientalmente para conceder algum tipo de crédito. Ao permitir que a regularização se materialize, nós estamos fomentando o crescimento dos produtores, desde o pequeno assentamento até as grandes propriedades”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O vice-governador Otaviano Pivetta apontou que os módulos vão trazer mais segurança jurídica e oportunidades para os produtores. “Emancipar o cidadão é dever do estado e o que estamos fazendo aqui hoje é dando um passo importante no sentido de emancipar os pequenos agricultores”, acrescentou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente ressaltou o pioneirismo do Estado em relação à regularização ambiental. “Mato Grosso mais uma vez sai à frente e lança um módulo eficiente de CAR assentamento e também apresenta o primeiro módulo de compensação que inclui áreas privadas e áreas unidades de conservação”, observou.
O projeto piloto do Simcar foi realizado no Assentamento Pai Heroi, em Tabaporã, com a emissão de 30 Cadastros Ambiental Rurais (CARs). Durante o lançamento dos módulos, os proprietários desses imóveis receberam a validação do CAR.
“Para nós, é um orgulho muito grande ter recebido esse documento, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso. É a realização de um sonho que trará muito benefício para a gente”, disse O presidente da associação do assentamento, Denicio Cavalari.
Integrante dos grupos de trabalho para elaboração das políticas que fundamentaram o desenvolvimento dos dois sistemas, a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini enfatizou que a construção ocorreu de forma democrática.
“É uma satisfação muito grande para mim, como representante do Ministério Público, ter integrado estes dois grupos de trabalho que foram formados, um para o Simcar Assentamento e outro para o Simcar compensação. Foram dois anos discutindo quase que semanalmente os imbróglios jurídicos a respeito da temática. Quero parabenizar o governo e dizer que essa construção foi feita de forma democrática com várias instituições e entidades do setor público, privado e terceiro setor. Foi uma política construída a várias mãos”, observou.
Como vai funcionar
O Simcar Assentamento possibilitará ao Incra e ao Intermat efetuar diretamente o cadastro ambiental rural do projeto de assentamento no sistema utilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para análise e aprovação do perímetro.
Após essa análise, o órgão fundiário deverá promover a inclusão da malha de lotes com a individualização de cada beneficiário para que a Sema efetue de forma automatizada o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de cada lote.
Com a aprovação do CAR por lote, o imóvel rural que tiver passivo ambiental, seja de área de reserva legal ou de área de preservação permanente, deverá assinar o termo de compromisso com o órgão ambiental para recuperação de área degradada em déficit.
Já o Simcar Compensação vai permitir ao produtor rural, que tenha em seu imóvel déficit de reserva legal anterior a 2008, a compensação ambiental em outro imóvel. O produtor poderá adquirir uma área em unidades de conservação localizadas em Mato Grosso pendentes de regularização fundiária e efetuar a doação ao Estado ou adquirir uma área de terceiro para fins de compensação mediante a servidão ambiental.
Dispositivo
Também participaram da solenidade de lançamento dos sistemas, os deputados estaduais Eduardo Botelho, Carlos Avallone e Valmir Moretto; o juiz Émerson Cajango, da Vara Especializada do Meio Ambiente; o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros; o secretário municipal de Meio Ambiente de Tabaporã, Alexandre Leite; entre outras autoridades. Pequenos produtores rurais também compareceram em peso no Palácio Paiaguás.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cidades2 dias atrásBairro Boa Esperança é contemplado com revitalização de quadras esportivas
-
Política3 dias atrásCoronel Fernanda defende militarização das escolas após novo caso de violência
-
Política6 dias atrásJuca do Guaraná destina ambulância para atender comunidades rurais de Barra do Bugres
-
Entretenimento6 dias atrásKim Kardashian visita Cristo Redentor durante passagem pelo Rio: ‘in Brazil 🇧🇷’
-
Saúde6 dias atrásBrasil tem 37 casos de sarampo, mas ainda é área livre da doença
-
Polícia5 dias atrásJovem com três mandados de prisão é capturado em ação integrada em Juara
-
Saúde7 dias atrásNúmero de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos
-
Polícia3 dias atrásPolícia Militar prende casal por assaltar e matar motorista de aplicativo durante corrida



