Esporte
Basquete: Brasil conhece adversários na AmeriCup masculina e feminina
Esporte

As seleções brasileiras feminina e masculina já sabem quem irão enfrentar na AmeriCup, a Copa América do basquete, após sorteio das chaves realizado pela Federação Internacional (Fiba) na última quarta-feira (26). Atuais campeãs (edição de 2023), as brasileiras caíram no Grupo A, junto com Canadá, Argentina, República Dominicana e El Salvador. Na competição masculina, o Brasil também caiu na Chave A, que tem ainda Estados Unidos, Uruguai e Bahamas.
A AmeriCup Feminina reunirá as 10 melhores equipes das Américas, divididas em dois grupos de cinco equipes cada um, entre 28 de junho e 2 de julho, em Santiago (Chile). Será a primeira competição das brasileiras, sob comando da técnica norte-americana Dana Pokey Chatman, que assumiu o posto no final do ano passado.
Os grupos da AmeriCup Feminina de 2025 foram definidos pela FIBA! 🇧🇷
A Seleção Brasileira feminina está no Grupo A e terá Canadá, Argentina, República Dominicana e El Salvador como rivais na primeira fase.
AmeriCupW vai de 28 de junho a 6 de julho, em Santiago do Chile. pic.twitter.com/RezTrNx2zA
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) March 26, 2025
“O Canadá é sempre um dos favoritos ao título. Vem forte. A Argentina, uma rival do continente, cresce a cada ano. E a República Dominicana é uma equipe sempre muito forte fisicamente. Além disso, é preciso respeitar El Salvador. Vamos trabalhar muito para buscar nossos objetivos, um passo de cada vez”, ponderou Pokey Chatman após o sorteio das chaves.
Na primeira fase do torneio, as cinco equipes de cada grupo jogarão em si. As quatro melhores se classificam às quartas de final. Na sequência, quem ganhar avança às semifinais e depois as vencedoras disputarão o título.
Visando a preparação para a AmeriCup, as brasileiras farão dois amistosos nos Estados Unidos, contra o Indiana Fever e o Chicago Sky, times da WNBA -principal liga de basquete feminino norte-americano. As partidas serão nos dias 2 e 4 de maio.
The groups are SET. The battles are COMING. Who’s taking it all? 🏆 #AmeriCup pic.twitter.com/pcG0XPRkuh
— FIBA AmeriCup (@AmeriCup) March 26, 2025
Já a seleção masculina vai em busca do quinto título edição da AmeriCup, em Manágua (Nicarágua), entre 22 e 31 de agosto. Na última edição (2022) do torneio o sonho do penta foi adiado, após o Brasil perder a final para a Argentina (75 a 73).
A chave do Brasil é considerada uma das mais difíceis do torneio, com um total de 12 equipes, divididas em três grupos.
“É um grupo de muitas incógnitas. EUA é sempre competitivo, mas neste momento não sabemos com qual equipe vai jogar. Uruguai conhecemos nas Eliminatórias, tem um bom grupo e ainda faltaram alguns jogadores importantes. Bahamas também é uma incógnita, dependerá de quais jogadores da NBA estarão presentes. Acredito que jogarão completos. O grupo é muito competitivo, o que pode facilitar um pouco as coisas nas quartas de Final. Temos que estar bem preparados”, avaliou Aleksandar Petrovic, técnico da seleção masculina.
O formato do torneio masculino prevê que todas as equipes de um grupo joguem entre sim. As primeiras duas colocadas de cada chave e as duas melhores entre as terceiras colocadas avançarão às quartas de final. Depois, os vencedores vão à semifinais e às finais.

Esporte
Flamengo sobra e goleia o Corinthians no estádio do Maracanã

Com uma grande atuação, na tarde deste domingo (27) no estádio do Maracanã, o Flamengo goleou o Corinthians por 4 a 0 para assumir, ao menos de forma temporária (pois ainda depende do resultado da partida entre Palmeiras e Bahia), a liderança do Campeonato Brasileiro. A Rádio Nacional transmitiu o confronto ao vivo.
FIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMM DE JOGOOOOOOOOO NO MARACA!!!!!!!
O MENGÃO APLICA MAIS UMA GOLEADA NO BRASILEIRÃO!! VAAAAAAAAMMMOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSS!!!#VAMOSFLAMENGO pic.twitter.com/J91sbWQKl9
— Flamengo (@Flamengo) April 27, 2025
Graças à vitória alcançada em casa, o Rubro-Negro da Gávea chegou aos 14 pontos, um a mais do que o Palmeiras, que mede forças com o Palmeiras a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo. Já o Corinthians, que ainda aguarda o anúncio de Dorival Júnior como seu novo técnico, para substituir o argentino Ramón Díaz, continua com sete pontos, agora na 11ª colocação.
Jogando em um Maracanã lotado, com mais de 67 mil torcedores presentes, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís sobrou no primeiro tempo para abrir uma ótima vantagem. Com apenas quatro minutos de bola rolando, o uruguaio Arrascaeta encontrou Everton Cebolinha, que, com grande liberdade, bateu colocado para superar o goleiro Hugo Souza.
Aos 33 minutos Arrascaeta mudou de função, deixou de ser o arco para ser a flecha. O uruguaio recebeu de Pedro e com categoria superou o goleiro do Timão para marcar o segundo do Flamengo na partida. O terceiro do Rubro-Negro saiu três minutos depois, quando o goleiro Hugo Souza errou na saída de bola e tocou no pé do atacante Pedro, que não perdoou e bateu de primeira para o gol vazio.
Derrama senhor!#FLAxCOR #VamosFlamengo pic.twitter.com/9G47TOgnDX
— Flamengo (@Flamengo) April 27, 2025
O Corinthians até retornou mais animado após a pausa do intervalo, apesar de não contar mais com o holandês Memphis Depay (que deixou o gramado ainda no primeiro tempo com dores na perna direita), mas quem continuou mais efetivo foi o time da Gávea, que deu números finais ao placar aos 33 minutos da etapa final com Pedro, em cobrança de pênalti.
-
Polícia4 dias atrás
Lula entrega PEC da Segurança Pública ao Congresso Nacional
-
Política5 dias atrás
Deputado Pedro Lucas recusa convite para ser ministro das Comunicações
-
Polícia5 dias atrás
Estudo aponta que crime organizado se adapta a novas tecnologias
-
Saúde2 dias atrás
Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes
-
Saúde7 dias atrás
Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans
-
Esporte5 dias atrás
Flamengo empata com LDU e se complica na Libertadores
-
Saúde5 dias atrás
Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer
-
Polícia5 dias atrás
Estudo associa mudanças climáticas a violência contra a mulher