Esporte
Após subir 20 posições, João Fonseca estreia no Masters 1000 de Miami
Esporte

Um dia após faturar o Challenger 175 de Phoenix, no Arizona (Estados Unidos), o terceiro título nesta temporada, o carioca Joao Fonseca conheceu nesta segunda-feira (17) o adversário na estreia do Masters 1000 de Miami nos próximos dias. O carioca de 18 anos, que amanheceu hoje em 60º lugar no ranking mundial, após subir 20 posições com o título no Arizona, terá pela frente um velho conhecido: o norte-americano Learner Tien, de 19 anos, oponente derrotado por Fonseca na decisão do Next Gen ATP Finals, que reuniu em dezembro os melhores tenistas de até 20 anos. A chave principal dos Masters de Miami começa na quarta (19), mas a data e horário do confronto de João Fonseca ainda serão definidos.
Na noite de domingo (16), Fonseca ocupava a 80ª colocação ranking quando venceu a final do Challenger de Phoenix contra o cazaque Alexander Bublik (82º), por 2 sets a 0, com parciais 7/6(5) e 7/6(0). O brasileiro segue em plena ascensão: começou a temporada em 145º lugar e subiu para 112º após conquistar o título do Challenger 125 de Camberra (Espanha). Na sequência, furou o qualifier (qualificatório) do Aberto da Austrália e se tornou o homem mais jovem a estrear na chave principal de um Grand Slam. De cara, Fonseca derrotou na primeira rodada o russo Andrey Rublev, número nove do mundo.
No final de janeiro, o carioca entrou no top 100 do tênis mundial e passou a ser o segundo tenista mais jovem, depois do espanhol Carlos Alcaraz, a ingressar no seleto grupo. Desde então, o carioca não parou mais de subir no ranking. Em fevereiro foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires. Logo depois, Fonseca parou na estreia do ATP 500 Rio Open, ao perder para o francês Alexandre Müller, que mais tarde seria finalista do torneio.
Antes do Challenger de Phoenix, torneio preparatório para o Masters 1000 de Miami, o tenista carioca disputou como convidado o ATP 1000 de Indian Wells. Ganhou a estreia contra o britânico Jacob Fearnley, mas perdeu na rodada seguinte para o britânico Jack Draper, que se sagrou campeão de Indian Wells no domingo (16) ao vencer na final o dinamarquês Holger Hune com um duplo 6/2.
Em apenas três meses a nova estela do tênis mundial já embolsou cerca de R$ 1,9 milhão em prêmios. Se vencer a estreia no Masters de Miami, Fonseca pode cruzar novamente com o russo Rublev na fase de oitavas de final.

Esporte
Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 24 anos, tornou-se a primeira atleta mulher do país a vencer o Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, criado há 25 anos. Nesta segunda-feira (21), a paulista de Gurarulhos foi laureada na categoria “Retorno do Ano”, disputada por outros cinco atletas indicados. A cerimônia de gala ocorreu no Palácio de Cibeles em Madri (Espanha). Antes de brilhar nos Jogos de Paris, quando faturou quatro medalhas olímpicas (ouro, duas pratas e um bronze), Rebeca Andrade foi sinônimo de superação longe dos holofotes: ela passou por três cirurgias para tratar lesões no ligamento anterior, que quase a fizeram desisitir da carreira.
“Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco essa noite, que foi uma peça importantíssimo para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é a Aline [Wolff], minha psicóloga. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo cuidado durante meu período de lesões. Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo”, disse Rebeca ao receber o prêmio.
Concorriam ao prêmio com a ginasta brasileira na categoria “Retorno do Ano” o nadador norte-americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behami, o piloto espanhol de MotoGP Marc Márques, e o jogador indiano de críquete Rishabh Pant e a nadadora australiano Ariame Titmus.
Maior medalhista olímpica do Brasil, com nove pódios, Rebeca Andrade foi o centro das atenções em Paris 2024 ao conquistar o ouro na prova de solo, competindo com a multicampeã norte-americana Simone Biles. Na ocasião, ao subir ao topo do pódio, a brasileira foi reverenciada tanto por Biles (prata) como por Jordan Chiles (bronze), também norte-americana. Rebeca encerrou Paris 2024 com outras três medalhas: duas pratas (individual geral e salto) e um bronze por equipes.
O último brasileiro a ser contemplado com o Laureus na categoria Retorno do Ano foi Ronaldo Fenômeno, em 2003. O atacante também enfrentou cirurgias no joelho antes de ser campeão mundial de futebol (2002) com a seleção brasileira, no caso o pentacampeonato da amarelinha.
Demais vencedores do Laureus 2025
Atleta Masculino do Ano
Armand Duplantis (salto com vara – Suécia)
Time do Ano
Real Madrid (futebol – Espanha)
Atleta Feminina do Ano
Simone Biles (ginástica artística – EUA)
Revelação do Ano
Lamine Yamal (futebol – Espanha)
Retorno do Ano
Rebeca Andrade (ginástica artística – Brasil)
Atleta do Ano com Deficiência
Jiang Yuyan (natação – China)
Atleta do Ano em Esportes de Ação
Tom Pidcock (ciclismo de montanha – Reino Unido)
Prêmio Esporte para o Bem
Kick4life (Lesoto) – usa o futebol para ajudar crianças e jovens em risco
Homenagem pela Trajetória Profissional:
Kelly Slater (surfe – EUA)
Homenagem Ícone do Esporte
Rafael Nadal (tênis – Espanha)
-
Cidades6 dias atrás
Profissional de saúde é agredido em USF de Cuiabá “Tapa na cara e palavrões“, veja vídeo
-
Política6 dias atrás
Virginia atravessa entrevista de Mauro e gera “Climão” : veja video
-
Política7 dias atrás
No DR com Demori, Manuela D’Ávila aborda violência política de gênero
-
Saúde2 dias atrás
Inventimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
-
Judiciário5 dias atrás
Pejotização: análise do STF pode ampliar hipóteses, diz especialista
-
Polícia6 dias atrás
PF investiga uso do Porto do Mucuripe no tráfico de drogas
-
Política6 dias atrás
Em fábrica de carro, Lula destaca aumento de investimentos industriais
-
Saúde5 dias atrás
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic