Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Prefeitura de Cuiabá anuncia medidas para reordenar e valorizar o Shopping Orla

Publicado em

Cidades


O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu nesta semana com permissionários do Shopping Orla, localizado no bairro Porto, para discutir o reordenamento, estratégias de integração dos espaços e a promoção de melhorias no local.

A reunião contou com a presença do secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTUR), Fernando Medeiros, responsável pela administração do espaço, da secretária Municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, do procurador-geral do Município de Cuiabá, Luiz Antônio Araújo Júnior, e da vereadora Michelly Alencar.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a administração está implementando medidas para melhorar a gestão e a organização dos boxes. As primeiras ações incluem a identificação dos proprietários, permitindo um controle mais eficiente e a valorização daqueles que atuam no espaço há anos.

“Não esqueci do Shopping Orla. Precisamos reordenar o espaço e organizar as atividades comerciais para fomentar o local. Além disso, a regulamentação documental é necessária e importante tanto para os comerciantes quanto para a Prefeitura de Cuiabá”, afirmou o prefeito.

O prefeito também determinou que a Secretaria de Ordem Pública interdite imediatamente os boxes já fechados, que estão sendo utilizados como almoxarifado ou que foram abandonados por antigos proprietários.

A vereadora Michelly Alencar ressaltou que o espaço foi negligenciado pela gestão anterior e defendeu a necessidade de iniciar um processo de regularização, semelhante ao que já ocorre no Mercado do Porto.

“Pela primeira vez temos um prefeito que atende e ouve os comerciantes. Eles estão sendo recebidos por uma gestão transparente, que viabiliza suas atividades. O Shopping Orla estava extremamente abandonado, e queremos levar a mesma reorganização realizada no Mercado do Porto para lá. Nosso objetivo é integrar os espaços da região do Porto e impulsionar o desenvolvimento econômico. Atualmente, o local está sem investimentos, com muitas bancas paradas”, afirmou a vereadora.

O secretário Fernando Medeiros destacou que, em duas semanas, será iniciado o processo de regularização provisória. Além disso, os debates com os envolvidos continuarão para transformar o Shopping Orla em um importante ponto comercial, integrado ao Museu do Rio, ao Aquário Municipal e ao Mercado do Porto, formando um grande Complexo Turístico.

“Assim como foi feito no Mercado do Porto, nossa Secretaria, em parceria com a Procuradoria Geral do Município, elaborará um decreto atualizado, concedendo permissão temporária de uso aos comerciantes que já estão no Shopping Orla. Faremos um levantamento documental para a concessão definitiva. Após essa análise, vamos discutir com o prefeito Abilio a possibilidade de criar um Conselho Gestor do Shopping Orla para autorizar a permissão definitiva. Atualmente, existem mais de 200 bancas fechadas, sendo utilizadas como almoxarifado, transmitindo um aspecto de abandono e prejudicando o fluxo de consumidores”, declarou o secretário.

A reunião do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini com os permissionários do Shopping Orla, secretários municipais e a vereadora Michelly Alencar foi realizada no final da tarde de quinta-feira (6) no Palácio Alencastro.

#PraCegoVer

A imagem principal mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini gesticulando durante reunião com permissionários do Shopping Orla. Ele usa camisa cinza e está sentado em uma cadeira localizada na ponta da mesa com os secretários e os comerciantes em volta. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra os momentos da reunião e também uma foto com todos reunidos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



COMENTE ABAIXO:

Cidades

Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Publicados

em


Convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios vai aumentar acolhimento de meninas e mulheres várzea-grandenses

O evento “Chá com Propósito – A Arte da Superação”, promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, dentro do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reuniu na tarde de hoje (27), mulheres e apoiadores em uma tarde de solidariedade e fortalecimento feminino. Realizado no restaurante Mahalo, em Cuiabá, o encontro teve como objetivo arrecadar recursos para financiar os atendimentos psicológicos oferecidos pela Lírios às meninas e mulheres vítimas de violência. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e de um coletivo de mulheres e organizações comprometidos com a valorização da mulher.

Durante o evento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou a formalização de um convênio entre a Prefeitura e a OSC Lírios, visando ampliar os atendimentos psicológicos para mulheres e meninas vítimas de violência no município. “Como voluntária da Lírios, já estive em escolas levando palestras sobre violência contra mulher e sei da importância desse trabalho. Nossa missão é garantir que mais mulheres tenham acesso ao apoio psicológico e emocional para reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança”, destacou a prefeita.

A OSC Lírios atua há 11 anos no acolhimento de mulheres vítimas de violência e já atendeu mais de 24 mil meninas e mulheres em todo estado, oferecendo suporte psicológico e social.

De acordo com Maria Fernanda, representante da instituição, o evento é realizado exclusivamente em março, em alusão ao Mês da Mulher, e tem um papel essencial na manutenção dos serviços prestados. “O propósito é arrecadar recursos para custear, quando necessário, as psicólogas que atendem na Lírios. O público é majoritariamente feminino, mas o evento é aberto a todos que queiram apoiar essa causa tão importante”, afirmou.

A diretora executiva da Lírios, Muriel Brito Torres, reforçou a necessidade de apoio contínuo. “No mês das mulheres, todos querem ajudar, mas precisamos desse suporte o ano inteiro. Além do atendimento psicossocial, levamos palestras para escolas sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e escuta pacífica não-violenta. A sociedade precisa se engajar, seja financeiramente, com doações ou como voluntários”, ressaltou.

O evento também contou com o apoio da renomada chef de cozinha Ariane Malouf, proprietária do Mahalo, que preparou o cardápio com carinho especial. “Poder contribuir para essa causa tão nobre me enche de alegria. Pequenos gestos fazem a diferença e, através da gastronomia, podemos tornar esse momento ainda mais especial”, declarou.

“O “Chá com Propósito” não é apenas um evento beneficente, mas um símbolo da luta contra a violência e da importância do acolhimento. Queremos com o convênio entre a Prefeitura de Várzea Grande e a OSC Lírios, fortalecer a iniciativa, garantindo que ainda mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário para superar a violência e reconstruir suas histórias”, completou a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA