Cidades
Prefeita e Sintep/VG discutem recomposição salarial dos profissionais da educação
Cidades

Conforme a prefeita, é fundamental ouvir reivindicações e disse que fará o possível para conceder recomposição do piso salarial de 6,27. Sintep/VG reconhece transparência e disposição ao diálogo, postura inédita no Executivo Municipal
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep/VG), para discutir a recomposição salarial da categoria. Conforme a prefeita, é fundamental ouvir as reivindicações e disse que fará o possível para conceder a recomposição do piso salarial de 6,27% em março, com retroativo a janeiro de 2025.
“Todos os pedidos são justos, a prefeitura já estava fazendo os estudos de impacto financeiro. Na campanha, assinei uma carta-compromisso com a categoria e farei de tudo para conceder essa recomposição para toda categoria, pois quero isonomia para todos”, relata Moretti.
“Vamos sentar com a equipe financeira, quero que a categoria participe e que tudo seja muito transparente com vocês e todos servidores. Vamos fechar a folha de março e analisar os números e disponibilidade financeira do município”, disse a prefeita.
O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Edson Sestari, relatou que foram deixados R$ 35 milhões de restos a pagar da gestão passada no exercício 2024. “Estamos cortando na própria carne, encerramos diversos contratos de aluguéis, diminuímos o número de servidores em alguns locais como os vigias de miniestádios, estamos reavaliando alguns contratos de convênio, entre outros. Há dívidas de todos os cantos e em diversos setores essenciais, como por exemplo, na alimentação escolar”, disse o secretário.
Conforme o presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, o diálogo foi proveitoso e que nunca houve debates de ideias com gestões anteriores. “Considerei positivo, vamos sentar novamente, no final de março, e debater o balanço financeiro da prefeitura com os números que temos. Há dez anos que não havia avanços e não éramos ouvidos pela a administração municipal”, disse Juscelino.
A vereadora, Rosy Prado (UB), relatou que articulará a celeridade da aprovação dentro da Câmara. “Não só eu, como todos os vereadores, desejo que os servidores da educação sejam valorizados. O Executivo e o Legislativo vão trabalhar juntos mais uma vez. Parabéns à prefeita e demais secretários por receberem a categoria”, disse Rosy.
Participaram da reunião, o secretário municipal de Gestão Fazendária, José Mazzuco Júnior, secretária de Planejamento, Fabyane Nagazawa, secretária de Administração, Nadir Martins Araújo, secretário municipal de Governo, Dito Lucas, controladora do município, Elizangela Batista de Oliveira, procurador-geral do município, Maurício Magalhães Faria Neto, presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira e a vice-presidente do Sintep/VG, Leiliane Borges.

Cidades
Maria Avalone realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres artesãs de Cuiabá

Maria Avalone realiza Sessão Solene em homenagem às mulheres artesãs de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira (26), uma Sessão Solene em homenagem às artesãs da capital mato-grossense. A iniciativa partiu da vereadora Maria Avalone (PSDB), que também preside a Comissão dos Direitos da Mulher na Casa de Leis. Ao todo, 37 artesãs foram reconhecidas pelo seu talento e contribuição cultural e econômica para a cidade.
Durante a solenidade, a vereadora destacou a importância do artesanato para a identidade cuiabana e para a valorização das mulheres que se dedicam a essa arte. 
“Hoje é um dia muito feliz para mim, porque é a minha primeira Sessão Solene como vereadora. Eu me sinto muito grata de estar aqui homenageando essas mulheres guerreiras, que transformam elementos da natureza em verdadeiras obras de arte. O artesanato sempre foi minha paixão, e nada mais justo do que reconhecer o trabalho dessas profissionais que movimentam a economia local e mantêm viva a tradição cuiabana”, afirmou Avalone.
A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Jhony Everson, que ressaltou o papel fundamental do poder público no incentivo ao setor. 
“A criação de leis para valorizar o artesanato é essencial, mas é preciso dar sequência a esse reconhecimento. A homenagem de hoje é um exemplo de respeito e estímulo a esses trabalhadores da cultura, especialmente as mulheres que sustentam suas famílias por meio dessa arte”, disse.
Entre as homenageadas, a ceramista Anik Cardoso emocionou-se ao compartilhar sua trajetória. 
“Vim de São Paulo em 2017 e foi em Cuiabá que me descobri como artesã ceramista. Receber essa homenagem é uma alegria imensa, porque essa cidade me acolheu, e eu me dedico com muito carinho ao meu trabalho”, declarou.
Essa foi a primeira Sessão Solene promovida pela vereadora Maria Avalone em seu atual mandato. Ela reforçou seu compromisso com a valorização do artesanato e das mulheres cuiabanas.
“Esse reconhecimento é de coração. Sou apaixonada por arte, e essa foi a maneira que encontrei de prestigiar essas mulheres fortes que fazem a diferença. Vamos seguir lutando para que o artesanato tenha ainda mais espaço e incentivo na nossa cidade”, concluiu.
-
Polícia Federal16 horas atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia4 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Esporte5 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona
-
Polícia6 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Economia5 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Judiciário7 dias atrás
Mendonça vota para impedir Moraes e Dino em julgamento de Bolsonaro