Cidades
Força-tarefa reduz em 36% notificações dos casos de arboviroses em Várzea Grande
Cidades

Prefeita e a secretária de Saúde alertam que “ainda estamos enfrentando um período de chuvas intensas” e a colaboração da população se faz necessária no combate ao Aedes aegypti
O cenário epidemiológico do município de Várzea Grande vem registrando diminuição dos casos de dengue, zika e chicungunya. E isso se deve à força-tarefa realizada pelos agentes de endemias, da vigilância sanitária, e da atuação ampliada das secretarias de Serviços Públicos, por meio do Código de Postura, e da Educação na implementação de orientações educativas nas escolas.
O gráfico (abaixo) mostra a evolução das notificações desde a primeira semana de janeiro. Nas semanas 5, 6 e 7, o município registrou os piores momentos das arboviroses, com picos de casos possíveis passando de 1.300. Nesta 10 semana, foram contabilizados 437 notificações, o que revela uma queda acentuada da evolução das doenças. Na comparação com semana 9 – com 686 casos – a queda foi de mais de 36%.
“Ainda estamos longe de zerar os casos de arboviroses no município, mas estamos trabalhando intensamente, para a redução das notificações, que já estão sendo sentidas neste momento. Desde nossos primeiros desta nova gestão, estamos empenhados em combater focos e a proliferação do mosquito”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL).
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, pontuou que nesta última semana foram registrados no município 437 casos de arboviroses. “É um quantitativo muito aquém do que vínhamos contabilizando. O ideal seria não haver casos, mas é um resultado que nos deixa bastante animados”.
Como lembra a secretária, o início de ano foi bastante turbulento, tanto que a prefeita Flávia Moretti decretou estado de calamidade na saúde e, a partir daí, medidas e ações tiveram que ser colocadas em práticas para tentar frear o aumento dos casos. “Para aumentar a capacidade de atendimento realizamos uma reforma na UPA, dobramos a capacidade de atendimento de 20 para 42 cadeiras de medicação, ampliamos o horário de atendimento em quatro unidades básicas de saúde, que estão funcionando até às 21 horas, para tentar também diminuir a lotação nas unidades de pronto atendimento, e intensificamos a atuação dos agentes de endemias e ampliamos também as áreas de coberturas”, informou.
“A intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti e as ações preventivas e educativas que vêm sendo realizadas são essenciais para a redução das notificações da dengue, zika e Chikungunya”, pontuou a prefeita.
CONTRIBUIÇÃO – Ainda estamos enfrentando um período de chuvas intensas e a colaboração da população se faz necessária no combate ao mosquito. Ações simples, como: manter a casa limpa, retirar folhas e sujeiras que podem gerar acúmulo de água nas calhas, guardar garrafas com a boca para baixo, e manter as caixas de água sempre bem tampadas, são atitudes que contribuem para o combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Cidades
Prefeito sanciona lei que institui o Dia Municipal do Trabalhador Rural

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sancionou na noite desta terça-feira (26), no Salão Nobre da Prefeitura, a primeira lei de autoria da vereadora Baixinha Giraldeli. A legislação institui o Dia Municipal do Trabalhador Rural, que será celebrado anualmente em 24 de maio. A iniciativa tem como objetivo reconhecer a importância dos pequenos produtores da capital e valorizar o trabalho árduo desempenhado por esses profissionais.
Durante a cerimônia, a vereadora Baixinha Giraldeli destacou a relevância da lei para dar visibilidade ao esforço dos trabalhadores rurais de Cuiabá. “Sinto muito orgulho de ter feito esse projeto para vocês, por valorizar aqueles que estão na terra, plantando e enfrentando um trabalho árduo. Muitas vezes fazendo uma pamonha, colhendo um tomate ou uma abobrinha sem o devido reconhecimento. Essa foi a forma que encontrei de dizer que vocês existem”, afirmou emocionada.
O prefeito Abilio Brunini ressaltou que a sanção da lei reforça o compromisso da gestão municipal com os pequenos produtores. “Essa é uma justa homenagem a quem trabalha duro para garantir alimento na mesa da nossa população. O pequeno produtor é essencial para a economia local e merece esse reconhecimento”, declarou.
A nova lei entra em vigor imediatamente e passará a integrar o Calendário Oficial do Município de Cuiabá.
#PraCegoVer
A foto principal destaca o prefeito Abilio Brunini e a vereadora Baixinha Giraldeli após a assinatura do Projeto de Lei, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabã. Ambos estão em pé, o prefeito com a tradicional camisa cinza e a vereadora de camiseta de cor laranja. Ela segura o documento enquanto o prefeito aponta o documento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia Federal17 horas atrás
PF deflagra segunda fase da Operação Dark Lord no combate ao abuso sexual infantojuvenil
-
Polícia4 dias atrás
Polícias Civil e Militar cessam invasão de terra e apreendem armas em Alto Garças
-
Cidades5 dias atrás
Mulheres do São Mateus tiveram um sábado especial com informações, serviços, beleza e bem-estar
-
Esporte5 dias atrás
Ceará conquista o bicampeonato cearense após empate com o Fortaleza
-
Esporte5 dias atrás
Nadadores brasileiros ganham mais ouros na World Series em Barcelona
-
Polícia6 dias atrás
MPF aponta soluções para proteger patrimônio religioso católico
-
Economia5 dias atrás
IR 2025: veja quem precisa declarar o Imposto de Renda
-
Judiciário7 dias atrás
Mendonça vota para impedir Moraes e Dino em julgamento de Bolsonaro