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Central da Semob auxilia motoristas monitorando ruas e avenidas com 45 câmeras

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A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mantém diariamente, em tempo real, a fiscalização das principais ruas e avenidas de Cuiabá, por meio de um sistema de videomonitoramento com 45 câmeras de alta tecnologia.

Algumas das avenidas monitoradas por vídeo são: Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Isaac Póvoas, Beira Rio, Tenente Coronel Escolástico, XV de Novembro, Getúlio Vargas, Oatomo Canavarros e Arquimedes Pereira Lima.

Esse videomonitoramento do Centro de Controle de Mobilidade Urbana é feito para permitir aos agentes de trânsito celeridade nos deslocamentos para atender com maior rapidez qualquer interferência nas vias públicas, quando necessário, ao mesmo tempo em que a verificação em tempo real auxilia agentes de trânsito na formulação de políticas públicas que poderão melhorar o trânsito de Cuiabá.

Um dos objetivos da central de videomonitoramento é certificar que a faixa exclusiva para ônibus não seja ocupada por outros veículos. Isso porque, quando carros e motos ocupam o espaço reservado aos ônibus, estes poderão atrasar nos pontos de parada, gerando transtorno aos usuários do transporte coletivo.

Além do uso da faixa exclusiva de ônibus, outra infração fiscalizada pela central de videomonitoramento são veículo pesados que transitam em horários e locais não permitidos, o que pode prejudicar o trânsito, a malha asfáltica e comprometer a fiação elétrica e de serviços de telecomunicações.

A secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, explica que o monitoramento é essencial aos agentes de trânsito. “As imagens possibilitam a identificação imediata de situações de riscos, acidentes, permitindo uma ação imediata dos agentes para uma boa convivência dos motoristas e pedestres”.

O agente de trânsito Fabiano Dmytro explica que outra contribuição do sistema de videomonitoramento é colaborar com vítimas de furtos e roubos de veículos.

“Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública cedendo as imagens da central de videomonitoramento, juntamente com o sistema de OCR contido nos radares para contribuir na recuperação de veículos furtados e roubados. Em casos de sinistros (quando alguém bate involuntariamente em um veículo), essas imagens podem ser solicitadas administrativamente por meio de preenchimento de formulário disponível na sede da Semob”, disse.

A agente de trânsito Fernanda Paula Rosa orienta motoristas a manter dados atualizados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para facilitar o contato da Semob quando necessário.

“Ocorrem situações das quais precisamos entrar em contato diretamente com o proprietário do veículo. Um exemplo: um veículo que está trancando uma garagem ou obstruindo pedestres porque foi estacionado no passeio. O trabalho dos agentes de trânsito não é diretamente penalizar. Mas, de orientar, buscar soluções pacíficas antes de autuar”, pontuou.

#PraCegoVer

A imagem mostra a sala de monitoramento da Semob com servidores atuando. O local é repleto de telas/monitoes com imagens em tempo real das vias de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT



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Procon Municipal promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

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Ação em Várzea Grande tem como alvo os alunos da rede municipal que vão participar de palestras que abordam economia e direitos assegurados, para que eles se tornem multiplicadores em suas casas

O Procon Municipal de Várzea Grande, órgão vinculado à Procuradoria Municipal, promove 15 dias de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nacionalmente em 15 de março. A programação tem como foco a orientação dos consumidores e a disseminação do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O procurador-geral de Várzea Grande, Maurício Magalhães Faria Neto, destaca a relevância da data e da legislação consumerista: “O dia 15 de Março simboliza a luta pelos direitos do consumidor e reforça a importância do Código de Defesa do Consumidor como instrumento essencial para garantir relações de consumo mais justas. Nossa gestão está comprometida em assegurar que todos tenham acesso à informação e ao atendimento adequado”.

As atividades iniciarão nesta quinta-feira, 13 de março, com o projeto “Procon na Escola”. Ao todo, 426 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Júlio Domingos de Campos’, no Capão Grande, nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h, assistirão palestras sobre educação financeira e direitos do consumidor. A coordenadora do Procon Municipal, Carolina Moreira, ressalta a importância da ação: “Nosso objetivo é capacitar as crianças para que aprendam a economizar, conheçam seus direitos e se tornem multiplicadoras dessas informações em suas casas”.

Na sexta-feira, 14 de março, a partir das 8h, haverá um coffee break para os consumidores que buscarem atendimento na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, e também na Subprefeitura do Cristo Rei, situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos. Ainda na sexta-feira, será realizada uma panfletagem no Várzea Grande Shopping, das 12h às 14h, aproveitando o maior fluxo de pessoas no horário do almoço.

No dia 18 de março, às 19h30, a UNIFACC Várzea Grande sediará uma palestra sobre Direito do Consumidor e Procon, na Avenida Presidente Artur Bernardes, s/n, Ipase.

Encerrando as ações comemorativas, no dia 22 de março, o Procon Itinerante atenderá mulheres durante o mutirão “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”. O atendimento será das 9h às 17h, na EMEB ‘Abdala José’, localizada no bairro São Mateus.

“Com essas iniciativas, o Procon Municipal reafirma seu compromisso de garantir informação e proteção aos consumidores”, lembra a coordenadora.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR – O Procon Municipal de Várzea Grande oferece atendimento presencial na sua sede, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também há um posto de atendimento na Subprefeitura do bairro Cristo Rei.

Para maior conveniência, os consumidores podem acessar serviços online através do site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon , das redes sociais ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT



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