Em coletiva de imprensa realizada há pouco, o prefeito também salientou que o Município está organizado e preparado para atender qualquer pessoa com sintoma de covid. Pessoas com sintomas leves podem e devem procurar auxilio nos PSFs mais perto de onde residem. Já o PSF Central que ficará aberto aos sábados, domingo e feriados das 7 às 19 horas, será referencia para casos leves aos fins de semana e feriados. Casos moderados a recomendação é já seguir para a UPA Sara Akemi Ichicava.

“Estamos já nos preparando para o carnaval, em que serão cinco dias – o fim de semana e os três dias de ponto facultativo, com os PSFs fechados; então já pensando nisso nos antecipamos e estaremos com o PSF Central aberto para reforçar o atendimento na UPA e também na Upinha do Novos Campos que seguem abertos 24 horas”, explica Ari.

Além disso, a Secretaria de Saúde voltou com o acompanhamento dos pacientes que testam positivo. Esse acompanhamento é realizado via ligações telefônicas e mensagens por aplicativo; em casos que houver necessidade, profissionais da saúde também poderão visitar o paciente em casa.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destaca que com o aumento dos registros, a equipe já organizou todo o cronograma de atendimento. “Também já destacamos ao Estado a necessidade de leitos para atendimento de pacientes com covid; hoje somente o Hospital Metropolitano de Cuiabá é referência para covid no Estado”, diz.

Luis Fábio frisa que mesmo com um alto índice de contaminação – o Município registrou 25 novos casos nas últimas 24 horas; o que a equipe tem observado é que os sintomas estão mais leves e a recuperação tem sido mais rápida. “Os pacientes tem evoluído para melhora mais rápido e a maior parte da população está imunizada, o que favorece também a recuperação”, ressalta.

A imunização é outro ponto de alerta: a vacina está disponível na Sala Centralizada que atende no PSF Central e também no PSF Nova Integração das 7 às 19 horas. Nos dois espaços estão à disposição todas as doses, desde as pediátricas a partir de seis meses, para crianças a partir de dois anos a 12 anos; adolescentes; jovens e público adulto. Além, é claro, das recomendações rotineiras como não descuidar da higienização das mãos, usar o álcool 70º e a máscara ao acessar os serviços de saúde com suspeita de covid.

“E para quem testou positivo pedimos bom senso. Você pode estar bem, teu corpo reagir bem, mas há pessoas com comorbidades que precisamos cuidar. Então se há recomendação de quarentena, cumpra, por favor”, frisa o secretário.

Hoje, o período de quarentena estipulado pelo Ministério de Saúde é de dez dias; havendo possibilidade de diminuir para sete em casos em que a pessoa já esteja recuperada, e, para cinco dias quando do não desenvolvimento de sintomas. “Contudo, somente o médico poderá fazer essa avaliação e estipular o melhor período; assim como a realização de testes rápidos seguirá a recomendação médica”, pontua. E quando houver a recomendação de uso de medicamentos, basta procurar uma das farmácias cidadãs do Município com o receituário do SUS em mãos.

“Volto a dizer: estamos mais preparados e vamos enfrentar essa nova onda com muita maturidade; não há necessidade de pânico, medo; pelo contrário, esse é um momento de praticarmos o bom senso e por em prática as medidas que já conhecemos”, reforça o prefeito Ari Lafin.

Dados de hoje

O Boletim Covid 02/2024, divulgado hoje, 31 de janeiro, aponta que desde 1.º de janeiro até esta manhã, o Município já realizou 266 testes para covid com 118 casos confirmados; 71 pessoas já estão curadas; 46 ativas. E, infelizmente, o óbito de um senhor de 72 anos foi registrado em 29 de janeiro. No boletim também é detalhada a internação de um homem de 61 anos na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava. O paciente internado tomou três doses da vacina contra a covid ainda em 2021; o registro médico aponta como comorbidade epilepsia.

Relembre as medidas

✅  Todos os PSFs estão capacitados para atender casos leves de sintomas gripais;

✅ O PSF Central estará abertos aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas para atender casos leves de sintomas gripais;

✅ O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, permanecerá aberto 24 horas em sábados, domingos e feriados também;

✅ Casos moderados a indicação é procurar a UPA Sara Akemi Ichicava;

✅ O Município oferta todas as doses da vacina contra a covid-19 de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no PSF Central e no PSF Nova Integração;

✅ Se houver recomendação de uso de medicamentos, procure uma Farmácia Cidadã com a receita do SUS em mãos;

✅ A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas de segunda a segunda;

✅ Ao acessar serviços de saúde com sintomas gripais, use máscara;

✅ Pacientes positivos seguem sendo monitorados;

✅ Qualquer dúvida ligue 150.